ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Formação profissional e EAD
Educação no contexto do Trabalho
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURRICULO +.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Educação e clientela escolar
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD

TIC em tecnologias educativas: como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como meros recursos de demonstração.

A DIVERSIDADE É PEDAGÓGICA O que caracteriza a diversidade na EAD? – formatos que viabilizem a comunicação de todos com todos e a educação com seus diversos aspectos. ABERTA E COLABORATIVA – um sistema de troca,(co)construção de conteúdos e metodologias que visem a ampliação da autonomia.

legitimidade da apreensão do sujeito FORMAS DE APRENDER – construção do conhecimento Diferenças X legitimidade da apreensão do sujeito

EAD, Educação aberta, Educação online - contexto diferenciado de flexibilidade pedagógica – metodologia, procedimentos..... Tecnologia – produtora e potencializadora de recursos ou ferramentas para a construção de espaços e contextos com culturas e especificidades próprias.

NECESSIDADES? Compreensão pedagógica quanto aos estilos de aprendizagem

Estilos de aprendizagem segundo Alonso e Galego(2002) Keef (1998) Garcia Cue (2007): Cognitivos, afetivos, fisiológicos- ambiente, cultura, psicológico, comodidade desenvolvimento e personalidade “esses estilos não são para “medir” os estilos de cada indivíduo, mas para identificar a predominância na forma de cada um aprender e com isso elaborar “ (Okada,2010)

Nova forma de pensar o CURRÍCULO Com mídias interativas, aprendizagem aberta, colaborativa – que vão além da auto aprendizagem e das interfaces da mídia de massa.

Nova forma de pensar o CURRÍCULO Exigem: Ressignificação das práticas pedagógicas Recursos educacionais abertos (REA) Bibliotecas digitais Portais Objetos virtuais de aprendizagem Um horizonte de possibilidades........

© 2010 – Todos os direitos reservados © 2010 – Todos os direitos reservados. Uso exclusivo no Sistema de Ensino Presencial Conectado.