E E Profª Júlia Macedo Pantoja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Aluno a Distância.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Projeto aquecimento Global
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
O conteúdo.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Histórico do Monitor.
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
De Ezequiel Theodoro da Silva
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
Equipe responsável pela produção
INTRODUÇÃO ..
Etapas de uma sequência didática
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Orientação para a Elaboração das Reflexões Data da Apresentação e Entrega: 30 de Outubro 1.
“Um país se faz de homens e livros”
Questões para debate em sala:
PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA
Crítica à concepção de currículo cristalizado
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
ENSINAR a APRENDER a LER,
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Formação continuada 2º Encontro
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

E E Profª Júlia Macedo Pantoja

Normas de Convivência e Resolução de Conflitos: das disputas na escola às guerras por água Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia e Arte Duração: 4 aulas 6º a 9º anos 428 alunos Autores: a equipe da escola

Conteúdos por matéria Geografia: localização no espaço e globalização. Língua Portuguesa: interpretação de textos. Arte: elaboração de cartazes, frases de efeito e mensagens subliminares.

Problema Agressividade entre os alunos durante as aulas, troca de aulas e intervalo; Agressividade e seus efeitos em sala de aula; Consciência sobre as consequências das agressões.

Conceitos da Dimensão Global Resolução de Conflitos Valores e Percepções Sustentabilidade Interdependência

Procedimentos Discussão e elaboração de cartazes acerca de aspectos favoráveis e desfavoráveis da nossa escola; Leitura e debate de texto que aborda um conflito originado por falta de diálogo; (Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como lidar / Claudia Ceccon ... [ et al.]; apresentação Rubem Alves; ilustrações Claudius Ceccon. – São Paulo: CECIP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. 208 p.: il.)

Definição para os alunos do conceito “Resolução de Conflitos”. Promover a harmonia; Pensar em formas de resolver conflitos; Saber lidar com conflitos; Perceber a importância do diálogo e da tolerância; Combater o racismo. Conexão com os problemas originados pela escassez de água potável no Oriente Médio.

Espaço Geográfico e Globalização Leitura do texto do Caderno do Aluno 1 de Geografia (9º ano): Espaço Geográfico e Globalização O cidadão norte-americano desperta num leito (cama) construído no Oriente Próximo (Palestina, Israel) e modificado no sul da Europa (Espanha, Portugal, Itália), antes de vir para a América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão que foi usada nas casas pela primeira vez na Índia. Ao levantar usa chinelos ou sandálias que foram inventados pelos índios da América do Norte e entra no banheiro para usar alguns aparelhos que foram inventados na Europa e também nos Estados Unidos em épocas diferentes. Tira o pijama que foi inventado na Índia e no banho usa sabonete que é uma invenção dos antigos gauleses (povos antigos da França e da Bélgica). Depois do seu café da manhã, lê notícias do dia em um papel que foi inventado na China e melhorado na Alemanha. E antes de sair de casa, agradece a uma divindade hebraica (Deus de Abraão da antiga Mesopotâmia onde hoje é o Iraque), numa língua indo- européia surgida entre a Europa e a Índia atual, o fato de ser cem por cento americano.

Perguntas propostas aos alunos: Quais são os continentes/países mencionados no texto? Faça a relação entre os produtos citados no texto e seu país de origem. Analisando o título e o conteúdo do texto, o que podemos concluir que é globalização? Em seu dia-a-dia, você utiliza ou consome algum produto que não seja brasileiro? Qual? Com suas palavras, escreva a mensagem principal do texto.

Discussão do texto e socialização das respostas com toda a classe; Apresentação e discussão do que é “Dimensão Global” por meio do cartaz a seguir: Dimensão global Consciência que todos os seres humanos pertencem a mesma família: “a família humana”; todas as pessoas são dependentes de todas as pessoas; todos os países estão conectados com todos os países; todos os países são dependentes de todos os países; todas as pessoas e todos os países são responsáveis pela conservação e preservação do ambiente terrestre.

Outras conexões possíveis Comportamento de alunos de outros países; Relações familiares e resolução de conflitos; Interdependência em outros aspectos além da questão da água.

Protagonismo dos alunos Elaboração de cartazes; Discussões em grupos; Socialização das conclusões de cada grupo com toda a classe.

Reflexão sobre a implementação: dificuldades Comportamento inadequado de uma parcela dos alunos; Disponibilidade de tempo necessário para que todos os professores pudessem participar da elaboração da sequência didática;

Avaliação Acreditamos que a Dimensão Global foi inserida na sequência didática e compreendida pelos alunos, no entanto, poderia ser mais amplamente explorada em futuras ações interdisciplinares.