Estratégico e Visionário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O CAPITAL INTELECTUAL Thomas Stewart
NOVA ADMINISTRAÇÃO NOS RECURSOS HUMANOS
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Evolução da Administração
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Planejamento Estratégico AULA 1 Janeiro/2011
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Continuous Replenishment
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
II Orientação Técnica PCAGP.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
Cadeia de Valor.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Gestão por Competências
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Processos Empresariais
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
REENGENHARIA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Capítulo 1 A administração hoje.
Estratégia Organizacional
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Controladoria
Uma onda de reorganizações
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Estratégia Empresarial
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
GESTÃO EMPRESARIAL.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
BSC Balanced Scorecard
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
CAPITAL HUMANO A Base de Sustentaçãodo Capital Intelectual
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Contabilidade Gerencial
12_ESTRATÉGIA DE OPERAÇOES DE SERVIÇOS BIBLIOGRAFIA: Fitzsimmons: Adm.Estratégica de Serviços Corrêa & Caon: Gestão de Serviços.
Transcrição da apresentação:

Estratégico e Visionário ERA INDUSTRIAL ERA DO CONHECIMENTO Operacional e Burocrático Estratégico e Visionário Policiamento e Controle Parceria e Compromisso Curto Prazo e Imediatismo Longo Prazo e Missão Consultivo Administrativo Foco no Cargo e na Função Foco no Negócio Foco Interno e Introvertido Foco Externo e no Cliente Reativo e Solucionador de Problemas Proativo e Antecipatório Foco na Atividade e nos Meios Foco nos Resultados e nos Fins

Socialização: Combinação: Externalização: Internalização: Informação = fluxo de mensagens e significados. Dados agrupados, organizados e categorizados em padrões para criar significados. Conhecimento = é a informação colocada em uso produtivo e que proporciona a ação correta. Socialização: aquisição do conhecimento tácito através da experiência, aprendizagem, imitação e prática. Combinação: através de processos sociais, as pessoas trocam e combinam conhecimentos Criação do Conhecimento Externalização: conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito Internalização: mudança do conhecimento explícito em conhecimento tácito Nonaka e Takeushi

AS TRÊS ONDAS DE TOFFLER Alvin Toffler afirmava que a história humana pode ser dividida em “ondas”, a primeira foi a agricultura. Até o fim do século XIX, todas as economias eram agrárias. Na década de 1890, por exemplo, cerca de 90% das pessoas estavam empregadas em trabalhos relacionados com a agricultura. A segunda onda foi a industrialização. Do final do século XIX até os anos 1960, a maioria dos países desenvolvidos passou de sociedades agrárias para sociedades baseadas em máquinas. A terceira onda chegou nos anos 1970. Está baseada na informação.

AS TRÊS ONDAS DE TOFFLER 1 – AGRICULTURA; 2 – INDUSTRIALIZAÇÃO; 3 – INFORMAÇÃO.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Nos dias de hoje, o conhecimento torna-se a principal vantagem competitiva da organização, saber como administrar o conhecimento é crítico para êxito e sobrevivência do negócio. O capital intelectual é a soma dos conhecimentos, informações, propriedade intelectual e experiência de todos em uma empresa, que podem ser utilizados para gerar riqueza e vantagem competitiva.

Relação entre atores Fonte: Dr. Stephen Stefani

Visão Holística Estrutura da empresa; Cultura organizacional; Qualificação do pessoal; Suas interrelações.

As 05 variáveis básicas na Administração Tarefas Estru- tura Pessoas ORGANI- ZAÇÃO (Empresa) Ambiente Tecno- logia

BENCHMARKING É a busca das melhores práticas nas empresas que conduzem ao desempenho superior.

REENGENHARIA É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. É repensar a empresa a partir do zero, comporta quatro palavras-chave: fundamental, radical, drástica e processo. Fundamental: Questionar tudo o que é feito; Por que fazemos isso? O que deveríamos fazer no lugar disso? Por que fazemos dessa forma?

DOWNSIZING É uma redução no tamanho da estrutura, especialmente no número de funcionários e no número de níveis hierárquicos na estrutura organizacional.

Stakeholders (partes interessadas) Sócios Clientes Fornecedores Bancos Governos Parceiros Comunidade Instituições wille@youknow.com.br 14

Modelo Básico Mintzberg, Ahistrand e Lampel - 2000 Avaliação Interna Avaliação Externa Forças e Fraquezas da Organização Ameaças e Oportunidades Fatores-chave de Sucesso Competências distintivas Responsabilidade Social Criação da Estratégia Valores Gerenciais Avaliação e Escolha da Estratégia Implementação da Estratégia

OS CEGOS E O ELEFANTE John Godfrey Saxe - 1816 - 1887 Leque Muro Corda 5 Muro 1 2 Lança 6 Corda Cobra 3 Árvore 4

MORAL DA ESTÓRIA Somos cegos e a formulação de estratégia é nosso elefante. Como ninguém teve a visão para enxergar o animal inteiro cada um tocou uma ou outra parte e “prosseguiu em total ignorância” a respeito do restante.

MORAL DA ESTÓRIA Somando as partes certamente não teremos um elefante. Um elefante é muito mais do que isso. Contudo, para compreender o todo também precisamos compreender as partes.

MORAL DA ESTÓRIA Um elefante pode não ser uma tromba mas certamente tem uma e seria difícil compreender elefantes sem uma referência à tromba.

A desvantagem da cegueira tem uma MORAL DA ESTÓRIA A desvantagem da cegueira tem uma vantagem inesperada, aguça os outros sentidos para as sutilezas que podem escapar àqueles que enxergam com clareza.

VERTICALIZAÇÃO  É a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século passado, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”.

VERTICALIZAÇÃO  Esse modelo de negócio surgiu na  primeira parte do século 20 com a Ford Motor Company para superar as dificuldades  relacionadas a escassez de matérias-primas provocada pela primeira guerra mundial,  que  estagnou suas linhas de  montagem.

O Serviço ao Cliente

Serviços Logísticos Agregar valor logístico Serviços Produto Serviços (intangível) Freqüência Confiabilidade Pós vendas Contato único Flexibilidade Produto (tangível) Qualidade Tecnologia Durabilidade

Serviço ao Cliente Como os clientes percebem o serviço prestado? A percepção da empresa e dos clientes é a mesma? Qual a comparação de sua empresa com seus concorrentes? A medição de desempenho é adequada?

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” Sun Tzu Análises

CICLO DE GERENCIAMENTO 1. Localizar Problemas e estabelecer Metas 6. Padronizar e Treinar no sucesso 2. Estabelecer Plano de Ação A P 5. Tomar Ação Corretiva no Insucesso C D 4. Verificar o atingimento da meta 3. Conduzir a Execução do Plano

PORTANTO Execução é um processo sistemático de discussão exaustiva dos “comos” e “quês”, questionando, levando adiante o que foi decidido e assegurando que as pessoas terão sua responsabilidade específica pela execução. Isso inclui elaborar hipóteses sobre o ambiente de negócios, avaliar as habilidades da empresa, ligar estratégia a operações e às pessoas que irão implementá-la, sincronizando essas pessoas e suas várias disciplinas e atrelando incentivos a resultados.