Gestão de Pessoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Eu sou seu cliente sabia?
Empreendedorismo.
EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
dizendo que participou deste encontro.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Prof(a): Patrícia Braz
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
ENDOMARKETING.
Profissional de GC / Função de GC
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
COACHING EDUCATION.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
1º ADN – Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Planejamento e estratégia
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
Identificação e Realocação de Talentos
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Comportamento Organizacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Prof(a): Patrícia Braz
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Evolução Histórica Pré-História
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas

O que significa? Pessoas fazem parte da organização e significam talentos que precisam ser desenvolvidos e mantidos, é o capital intelectual que leva a organização na direção que ela determina. Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle e padronização. Gerir pessoas significa hoje o envolvimento e o desenvolvimento dos mesmos.

O que é? A gestão de pessoas baseia-se no fato de que o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e da forma como as pessoas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidas num ambiente de trabalho num clima organizacional adequados. E ainda, como estão estruturados e organizados os membros da equipe, de modo a habilitá-los a exercer maior poder e liberdade de decisão, levando à maior flexibilidade e à reação mais rápida as mudanças do mercado. Hoje, há a percepção das pessoas como pessoas realmente, ou seja, dotadas de características próprias de personalidade, valores, crenças, atitudes, aspirações e objetivos individuais.

Gestão de Pessoas Os movimentos das últimas décadas e sua influência no gerenciamento de pessoas

Movimentos e época em que foram mais evidentes DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (Final da década de 1970/inicio dos anos 80 Influência na gestão de pessoas Participação das pessoas na definição de suas missões setoriais, objetivos e metas de trabalho. Melhor compreensão do negócio pelos gerentes das diversas áreas e possibilidades das competências individuais.

que foram mais evidentes Movimentos e época em que foram mais evidentes QUALIDADE (Início da década de 1980/auge nos anos 90) Influência na gestão de pessoas Surgimento da cultura participativa, gerando o envolvimento das pessoas nas decisões direcionadas a melhorias nos processos de trabalho. Identificação de indicadores de desempenho, servindo como padrão para a mensuração do desempenho individual e das equipes

Movimentos e época em que foram mais evidentes REENGENHARIA (Anos 90) Influência na gestão de pessoas Constatação da inutilidade de adotar medidas radicais de enxugamento de quadros como forma de reduzir custos e aumentar a produtividade. Retorno à ideia de valorizar e reter talentos.

A área de Recursos Humanos antes centralizadora e responsável por todos os processos de pessoal, vem assumindo, finalmente, seu espaço estratégico, descentralizando-se, distribuindo as responsabilidades pelo desenvolvimento das pessoas aos gerentes diretos, instrumentalizando-se para uma nova ordem e partindo para uma gestão integrada e focada no negócio.

Porque investir nas Pessoas? Sem as pessoas, qualquer tecnologia, por mais necessária e inovadora que seja, não funciona. Pessoas têm o dom de fazer o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa. Pessoas trazem histórias de vida, emoções, saberes, valores, crenças e expectativas. Pessoas têm necessidade de integrar seus sonhos a um projeto coletivo.

Pessoas carregam a expectativa de patrocínio desse empreendimento no qual cada parte precisa ser atendida e o resultado deve ser favorável, do tipo ganha-ganha. Pessoas podem colocar seu talento a favor das organizações quando encontram ambiente para tal. Pessoas são leais àqueles que as respeitam, abrem oportunidades e as valorizam.

GESTÃO DE PESSOAS Outro fator que merece destaque é a presença de processos de inovação na gestão de pessoas interferindo na cultura organizacional. Tais práticas, embora não estejam presentes em todas as organizações, refletem um novo pensar e um novo agir.

Inovação Inovar é preciso! O fenômeno da inovação apresenta características inusitadas: não pode ser tocado, ouvido ou provado. Porém, quando acontece, é sentido, pensado e percebido. Inovação é uma atitude que penetra e se propaga. Ela faz-se presente quando introduzimos melhorias nos processos já existentes e garantimos vantagem competitiva da empresa. As inovações de sucesso atendem às expectativas do mercado (cliente), do ambiente interno (colaboradores) e dos empresários e acionistas.

O GESTOR DE PESSOAS O gestor de pessoas precisa ser um questionador, um insatisfeito e um empreendedor. Em seu rol de perguntas, as mais importantes são: O que há de novo no mercado? O que está dando resultados? Que inovações posso realizar na gestão de pessoas que venham garantir maior adesão dos talentos a projetos de interesse da organização? Que riscos correremos com a adesão de inovações?

Também, é preciso refletir e discutir, sobre os fatores que atraem um profissional em seu ambiente de trabalho. Hoje, a lealdade de um colaborador está atrelada a um conjunto de condições diferentes das que eram de valor anteriormente. Estabilidade, plano de benefícios abrangente ou a possibilidade de trabalhar em uma grande corporação já não atraem tanto os talentos. Segundo uma pesquisa realizada pela revista Exame, as melhores empresas para trabalhar revelam:

Indicadores de atratividade e manutenção de talentos nas empresas Salários e benefícios: política de remuneração. Oportunidade de carreira: gestão do desempenho, meritocracia e possibilidade de crescimento. Diversos aspectos: produto, serviços e ambiente. Delegação de responsabilidades: possibilidade de tomada de decisão, liberdade e autonomia. Ética: nas relações e negócios. Fonte: revista Exame (“50 Melhores Empresas para Trabalhar”). Guia Exame. Parte integrante da edição nº 695, 1999.

Bibliografia: GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2º ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.