MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 6 – CLIMA ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Qualidade Total.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Endomarketing. O que veremos por aqui
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Comportamento Organizacional
TÉCNICA DE CONSULTORIA
As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Gabriel de Matos Washigton Rocha
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Conceitos Associados Universidade de Brasília
Assessoria.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
Gestão por Competências
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Administração de Recursos Humanos II
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Planejamento Estratégico
Endomarketing e Comunicação Interna
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
PROCESSOS DE TREINAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Resistências a Mudanças
Gestão de Pessoas.
Comportamento Organizacional
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Cultura Organizacional
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

MBA – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 6 – CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPES AULA 6 – CLIMA ORGANIZACIONAL

CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIAS

CONSULTORIAS EXTERNAS VANTAGENS OBJETIVIDADE CORAGEM PARA TOMAR DECISÕES COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE CONSULTORES CAPACIDADE DE COMPARAÇÃO COM REALIDADES DE OUTRAS EMPRESAS NA MESMA ÁREA DE NEGÓCIO CAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO RAPIDEZ DE RESULTADOS PARCERIA COM O CLIENTE DISPONIBILIDADE

CONSULTORIAS EXTERNAS DESVANTAGENS DESCONFORTO SENTIMENTO DE DEPENDÊNCIA OS CONSULTORES PODEM TER UMA VISÃO DEMASIADO ARTIFICIAL DO NEGÓCIO EXPECTATIVAS IRREALISTAS DESQUALIFICAÇÃO DA EQUIPE DE GESTÃO DA EMPRESA CUSTOS ELEVADOS.

CONSULTORIA INTERNA VANTAGENS ESTAR DIARIAMENTE EM CONTATO COM OS PROCEDIMENTOS INTERNOS POSSUI MAIOR CONHECIMENTO DOS ASPECTOS INFORMAIS (OS CHAMADOS ATALHOS ORGANIZACIONAIS) POSSUIR MAIOR ACESSO A PESSOAS E GRUPOS DE INTERESSE PARTICIPA DA AVALIAÇÃO E DO CONTROLE DO PROCESSO INERENTE AO TRABALHO POSSUI UM CERTO PODER INFORMAL QUE PODE FACILITAR SEU TRABALHO.

CONSULTORIA INTERNA DESVANTAGENS CARECE DE ATUALIZAÇÃO PRÁTICA SEUS CONHECIMENTOS SÃO ADQUIRIDOS DE MANEIRA TEÓRICA O CONSULTOR INTERNO GERALMENTE POSSUI MENOS EXPERIÊNCIA QUE O CONSULTOR AUTÔNOMO DENTRO DA EMPRESA, SUAS IDÉIAS GERALMENTE TEM MENOR ACEITAÇÃO POR NORMALMENTE TER VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM O CLIENTE, POSSUEM MENOR LIBERDADE PARA DIZER E FAZER AS COISAS.

O QUE É O CLIMA ORGANIZACIONAL? “CLIMA ORGANIZACIONAL É A QUALIDADE OU PROPRIEDADE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL, QUE É PERCEBIDA OU EXPERIMENTADA PELOS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO E INFLUENCIA O SEU COMPORTAMENTO”. (GEORGE LITWIN) “O CLIMA É O INDICADOR DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS MEMBROS DE UMA EMPRESA, EM RELAÇÃO A DIFERENTES ASPECTOS DA CULTURA OU REALIDADE APARENTE DA ORGANIZAÇÃO, TAIS COMO POLÍTICAS DE RH, MODELO DE GESTÃO, MISSÃO DA EMPRESA, PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIFICAÇÃO COM A EMPRESA”.(ROBERTO CODA,PROF. USP)

POR QUÊ FAZER? 1º - Porque é uma de suas principais obrigações da empresa, de seus principais compromissos. Faz parte de sua missão. 2º - Porque constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios. 3º - Porque os clientes internos são a razão de ser de cada pessoa ou de cada setor de uma empresa. Logo a empresa deve mantê-los satisfeitos. 4º - Porque o desempenho dos recursos humanos afeta o desempenho organizacional e porque o desempenho dos recursos humanos é afetado pela sua motivação. Desempenho : Competência X Motivação 5º - Porque a recessão, o intenso uso da automação, aumento da concorrência, assim como as novas estratégias de RH(terceirização, dowsizing,...), vem modificando a atitude dos trabalhadores em relação às suas empresas. 6º - Porque as recentes ondas de privatizações, fusões , aquisições e outras formas de associações vem misturando culturas empresariais, com valores e crenças muitas vezes conflitantes, o que tem contribuído para a degradação do clima organizacional.

A QUEM COMPETE AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL? HÁ DUAS FORMAS DE AVALIAÇÃO DO CLIMA E DOIS NÍVEIS DE RESPONSABILIDADE NA SUA AVALIAÇÃO: 1 – AVALIAÇÃO SETORIAL – OUVIR INDIVIDUALMENTE OS MEMBROS DE SUA EQUIPE É DE RESPONSABILIDADE DE CADA GESTOR. 2 – AVALIAÇÃO CORPORATIVA OU INSTITUCIONAL – AVALIAR O CLIMA DA ORGANIZAÇÃO É RESPONSABILIDADE DO RH , COMPETE A ELE OUVIR COLETIVAMENTE OS FUNCIONÁRIOS. PODE TER AJUDA DA ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL E ATÉ MESMO DE UMA CONSULTORIA EXTERNA.

ATENÇÃO: Muitas empresas criam canais de comunicação com seus clientes externos (SAC), mas se esquecem de fazer o mesmo com relação aos seus clientes internos. Esquecem que a satisfação dos clientes externos, passa antes pela satisfação dos clientes internos. As empresas investem pesado na melhoria dos seus produtos, mas não são tão cuidadosas com relação aos seus serviços, tanto os prestados internamente como aos oferecidos ao consumidor final. Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação as essas variáveis internas, as empresas conhecem a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem?

GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL Clima é a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas, e a conseqüente reação a esta percepção. T E M P O O Clima é “construído” ao longo de um período significativo de tempo e, portanto, alterações são também de longa maturação e requerem esforço.

CLIMA ORGANIZACIONAL X CULTURA ORGANIZACIONAL   O CLIMA ORGANIZACIONAL É DE CERTA FORMA, O REFLEXO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, OU MELHOR DIZENDO, O REFLEXO DOS EFEITOS DESSA CULTURA NA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO.

AS GRANDES MUDANÇAS QUE TEM AFETADO OS AMBIENTES DE TRABALHO. A TERCEIRIZAÇÃO – ATIVIDADES ACIDENTAIS, OU SEJA, AQUELAS QUE NÃO CORRESPONDEM À SUA ATIVIDADE PRINCIPAL; AS FUSÕES, AS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS; DOWNSIZING INTENSO USO DE AUTOMATIZAÇÃO – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, REDUÇÃO DE CUSTOS, AUMENTO DA EFICIÊNCIA; A DRAMÁTICA REDUÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL

INDICADORES DO CLIMA ORGANIZACIONAL Turnover  Pichações nos banheiros  Absenteísmo  Programas de sugestões fracassados  Avaliação de desempenho  Greves  Conflitos interpessoais e interdepartamentais  Desperdícios de materiais Queixas no serviço médico

OBJETIVOS IDENTIFICAR E COMPREENDER OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE IMPACTAM NO CLIMA DA ORGANIZAÇÃO. CRIAR UMA BASE DE INFORMAÇÕES OBJETIVAS DOS ASPECTOS QUE IMPACTAM A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS. ORIENTAR A DEFINIÇÃO DE AÇÕES FUTURAS PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL E, CONSEQÜENTEMENTE, DA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA.

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PATROCÍNIO DA ALTA DIREÇÃO COMPROMISSO DOS GESTORES EQUIPE DE PROJETO CONFIDENCIALIDADE CUMPRIMENTO DOS PRAZOS IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE MELHORIA

DIMENSÕES PARA DIAGNÓSTICO UTILIZAMOS QUATRO DIMENSÕES CRÍTICAS, QUE TÊM NATUREZA E IMPACTO DIFERENTES NAS PESSOAS. Motivação e Credibilidade Processos Corporativos Estilo Gerencial Gestão da Empresa

PROCESSOS CORPORATIVOS SÃO AS POLÍTICAS, NORMAS E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS UTILIZADAS PARA A GESTÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROCESSO DE GESTÃO DE DESEMPENHO REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS SEGURANÇA DO TRABALHO CONDIÇÕES DE TRABALHO COMUNICAÇÕES QUALIDADE DE VIDA PRINCÍPIOS E VALORES

ESTILO GERENCIAL É O PADRÃO DE COMPORTAMENTO DO SUPERIOR IMEDIATO NA GESTÃO DO DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS DE SUA EQUIPE. É A FORMA MAIS DIRETA DE RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO DA EMPRESA COM SEUS COLABORADORES. PLANEJAMENTO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO SUPORTE, ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO REVISÃO DO DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO REFORÇO E RECONHECIMENTO HABILIDADE E JUSTIÇA

MOTIVAÇÃO E CREDIBILIDADE É A INTENSIDADE DA CONEXÃO DAS PESSOAS COM A ORGANIZAÇÃO. MOTIVAÇÃO - SENTIMENTO DE VALORIZAÇÃO, RECOMPENSA E ENTUSIASMO. CREDIBILIDADE - CONFIANÇA NAS INTENÇÕES E AÇÕES DA EMPRESA.

PODER E NEGOCIAÇÃO

Negociação - Premissas ENVOLVE PODER E CONFLITO SUBENTENDE INTERDEPENDÊNCIA FOCO NO PROBLEMA E NÃO NAS PESSOAS CONVIVÊNCIA FLEXÍVEL COM ESTEREÓTIPOS RESPEITO ENTRE INTERLOCUTORES

NEGOCIAÇÃO fórmula do sucesso 80 % PREPARAÇÃO % TÁTICA 20

REAL INTERESSE O que realmente se deseja com esta negociação? Isto pode ser compartilhado? Com quem? Qual o valor desse resultado para as partes?

DURANTE A NEGOCIAÇÃO DIZER QUE ALGO É INEGOCIÁVEL Pecado DURANTE A NEGOCIAÇÃO DIZER QUE ALGO É INEGOCIÁVEL

PROPOSTAS REALISTA - a que deve acontecer OTIMISTA - a que pode acontecer DE SOBREVIVÊNCIA - o mínimo que deve acontecer

Ressentimentos “QUANDO AS PESSOAS NÃO SE ENCONTRAM NO PLANO EMOCIONAL, DIFICILMENTE SE ENTENDEM DE FORMA RACIONAL. UM GRUPO RESSENTIDO NÃO CONSEGUE TORNAR-SE PRODUTIVO.” RENSIS LIKERT

DICAS UTEIS

DESENVOLVA UMA VISÃO POSITIVA PARE DE RECLAMAR!

TREINE E APRENDA A CADA DIA

NÃO SE ECONOMIZE

E NUNCA, NUNCA DESISTA