O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de Lideranças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Residência Farmacêutica Visão Humanista
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
COACHING: O EXECUTIVO COMO COACH Sergio W.Hillesheim
Regina Célia Baptista Belluzzo
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
WHY COACHING?. WHY COACHING? 1. Desafios dos Líderes e das Organizações no Mundo Atual QUEM SOMOS: Classe Mundial, mundialmente O QUE FAZEMOS: Mundo.
TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO
Estratégia Empresarial
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
O Aluno a Distância.
Coaching para Empreendedores
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Gestão do desempenho de pessoas
Coaching lcz.
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
RMP Consultoria de Negócios
FUNDAMENTOS DO COACHING NA EMPRESA
ILDH – Coaching Individual e Grupal
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
conhecimentos em resultados
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
COACHING EDUCATION.
Gestão Compartilhada de Carreira

Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
PROJETO – LÍDER EM AÇÃO Marcelo Gomes dos Santos Fabio Carmo
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Coaching Aspectos essenciais.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
BEM-VINDOS!! COACHING – DESAFIO DE GESTÃO DE PESSOAS
3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA AFINAL, PORQUE PRECISAMOS DE UM CONSELHEIRO LIDER?
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROFa. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
PROCESSO DE COACHING COM A PROFESSORA SUELI
PROPOSTA PROCESSO DE COACHING. Belo Horizonte, 16 de junho de 2014 À PORTO SEGURO, Prezada Fernanda, Conforme combinado, segue proposta de Coaching Empresarial.
Coaching de Biográfico de Carreira
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
O que é coaching para RH? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS NOSSO OLHAR NOSSA ATUAÇÃO NOSSA ABORDAGEM
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Jornada de Desenvolvimento
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
Mentoring Coaching.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Gestão Estratégica de Negócios
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DOCENTE: DR. MARCO ANTÔNIO TEMA: COACHING/MENTORING.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de Lideranças

O que é o Coaching? Coach – língua inglesa – tutor particular, treinador Kocsi – húngaro. Kócs é uma cidade húngara onde a palavra foi utilizada pela primeira vez para designar “carruagem”.

O que é Coaching?  O processo começa com: - Levantamento de expectativas e necessidades da organização; - Definição de objetivos, escopo de trabalho e contratação.  A partir das definições e acordos levantados acima... O Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o performer ou coachee (cliente).  O coach apóia o cliente com: - Metas de curto, médio e longo prazo; - Identificação e potencialização das suas capacidades e competências; - Reconhecimento e superação dos seus desafios e fragilidades. 4

Como ocorre? Qual o seu principal diferencial? Coaching Coach Cliente Questão Desafio Resolução de Problemas

Coaching em Trios Postura Interior: - Silenciar o diálogo interno - Ativar o “eu observador” - Interesse genuíno pela fala do outro - Perguntas Abertas - O que é falado no trio fica no trio 3 papéis: 1) Cliente 2) Facilitador/ Coach 3) Observador 1 rodada de 10 minutos

O que é Coaching? O Processo de Coaching é uma relação de parceria que permite que o potencial das pessoas seja revelado. Ele revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho. Reflete-se nas atitudes de liderança e nas relações, dentro e fora de uma organização. O coaching ajuda a criar consciência, capacita a escolha e ajuda a produzir mudança. Mais que ensinar, o coaching ajuda a aprender. 7

Como o Coaching se diferencia de outras modalidades? Mentoring Mentoring é quando uma pessoa sênior (mentor), considerada mais entendida e possuidora de experiência e conhecimentos gerais ou de um assunto específico, orienta, dá direção e conselhos a outro, atuando como modelo do mesmo. Counseling (aconselhamento) No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida pessoal ou profissional. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para ajudar a sanar o problema de um cliente.

Como o Coaching se diferencia de outras modalidades? Terapia A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente (paciente) quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde emocional e mental do cliente. O coaching lida com o crescimento do cliente.   A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas.

O que é Coaching? Baseado na capacidade humana de: Foco mais profissional, voltado para ação! Busca objetivos práticos que impactem positivamente na vida na organização, na vida pessoal e na sociedade. Baseado na capacidade humana de: Observação; Questionamento; Mudança.

Para a empresa Para que Coaching? Como potencializar o desenvolvimento das lideranças para atingimento dos objetivos individuais e da empresa? Como inserir a discussão de temas estratégicos junto a liderança? Como tratar questões de sucessão e profissionalização? Como desenvolver e manter um bom clima organizacional?

Para que Coaching? Para sua equipe Como trabalhar o estilo de liderança do líder, que trouxe resultados, mas não é mais sustentável para o grupo e a organização? Como desenvolver um time de alta performance, com espaço para as diferenças individuais e foco em resultado? Como desenvolver em todo time as competências de coaching?

Para que Coaching? Para você Como liderar a partir (e não apesar) das pessoas? Como lidar com conflitos e encará-los como oportunidades de mudança/crescimento? Como aumentar minha visibilidade na organização?

Objetivos do Coaching O Processo de Coaching possibilita o líder reconhecer alcançar seu pleno potencial e entender seu papel na Organização, passando a encarar desafios com maior segurança. O objetivo final do coaching é a conciliação e atingimento de objetivos da empresa e pessoais, em equilíbrio com os demais aspectos da vida.

Princípios do Coaching Foco em performance e auto-desenvolvimento; Objetivos claros a serem atingidos ao final do processo; Prazo determinado; Processo estruturado; Abordagem positiva; Confidencialidade.

Processo - Stakeholders Liderança + RH Liderança Premissas O performer deve ter acesso a todas as informações a que o coach tenha acesso. O coaching não pode substituir as conversas que têm que acontecer no dia-a-dia. A liderança não pode delegar sua responsabilidade para o processo de coaching. Expectativas Processo Coach Expectativas Objetivos Resultados Performer Coaching 16

Abordagem Sistêmica de Coaching Processo de Desenvolvimento Organizacional Sessões Individuais Foco no individuo e seus desafios. Líder Coach Workshops em grupo Foco no individuo e no grupo. Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL

Pontos Importantes para a Organização Definir a priori expectativas, resultados esperados e como medir; Estabelecer critérios e parâmetros para processos de coaching na organização; Integrar o coaching com ações de desenvolvimento em curso; Conectar objetivos do programa com estratégia da organização; Patrocínio da Alta Administração.

Pontos Importantes para a Organização Ao buscar um processo de coaching, levantar: Formação Experiência profissional Vivência organizacional Formação em coaching Visão integrada do ser humano Abordagem de coaching. Código de ética. Caminho de auto-desenvolvimento.

Papéis e Responsabilidades Performer (Coachee)  É o foco e quem faz o processo.  É quem decide efetivamente se quer e o que quer mudar.  É quem leva o conteúdo para ser trabalhado na sessão.

Papéis e Responsabilidades Coach  Cuida do processo, com metodologia e sensibilidade.  Trabalha com transparência no foco contratado pela organização e pelo performer.  Está comprometido com os resultados do processo, mas não faz pelo performer.  Tem perguntas, não respostas.  Pode reportar a evolução do processo mas não o conteúdo das sessões.

Papéis e Responsabilidades Recursos Humanos e Diretoria  Contrata o processo e traz o foco e os objetivos a serem trabalhados.  Acompanha o andamento e desenvolvimento geral do projeto, mas não do conteúdo das sessões.  Cuida e apoia para que os performers disponham dos meios para participar do processo.

Diferenciais da Unidade de Coaching da Vitadenarium Consultoria  Experiência em coaching e consultoria.  Abordagem Sistêmica.  Metodologia consolidada.  Vivência organizacional.  Construção, ajustes e avaliação conjunta e contínua do processo com o cliente  Visão prática e integrada.  Alinhamento conceitual comum – Antroposofia.  Auto-desenvolvimento interno como um valor..

Alguns de nossos clientes

PENSAMENTO “Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”. Hermann Hesse