PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Apresentando.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
Projeto Universidade - Escola
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Relato das Experiências
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Quando falamos em aprender...
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Dominando as práticas pedagógicas
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
A relação Professor/ Aluno
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
E.E.E.M. Carlos Kluwe. Conclusões da análise qualitativa: 1301 “Na turma avaliada notou-se que a maioria dos alunos se interessam pela reativação do.
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Odilei Avelino dos Santos
Divulgando a Pesquisa.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
SITUAÇÕES.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Tempos bons que nunca irei esquecer
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Professor(es) Apresentador(es):
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula, Carlos Augusto e Gislayne Questionário Aplicado Junto a Turma do 3º Ano Médio “B”, (Tarde) 8 Alunos

1) Qual a sua opinião a respeito da disciplina de Geografia Esporam que é uma disciplina de altíssima relevância para a sociedade, pois aprendem cada vez mais sobre diversos lugares do mundo e principalmente sobre o espaço que os cercam.

2) Em sua opinião, qual é o papel da Geografia desempenhada na escola, sobretudo no nível médio? No nível médio apresenta um papel de interação de conhecimentos sobre seus respectivos assuntos. Assim atribuindo compreensão do assunto do ensino fundamental.

3) Você consegue perceber se existe aproximação entre os objetivos do ensino de Geografia e a forma como a disciplina é trabalhada na sua escola? Explique. Todos falaram que sim, pois se trata de uma disciplina que fala muito dos assuntos que os alunos convivem com eles e estão presentes no cotidiano/dia-a-dia dos mesmos.

4) Relate um pouco de sua experiência ao estudar Geografia nos níveis fundamental e médio, ou seja, sobre as metodologia s e recursos didáticos utilizados pelos professores, sobre os processos de avaliação escolar, etc. Relataram que tiveram uma experiência incrível quando foram para aula de campo, porque segundo eles, uma coisa é você ver instruções nos livros e outra é você ver o que realmente o mundo geográfico nos mostra.

5) De que modo a Geografia se faz presente no seu dia- a-dia? A Geografia se faz presente em tudo porque tudo que nós fazemos é Geografia, também citaram exemplos de lugares em que vivem/residem.

6) Você sente alguma dificuldade em estudar Geografia? Explique. De 8 alunos somente 1 acho difícil, disse que era um assunto um pouco complicado, os 7 restante falaram que não, porque a Geografia se faz presente em todos os lugares citando exemplos, como; saindo de casa para a escola ou até dentro dela mesmo, todos estão no espaço geográfico, assim o que devem fazer é pôr em prática e trazer para a vida real o que se aprende na sala de aula, observar sempre.

7) Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia na sua escola. As sugestões foram as seguintes: Laboratório de Geografia, aulas de campo, mais aulas de vídeo e debates.