Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios do Ensino Médio
Advertisements

Uso dos Indicadores do SIOPS
Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação.
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
PROGRAMA ANUAL DE FISCALIZAÇÃO SOCIAL – TCE/PR
Gestão Fiscal 2007 Audiência Pública. Gestão Fiscal 2007.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Indicadores sociais e educacionais
Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
INDICADORES DE GESTÃO PÚBLICA
Políticas Públicas – conceitos
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AUDIÊNCIA PÚBLICA 3° QUADRIMESTRE/2007 LC 101/2000 AUDIÊNCIA PÚBLICA 3° QUADRIMESTRE/2007 LC 101/2000.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: Alguns elementos para discussão CESAR CALLEGARI* * Presidente da Câmara de Educação Básica.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º Quadrimestre de 2015 ESTADO DA BAHIA
Atividade complementar 04 e 05
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
O financiamento da educação e o Regime de Colaboração
VISIBILIDADE do BRASIL
A EDUCAÇÃO BÁSICA DESAFIOS PARA O FUTURO E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ricardo Martins Maio 2014.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
A Relação entre Gastos Educacionais e Desempenho Escolar
Belém 3 – maio 2015.
Indicadores de Gestão Municipal Educação
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Financiamento das IEES/IMES XI Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Maria Clara Di Pierro FEUSP conversa na DOT/EJA/SMESP
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA GESTÃO FISCAL 3º QUADRIMESTRE | 2015 SECRETARIA DE FINANÇAS E ARRECADAÇÃO.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
USP – UFGD – UECE 2008 – 2010 Pesquisa realizada no âmbito do Observatório da Educação Apoio financeiro: INEP/CAPES.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE Zuleide Bezerra Dalla Costa Secretária Executiva CISAMUSEP
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Relatório de Governança Especial Balanço Orçamentário Versão Resumida.
1 PRESTAÇÃO DE CONTAS Prefeitura Municipal de Anchieta.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Fundeb: perspectivas, reformulações e desafios.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
Financiamento da Educação
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Audiência Pública Comissão de Educação, Cultura e Esporte Tema: Financiamento da Educação, desperdício.
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) FUNDEF E FUNDEB.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA 1° QUADRIMESTRE/2014 LC 101/ RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL SEGUNDO QUADRIMESTRE 2014.
Transcrição da apresentação:

Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação dos recursos que podem proporcionar diferentes desempenhos no IDEB

Objetivo Geral Verificar, com o auxílio de indicadores, as diferentes estratégias de gestão dos recursos municipais na área de educação da Região Metropolitana de Maringá, período 2004 a O mesmo para a região de Cianorte

Objetivos especificos: RMM Maringá Discriminar o orçamento da RMM Verificar as relações existentes entre as despesas e o IDEB – Índice de Desempenho da Educação Básica (2005, 2007 e 2009) O MEC dispõe de recursos adicionais via Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorizaçao do profissional do Magistério (FUNDEB) para investir nas ações de melhoria do Ideb. (O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação) Analisar a evolução das variáveis de educação fundamental na RMM

PLANO ANNUAL DE FISCALIZAÇÃO SOCIAL O PARANÁ É DA NOSSA CONTA Variáveis-chaves sob a responsabilidade do gestor público municipal RECEITAS TOTAIS E EDUCAÇÃO Receitas totais Receitas dos impostos municipais Receitas de transferências governamentais Receitas de FPM Receitas de FPE Receitas de transferências de FNDE Receitas de transferência FUNDEB Outras receitas de transferência para a educação Outras receitas para a educação DESPESAS TOTAIS E COM EDUCAÇÃO Despesas totais Despesas correntes total Despesas de capital total Despesa total com educação Despesas de capital com educação Despesas correntes com educação Despesa total com educação fundamental Despesa com educação com recursos do FUNDEB Despesas com recursos de transferências Despesas com educação fundamental com recursos de transferências Despesas com pessoal total Despesas com remuneração de profissionais não docentes Despesas com remuneração docente com recursos do FUNDEB Outras despesas custeadas com recursos do FUNDEB

PLANO ANUAL DE FISCALIZAÇÃO SOCIAL O PARANÁ É DA NOSSA CONTA Metodologia: Indicadores de avaliação politicas educacionais: Indicadores de eficiência: indicadores insumo indicadores processo Indicadores de eficácia Indicadores de resultado Politicas : educação fundamental Indicador insumo: (Recurso) Receita de impostos e Transferências ; Despesas na educação Indicador processo (uso dos recursos): Gasto por aluno Numero alunos/turma Indicadores de resultado Indicadores educacionais Taxa de rendimento escolar % docentes com formação superior IDEB Indicadores sociais: Taxa de analfabetismo Renda per capita

Maringá Sarandi Mandaguaçu Ângulo Iguaraçu Astorga Munhoz de Mello Santa Fé Lobato Marialva Mandaguari Jandaia do Sul Bom Sucesso Itambé Floresta Ivatuba Dr. Camargo Paiçandu Ourizona São Jorge do Ivaí Floraí Atalaia Presidente Castelo Branco Flórida Cambira Área5.577 Km 2 2,80% População Hab.6,61% Densidade Demográfica52,40 Grau de Urbanizacão92,82% % PR

Receita e Despesa Orçamentárias Região Metropolitana de Maringá e Paraná - em milhões de R$, valores reais Fone: TCE(2012). Elaboração dos autores * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010) RMM: Receitas e despesas crescentes PR: tende a se igualar

RMM: Receitas totais, em 2010: R$1.076,07 milhão Participação alta das transferências na receita total: 82,11% Baixa participação das receitas de capital: 7,5% Fone: dados trabalhados do TCE(2012) * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010)

TRANSFERENCIAS FUNDEF/FUNDEB Desigualdades: Municípios mais dinâmicos, atraem população (escolar) e recursos do FUNDEB Fone: dados trabalhados do TCE(2012) * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010)

UTILIZAÇÃO DESIGUAL DE FONTES LIVRES Fone: dados trabalhados do TCE(2012) * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010)

Fone: dados trabalhados do TCE(2012) * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010)

Média de gasto com pessoal e encargos: 62% Nivel médio de investimentos: 14,1% Fone: dados trabalhados do TCE(2012) * Valores corrigidos pelo IGP-DI (ano-base=2010)

RESULTADOS MARINGÁ Município pólo: arrecadação Transferências, inclusive, FUNDEB Maior população (69% do crescimento populacional ) Maior população ocupada na PEA PIB per capita 50% das matriculas no ensino Cerca de 50% dos docentes

ÁREA DE ENTORNO: geral Municípios da RMM desde 1998, recebem os reflexos positivos da dinâmica de Maringá. Espraiamento dependência

ANEXADOS PÓS , 2005, 2010 e 2012 Possuem dinâmicas diferenciadas entre si Tem alta dependência de transferências governamentais Utilizam em maior percentual recursos de fontes livres em educação Muitas perdem: população (PEA) – Atalaia, florai, Ourizona,São Jorge do ivai Arrecadação IPTU e ISS

Anexados pós-1998 Diminuem o PIB per capita (Astorga, Bom Sucesso, Dr. Camargo, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Munhoz de Melo, Ourizona, Santa Fé) Situações problemáticas: Ourizona perdem população, IPTU, ISS e PIB per capita Munhoz de Melo idem, mas não perde população.

RMM: População alfabetizada Ensino fundamental: Niveis de população alfabetizada diferentes

Brasil: Taxa de aprovação baixa Taxa de reprovação alta taxa de abandono alta Brasil e América do Sul

IDEB-

Percentual de recursos do FUNDEB gasto com magistério e a variação do IDEB Rede Municipal Urbana - Séries Iniciais 2010 Vermelho: Municípios com gastos mais baixos com magistério e baixo IDEB. Azul: Municípios menos fragilizados. ivatubaFloresta Iguaraçu Lobato

ivatuba floresta iguaraçu lobato Vermelho: Municípios que tem turmas grandes e baixo IDEB. Azul: Municípios menos fragilizados. Número de alunos matriculados por turma na variação do IDEB - Rede Municipal Urbana - Séries Iniciais referente a 2010 Fonte: Projeto PAF/UEM (2012)

Distorção idade-série e a variação do IDEB Rede Municipal Urbana - Séries Iniciais 2010 distorção IDEB Vermelho: Municípios que tem maiores distorções e baixo IDEB. Azul: Municípios menos fragilizados.

Impacto da aprovação na variação do IDEB Rede Municipal Urbana - Séries Iniciais 2010 Vermelho: Municípios que tem menores taxas de aprovação e baixo IDEB. Azul: Municípios menos fragilizados. Aprovação IDEB

Impacto do número médio de horas aula diária na variação do IDEB Rede Municipal Urbana - Séries Iniciais -a 2010 Floresta Ivatuba Iguaraçu Lobato