O Coaching como ferramenta para o desenvolvimento de Lideranças
O que é o Coaching? Coach – língua inglesa – tutor particular, treinador Kocsi – húngaro. Kócs é uma cidade húngara onde a palavra foi utilizada pela primeira vez para designar “carruagem”.
O que é Coaching? O processo começa com: - Levantamento de expectativas e necessidades da organização; - Definição de objetivos, escopo de trabalho e contratação. A partir das definições e acordos levantados acima... O Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o performer ou coachee (cliente). O coach apóia o cliente com: - Metas de curto, médio e longo prazo; - Identificação e potencialização das suas capacidades e competências; - Reconhecimento e superação dos seus desafios e fragilidades. 4
Como ocorre? Qual o seu principal diferencial? Coaching Coach Cliente Questão Desafio Resolução de Problemas
Coaching em Trios Postura Interior: - Silenciar o diálogo interno - Ativar o “eu observador” - Interesse genuíno pela fala do outro - Perguntas Abertas - O que é falado no trio fica no trio 3 papéis: 1) Cliente 2) Facilitador/ Coach 3) Observador 1 rodada de 10 minutos
O que é Coaching? O Processo de Coaching é uma relação de parceria que permite que o potencial das pessoas seja revelado. Ele revela o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho. Reflete-se nas atitudes de liderança e nas relações, dentro e fora de uma organização. O coaching ajuda a criar consciência, capacita a escolha e ajuda a produzir mudança. Mais que ensinar, o coaching ajuda a aprender. 7
Como o Coaching se diferencia de outras modalidades? Mentoring Mentoring é quando uma pessoa sênior (mentor), considerada mais entendida e possuidora de experiência e conhecimentos gerais ou de um assunto específico, orienta, dá direção e conselhos a outro, atuando como modelo do mesmo. Counseling (aconselhamento) No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida pessoal ou profissional. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para ajudar a sanar o problema de um cliente.
Como o Coaching se diferencia de outras modalidades? Terapia A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente (paciente) quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde emocional e mental do cliente. O coaching lida com o crescimento do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas.
O que é Coaching? Baseado na capacidade humana de: Foco mais profissional, voltado para ação! Busca objetivos práticos que impactem positivamente na vida na organização, na vida pessoal e na sociedade. Baseado na capacidade humana de: Observação; Questionamento; Mudança.
Para a empresa Para que Coaching? Como potencializar o desenvolvimento das lideranças para atingimento dos objetivos individuais e da empresa? Como inserir a discussão de temas estratégicos junto a liderança? Como tratar questões de sucessão e profissionalização? Como desenvolver e manter um bom clima organizacional?
Para que Coaching? Para sua equipe Como trabalhar o estilo de liderança do líder, que trouxe resultados, mas não é mais sustentável para o grupo e a organização? Como desenvolver um time de alta performance, com espaço para as diferenças individuais e foco em resultado? Como desenvolver em todo time as competências de coaching?
Para que Coaching? Para você Como liderar a partir (e não apesar) das pessoas? Como lidar com conflitos e encará-los como oportunidades de mudança/crescimento? Como aumentar minha visibilidade na organização?
Objetivos do Coaching O Processo de Coaching possibilita o líder reconhecer alcançar seu pleno potencial e entender seu papel na Organização, passando a encarar desafios com maior segurança. O objetivo final do coaching é a conciliação e atingimento de objetivos da empresa e pessoais, em equilíbrio com os demais aspectos da vida.
Princípios do Coaching Foco em performance e auto-desenvolvimento; Objetivos claros a serem atingidos ao final do processo; Prazo determinado; Processo estruturado; Abordagem positiva; Confidencialidade.
Processo - Stakeholders Liderança + RH Liderança Premissas O performer deve ter acesso a todas as informações a que o coach tenha acesso. O coaching não pode substituir as conversas que têm que acontecer no dia-a-dia. A liderança não pode delegar sua responsabilidade para o processo de coaching. Expectativas Processo Coach Expectativas Objetivos Resultados Performer Coaching 16
Abordagem Sistêmica de Coaching Processo de Desenvolvimento Organizacional Sessões Individuais Foco no individuo e seus desafios. Líder Coach Workshops em grupo Foco no individuo e no grupo. Programa de Desenvolvimento de Lideranças - PDL
Pontos Importantes para a Organização Definir a priori expectativas, resultados esperados e como medir; Estabelecer critérios e parâmetros para processos de coaching na organização; Integrar o coaching com ações de desenvolvimento em curso; Conectar objetivos do programa com estratégia da organização; Patrocínio da Alta Administração.
Pontos Importantes para a Organização Ao buscar um processo de coaching, levantar: Formação Experiência profissional Vivência organizacional Formação em coaching Visão integrada do ser humano Abordagem de coaching. Código de ética. Caminho de auto-desenvolvimento.
Papéis e Responsabilidades Performer (Coachee) É o foco e quem faz o processo. É quem decide efetivamente se quer e o que quer mudar. É quem leva o conteúdo para ser trabalhado na sessão.
Papéis e Responsabilidades Coach Cuida do processo, com metodologia e sensibilidade. Trabalha com transparência no foco contratado pela organização e pelo performer. Está comprometido com os resultados do processo, mas não faz pelo performer. Tem perguntas, não respostas. Pode reportar a evolução do processo mas não o conteúdo das sessões.
Papéis e Responsabilidades Recursos Humanos e Diretoria Contrata o processo e traz o foco e os objetivos a serem trabalhados. Acompanha o andamento e desenvolvimento geral do projeto, mas não do conteúdo das sessões. Cuida e apoia para que os performers disponham dos meios para participar do processo.
Diferenciais da Unidade de Coaching da Vitadenarium Consultoria Experiência em coaching e consultoria. Abordagem Sistêmica. Metodologia consolidada. Vivência organizacional. Construção, ajustes e avaliação conjunta e contínua do processo com o cliente Visão prática e integrada. Alinhamento conceitual comum – Antroposofia. Auto-desenvolvimento interno como um valor..
Alguns de nossos clientes
PENSAMENTO “Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”. Hermann Hesse