O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Modal Verbs.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Modelagem Matemática na Física
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Estudo de Cunho Etnográfico
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Webquest: História Professora: Fernanda
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Pesquisa: Resultados do EMIEP
MODAL verbs.
VERB TO BE.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Wh- Questions e Short Answers
TREINAMENTO VIDEO Objetivo: Como usar vídeos em suas aulas.
SIMPLE PRESENT O Simple Present é o equivalente, na língua inglesa, ao Presente do Indicativo, na língua portuguesa. O Simple Present é usado para indicar.
Objetivo: Como usar vídeos em suas aulas.
ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO
Gestão de Operações ( Operations Management ) Especialização em Gestão da Produção Profs. Jorge Muniz e Valério Salomon Col.: Marco Aurélio e Ricardo “Taiúva”
Inglês – Profa. Claudia Mendes
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Básicos de Português Por: Karla Salazar.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
MAKE VS. DO Make and Do, são traduzidos como “fazer” em Português. Seu uso é confuso por isso vamos estudá-los gradativamente e interiorizar seu uso mais.
Slides before 1st Section Divider
ESTRUTURA QUESTIONS.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
XML Namespaces XML Namespaces provê um método para evitar conflito de nomes de elementos.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
O que são os alertas do Google?
Como elaborar um plano de aula
Língua Estrangeira Moderna
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
ITS: Intelligente Tutoring System. Sistemas especialistas No anos 70, um novo domínio de pesquisa e desenvolvimento inicia com o objetivo de desenvolver.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
PSTDP Week 20 Thursday Reading/Writing.
NOVA ALVORADA DO SUL – MSNOVA ALVORADA DO SUL – MS E. E. DELFINA N. DE SOUZA – EXTENSÃO PANA PROGETEC: APARECIDO RODRIGUES SANTANA MULTIPLICADORA: MARÍLIA.
Communicate - Trade - Culture William Barron Mobile/Cell –
Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Introductions, Sustaining a Basic Conversation, and learning about family.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
By Búzios Slides Sincronizado com a Música All For Love Bryan Adams & Rod Stewart.
ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSE - ESP or inglês instrumental
Na linha Tradução Rolagem automática On the Line Michael Jackson.
English Class Teacher Cristiane de Cristiane de Brito Cruz
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Verbo to be. Outros verbos.. Verb to be Simple present Am Is Are.
1 102nd Workshop Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D.
Grammar Reference Simple Future Future Continuous Upgrade 2 - Unit 2
Transcrição da apresentação:

O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando 102nd Workshop Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D

De um “inglês empalhado” para um “inglês em ação”. Por quê? Como?

Total alunos 5ª. 6ª. 7ª. 8ª EJA 25 30 112 29 46 37 42 Jogos 17 13 12 6 10 Música 18 21 Filmes 9 16 7 1 Mercado de trabalho 2 19 11 20 Leitura 15 Comunicação oral 24 3 5 Realização pessoal 23 Conhecer outras culturas 4 14 Quase nada

Total alunos 1º. 2º. 3º. 57 37 27 36 47 26 102 Jogos 32 23 12 20 28 Música 45 50 38 24 30 21 Filmes 33 46 15 19 Mercado de trabalho 35 52 18 22 13 Leitura 40 16 Comunicação oral 14 Realização pessoal 11 7 Conhecer outras culturas Quase nada 4 3 1 2

1º ano – Ensino Médio – Revista 3

2. Entertainment: crossword puzzles Competências e habilidades: Mobilizar recursos linguísticos e expressivos para alcançar objetivos comunicativos; Relacionar conteúdo/ tema às experiências pessoais; Página 16 – Revista do professor

2. Entertainment: crossword puzzles Competências e habilidades: Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como processos pelos quais expressamos o significado das palavras; Interpretar dicas para resolver palavras cruzadas. Página 16 – Revista do professor

Atividade 1 - Sensibilização Duração: 20´ Objetivo: Aproximar os alunos do tema e dos conteúdos que serão trabalhados na Situação de Aprendizagem; Mobilizar recursos linguísticos e expressivos para alcançar determinados objetivos comunicativos. Página 16, Revista do Professor

Sugestões: Warm up Perguntar aos alunos que tipo de jogos eles costumam utilizar em revistas, jornais ou na internet. Levar originais ou cópias destes tipos de jogos, extraídos de jornais e revistas (Anexo 2) Alunos podem resolver em duplas ou pequenos grupos.

Atividade 1 Duração: 10/15´ Objetivos: Relacionar nomes em inglês às respectivas ilustrações. Revista do professor – página 17

Atividade 1 Duração: 10/15´ Decorrências: Identificação dos nomes dos jogos; pouco conhecidos pelos alunos. Necessária intervenção do professor.

Atividade 1 – enunciado 1. A puzzle is a problem or enigma that challenges our capacity to find solutions. Match the illustrations and the types of puzzles.

Atividade 1 ( ) Crossword puzzle ( ) Jigsaw puzzle ( ) Sudoku puzzle ( ) Rubik´s cube

Atividade 2 Duração: 10 a 15´ Objetivo: Relacionar o conteúdo/ tema às experiências pessoais. Revista do professor, página 17

Atividade 2 Duração: 10 a 15´ Dinâmica: Professor: le o enunciado e induz ao entendimento. Questão deslocada: “What makes it different from a story?”

Atividade 2 2. In which newspaper section do we find puzzles? What are the most commom puzzles in newspapers? How do we recognize a puzzle? What makes it different from a story? Do you like solving puzzles? Why? Why not?

Sugestões: Atividade 2 Perguntar ao aluno: Que tipos de jogos de jornais e revistas que você conhece? Você sabe o que é um puzzle? Dê exemplos de puzzle. Aplicar as questões propostas na atividade 2 da unidade.

Atividade 3 e 4 – 30´ Objetivo: Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra. Revista do professor – página 18

Atividade 3 e 4 – 30´ Observações: Atividades com maior grau de dificuldade; em esquema de jogo. Presença de vários cognatos, facilidade de entendimento. Solução individual e/ou em duplas.

Atividade 3

Activity 3 The meaning of a word can be expressed in different ways. Study the words on the left column and identify which strategy is used to express their meaning.   translation definition synonym NIGHT day NIGHT= the part of each period of twenty-four hours when it is dark outside NIGHT= evening NIGHT= “noite” DESTROY= “destruir” DESTROY= demolish, dismantle DESTROY build, construct DESTROY= cause so much damage to something that it is completely ruined or does not exist anymore

Sugestões: Atividade 3 Apresentar uma página de um jogo da internet.(Anexo 3 e 4) Explorar o vocabulário utilizado nesta página. Em seguida, aplicar a tabela da atividade 3, da apostila do aluno.

Sugestões: Atividade 3

Sugestões: Atividade 3

Atividade 5 Duração: 30´ Objetivo: Interpretar dicas para resolver palavras cruzadas. Revista do professor, página 18

Atividade 5 Duração: 30´ Sugestões: Atividade em duplas, devido à dificuldade de solução As palavras são encontradas na atividade 1, Situação de Aprendizagem 1. Fazer uso do dicionário como material de apoio?

Atividade 5

Atividade 6 1 aula Objetivo: Produzir palavras cruzadas e grade. Revista do professor, página 19

Homework: atividade 4, página 14

Sugestões finais Após a solução da atividade, aplicar um game junto aos alunos: Escolher dois ditados e elaborar um pequeno diálogo, em um espaço de tempo determinado.

Sugestões finais Jogos adicionais: Atividades em forma de jogos. Ditados populares. Anexos 5 e 6

Sites: http://www.bigfishgames.com/download-games/genres/4/puzzle.html http://www.gamesgames.com/games/puzzle.html http://www.portaldamonica.com.br http://kids.yahoo.com/games/game/ant_frog http://www.esl-kids.com/eslgames/eslgames2.html http://www.atividadeseducativas.com.br http://www.esl-kids.com/eslgames/eslgames.html http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/quizzes/crossword