Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Formação por competências
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Pacto do Ensino Médio e o REM
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Portfólio de Estágio Supervisionado
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Ensino Médio e Educação Profissional
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA ÊNFASES CURRICULARES X PROJETOS PEDAGÓGICOS: Prática Docente Interdisciplinar Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA

Ênfases Curriculares São definidas como conjunto delimitado e articulado de concentração de estudos visando desenvolver competências e habilidades tendo em vista as oportunidades efetivas de estágios/intervenção em algum dos domínios da atividade profissional (Resolução CNE Nº 5/2011)

VISANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO SUSTENTA-SE: COMPETÊNCIAS HABILIDADES ENVOLVENDO ESTÁGIOS DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS VISANDO A PROFISSIONALIZAÇÃO

Todas as Diretrizes Curriculares Nacionais no Brasil, implantadas pós LDB - Lei 9394.1996, apontam para um currículo orientado por competências. A proposta é mudar do projeto pedagógico tradicional, convencional ou informacional para o projeto pedagógico orientado por competências.

ÊNFASES, CONSISTEM EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO, CONFORME DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO, CONSIDERANDO AS DEMANDAS SOCIAIS/POTENCIAIS E AS POSSIBILIDADES INSTITUCIONAIS DE REALIZAR.

CONSIDERAÇÕES PARA DEFINIR AS ÊNFASES NO PPC: Necessidades sociais da região e da comunidade (local do curso inserido); Inserção do corpo docente e discente do curso na sociedade (consolidadas por meio de atuações profissionais e acadêmicas); Possibilidade de inserção dos egressos no mercado de trabalho; Ampliação do campo de atuação profissional, considerando necessidades da região e o desenvolvimento do curso como ciência e profissão.

EXEMPLO DAS DEFINIÇÕES DE ÊNFASES CURRICULARES NAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA: Art. 3º O estudante de Pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de -conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

EXEMPLO DAS DEFINIÇÕES DE ÊNFASES CURRICULARES NAS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA: Um núcleo de estudos básicos; Um núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos voltado às áreas de atuação profissional ; Um núcleo de estudos integradores

Art. 4º O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares; Produção e difusão do conhecimento científico- tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

COMPETÊNCIAS “Competência profissional é a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho”. (Parecer CEB nº 16/99, Res. nº 04/99, CNE)

“Um projeto curricular pressupõe a tradução de princípios em normas de ação, em prescrições educativas, para elaborar um instrumento útil e eficaz na prática pedagógica.” César Cool

“Esteja seguro de que a única coisa que não podemos mudar é o passado “Esteja seguro de que a única coisa que não podemos mudar é o passado. Temos o presente e o futuro à nossa disposição, para afirmar que sempre é possível ter algo diferente abaixo do sol nosso de cada dia. Se não para nós mesmos, que o seja para nossos descendentes, os muitos frutos das árvores de nossas vidas” (BOFF, 1999).

“De nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica é impermeável a mudanças” Edina Castro de Oliveira (Prefácio do Livro Pedagogia da Autonomia)

A raiz de todos os males? O egoísmo. A pior derrota? O desânimo. “O maior obstáculo? O medo. A raiz de todos os males? O egoísmo. A pior derrota? O desânimo. A maior satisfação? O dever cumprido”. (Madre Tereza de Calcutá)