Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Gabinete do Comandante do Exército
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
TRANSPARÊNCIA E IDENTIDADE
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
A Gestão Social pode ser vista como...
Equivalente à média dos países da OCDE
Sistemas de Accountability
Secretaria de Estado da Saúde
Apresentação do Projeto
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
POR QUE PLANEJAR!.
Avaliação Institucional
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
Identidade: quem somos?
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
REAFIRMANDO A IDENTIDADE
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
VISÃO E VALORES DA COLFAX
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Fundamentos da Administração Pública
Introdução ao Serviço Social
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Perspectiva estratégica da qualidade
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

Curso de Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil Módulo 1: Sustentabilidade das OSCs, planejamento e gestão Profa Carolina Andion, Dra andion.esag@gmail.com Iniciativa Parceiro

O módulo 09/06 Noite 10/06 Tarde 18:30 às 19:30 Diálogo sobre o auto-diagnóstico e sobre sustentabilidade e desenvolvimento institucional 19:30 às 20:30 Construindo o mapa do desenvolvimento institucional da organização 20:30 às 21:30 Trabalho em grupos e construção do caminho do coletivo 21:30 às 22:00 Partilha e encerramento 09/06 Noite 10/06 Tarde 14:00 às 15:30 Debatendo a identidade das OSCs 15:30 às 16:30 Refletindo sobre a identidade da minha OSC 16:30 às 17:30 Partilha, encerramento e preparação para o próximo módulo

Como foi o auto-diagnóstico na minha organização?

A sustentabilidade de uma OSC A sustentabilidade de uma OSC vai muito além da sua sustentação financeira e abrange uma série de fatores ligados ao seu DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: Clareza e relevância da causa da organização; Relação entre a causa, as atividades e as metodologias promovidas; Diversidade de atores envolvidos, grau de participação e efetividade do sistema de governança; Hibridação de diferentes fontes de mobilização de recursos; Gestão eficiente e transparente dos recursos; Qualidade e densidade das parcerias, grau de articulação e legitimidade; Capacidade de avaliar, aprender e gerar aprendizados. TUDO ISSO IMPLICA MUITO MAIS SO QUE A PROFISSIONALIZAÇÃO E EXIGE E O FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO PARA QUE ELA SEJA CAPAZ DE DESEMPENHAR A SUA MISSÃO.

A sustentabilidade de uma OSC insprirado em Domingos Armani “Capacidade de sustentar de forma duradoura o valor/relevância social do seu projeto político, a partir da interação criativa com contextos mutáveis... e ...envolve interlocução pública com outros agentes (Estado e mercado) na construção negociada do “interesse público”, com vistas ao enfrentamento das problemáticas socioambientais e à promoção de transformações sociais rumo ao desenvolvimento sustentável” A sustentabilidade de uma OSC envolve pelo menos duas dimensões complementares: Dimensão Interna: que está ligada a fatores do seu desenvolvimento institucional Dimensão Externa: inclui o desenvolvimento de estratégias coletivas de interlocução pública visando a mudança nos sistemas jurídicos, políticos, institucionais e operacionais que circunscrevem as possibilidades de sustentação da sociedade civil.

Como entendemos o Desenvolvimento Institucional (DI) Planejar é preparar-se para a viagem, mas a viagem só acontece quando nos colocamos a caminho” (Paula e Silva, 2003) O caminho do DI é único. Cada organização tem um caminho já percorrido e define o rumo da sua viagem, a partir das escolhas que faz; O DI é um processo dialógico, mobilizador de mudanças para a organização e seus membros; O DI deve ser desencadeado a partir de perguntas (do passado, presente ou futuro) que exigem respostas – incômodos; Essas questões e respostas, que direcionam o DI, devem ter um significado para as pessoas que formam a organização – formação dinâmica e coletiva de juízo.

Construindo o nosso caminho de DI 1. Fatos 3. Objetivos ? Passado Futuro Presente 2. Conclusões 4. Possibilidades Caminho do Conhecimento Caminho da Escolha

Construindo o nosso mapa do caminho

Discutindo identidade: origem, trajetória, causa, missão, visão, valores e serviços

A origem A gênese/origem de uma OSC e sua história são elementos definidores da sua identidade. Isso porque a identidade das OSC não é dada a-priori e tampouco pode ser caracterizada apenas em termos conceituais. Ela se constrói e se reconstrói ao longo do tempo, na sua relação com o seu entorno e com os demais atores sociais. O caminho traçado pela OSC vai definindo os contornos da sua identidade.

O que caracteriza a minha origem? Iniciativa que levou ao surgimento da organização e demanda que incitou a iniciativa Pessoas, grupos, movimentos que apoiaram o surgimento da organização (instituições de origem) Pessoas e grupos que implantaram a organização (pioneiros fundadores) Momento que a organização surgiu (ano e contexto) Foco da organização na sua origem (missão – projeto sociopolítico).

E a trajetória? Ao longo do tempo a organização vai redefinindo a sua identidade, construindo a sua trajetória... Que legitima a organização; Que ajuda a compreender as mudanças enfrentadas e os aprendizados gerados; Que pode ser constituída a partir de alguns marcos; Que é composta também pelas “fases” que a organização vivencia e seus movimentos: Fase Pioneira Fase da Diferenciação Fase Associativa

Duas organizações podem trabalhar com a mesma causa? A causa da organização A causa de uma organização da sociedade civil é o seu “projeto sociopolítico”, ou seja aquilo que ela se propõe a transformar na sociedade. Responde a um “chamamento” da sociedade; Expressa a vocação da ONG (onde ela faz diferença); Fornece identidade e orientação interna; Fornece legitimação externa. Duas organizações podem trabalhar com a mesma causa?

O que a sociedade demanda/ O direcionamento SOCIEDADE O que a sociedade demanda/ necessita SERVIÇOS O que eu faço/ofereço “Uma missão não deve ser inventada,mas percebida naquilo que estamos fazendo.” Jacques Uljeé “Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, segue-o” F. Nietzsche “Onde cruzam seus talentos e paixões com as necessidades do mundo, lá está a sua direção” Aristóteles

Ser transparente na causa exige clareza quanto… Missão O que fazemos, qual a nossa causa? Para quem? De que forma? Visão Qual a nossa situação desejável no futuro (utopia)? Valores Quais os nossos valores primordiais? Programas Quais as nossas principais linhas estratégicas de ação? Projetos Quais projetos estão sendo desenvolvidos e como eles se inserem nos programas? Atividades/serviços Quais as ações/serviços são oferecidos e como eles se inserem nos programas? Produtos Que tipos de produtos são produzidos/oferecidos?