Gestão do Conhecimento e Inovação Material fornecido pelo Prof. Judevan Carvalho Reinaldo Moreira Arquiteto, especialista em Administração de Marketing.

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Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento e Inovação Material fornecido pelo Prof. Judevan Carvalho Reinaldo Moreira Arquiteto, especialista em Administração de Marketing com ênfase em Gerência e Desenvolvimento de Produtos e Serviços. Auditor Pleno de Sistemas de Gestão da Qualidade. Consultor em Qualidade, Inovação e Avaliação de Sistemas Construtivos Inovadores. Curioso em: Música (mas não sei ler partituras...), espiritualidade, expressões populares, nomes de ruas e bairros... E em saber como algumas pessoas conseguem escrever livros, fazer filmes, compor músicas, inventar coisas...

O desafio.... “A Inovação ”

Gestão de Pessoas Logística Marketing Gestão do Conhecimento Comportamento organizacional Tecnologia da Informação Psicologia Sociologia Economia CiênciaPolítica AntropologiaCultural História Fonte: Caravantes adaptado por Judevan

Definição de Competência Individual Saber agir responsável, que implica a capacidade de mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes e que suportam as competências organizacionais, de maneira a gerar o melhor resultado diante dos desafios estratégicos estabelecidos pela organização.

Criatividade e Inovação Capacidade de gerar e incentivar novas ideias, avaliando a sua viabilidade de implementação, desprendendo-se de paradigmas e modelos mentais preexistentes. Implica interpretar situações e criar soluções não usuais para alcançar os objetivos da organização.

O conjunto de informações que uma pessoa armazena e do qual lança mão, quando necessário – SABER É ser capaz de usar o conhecimento que possui e demonstrar que sabe – SABER FAZER O conjunto de valores, crenças e princípios formados ao longo da vida – QUERER FAZER Benjamin Bloom O modelo C.H.A. de competências onhecimento abilidades titudes

Níveis de Domínio da Aprendizagem

Visão Pessoal Diagnóstico Pessoal + Trios Visão Pessoal Diagnóstico Pessoal + Trios Autoconhe- cimento DCI = Oportunidade de crescimento A pessoa que você quer ser Planos de Ação A pessoa que você quer ser Planos de Ação Crie um ambiente de aprendizagem: Oficinas e Caderno de Idéias e ações Postura proativa + = Adaptado de McCall Assuma a responsabilidade por seu desenvolvimento

INOVAÇÃOINVENÇÃO CRIATIVIDADE CRIATIVIDADE X INOVAÇÃO X INVENÇÃO é o produto do génio humano, enquanto gerador de novas ideias, conceitos ou teorias. é um passo à frente, no qual se delineia um produto, processo ou protótipo resultante da combinação de ideias em que uma, pelo menos, é inteiramente nova, ou em que o modo como essas ideias estão combinadas é totalmente novo, produto da criatividade. é a transformação de ideias e/ou utilização de invenções, de que resultam aplicações úteis conducentes a melhoramentos.

O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino. Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, a “Idade da Fé” ou a “Espessa noite gótica”. Por Demercino Júnior - Graduado em História Equipe Brasil Escola CURIOSIDADES: INOVAÇÃO e IDADE MÉDIA - séculos V a XV

Mas foi no século XX que a Idade Média foi reconhecida como um período de descobertas que transformaram nosso meio. Além de ser a origem de nossa miscigenação (através da mescla de valores da sociedade antiga com os povos germânicos), segundo Jacques Le Goff (1), foi na Idade Média que surgiu a sociedade moderna, que criou “a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução”. Por Demercino Júnior - Graduado em História Equipe Brasil Escola (1) livro “Para um novo conceito de Idade Média”. Lisboa: editorial Estampa, 1980, p. 12. CURIOSIDADES: INOVAÇÃO e IDADE MÉDIA - séculos V a XV

INOVAÇÃO: INVENÇÕES DA IDADE MÉDIA - séculos V a XV Óculos Papel Livro Baralho Xadrez (o jogo) Carnaval Universidade Algarismos Arábicos Zero (o número) Bancos (instituições financeiras) Garfo Anestesia Vidros nas janelas Chaminé Escala e nomes das notas musicais Prensa de caracteres móveis Notários (cartórios) e assinatura reconhecida Sentar à mesa (para refeições) Moinhos Carrinho de mão Botôes (para roupas) Roupas “de baixo” e calças Bússola Pólvora Relógio mecânico e as horas iguais, independentes da estação do ano Purgatório Papai Noel

Para inovar é preciso ter A Variável Componente “Criatividade”

Atitudes e meio excessivamente autoritários. Medo do ridículo face aos outros. Pressão conformista do “sistema”. Intolerância da organização com atitudes divergentes. Busca excessiva de certeza. Punição ao erro. Falta de tempo para pensar outras alternativas. Criatividade: Fatores Inibidores

“Siga as normas.” “Seja prático.” “Evite ambiguidades.” “É proibido errar.” “Isso não tem lógica.” “Brincar é falta de seriedade.” “Busque sempre A resposta certa.” “Inovação envolve risco...” Bloqueios e Barreiras à Criatividade Fonte: VAN OECK ROGER, 1995.

Megatendências Mercado Legislação e regulamentação Competitividade Sobrevivência e Longevidade Forças Propulsoras à Inovação

Dados da Unesco Relatório Unesco sobre Ciência: Capítulo Dedicado ao Brasil – Autores: Carlos Henrique de Brito Cruz e Hernan Chaimovich*. O Brasil vai bem em produção científica, está na 13ª Posição de maior produtor de ciência do mundo, ranking que leva em conta o número de artigos científicos publicados por país. Temos no Brasil 1,3 pesquisador por grupo de mil integrantes das forças de trabalho, ante 5,53 na Espanha e 9,17 na Coreia do Sul. Cerca de 60% da produção científica nacional se origina em sete universidades concentradas na região Sudeste. Isso demonstra a pouca capilaridade necessária para tornar a indústria do país mais competitiva em termos mundiais. Anos-baseArtigos publicados% mundialNº. de doutores ,8%554 (1981) ,7% (2008) Nota: * Brito Cruz: Diretor Cientifico da FAPESP e Ex-Reitor Unicamp; Chaimovich: Especialista em Política de C&T. Fonte: Editorial Folha de São Paulo, 12 nov Relatório Unesco, 10/11/2010.

BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento Fonte: Sra. Flora Painter, Chefe de Divisão de Ciência e Tecnologia do BID. Relatório Unesco – 10/11/2010 e Portal Exame – 14/09/2010 Estudo divulgados pelo BID, mostram que o Brasil foi responsável por 60% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, em 2007, entre os países da America Latina e do Caribe. O Brasil destina cerca de 1,09% do PIB para inovação, e sua meta é de 2% do PIB. Um valor que chega a US$ 20 bilhões, base Um dos pontos fortes para esta performance do Brasil é o fato de dispor de mecanismos de fomento à pesquisa tecnológica e mesmo com tantas barreiras burocráticas o país apresenta ainda um potencial de crescimento da inovação diferenciado aos seus vizinhos o que poderia melhorar sua posição em rankings internacionais.

Dados da PINTEC (Pesquisa de Inovação Tecnológica) IBGE Uso de benefícios do governo: 4,8 mil empresas sendo: 70,3% indústria; 19,1% Setor de P&D; 10,5% Serviços Selecionados; Nota: A grande maioria das empresas, 3,4 mil, fez atividade de P&D de forma contínua (58,6%). Desse valor, observa-se o percentual dos investimentos em atividades de P&D em relação à receita líquida de venda. 2005: 3% 2008: 2,9% Análise apenas de empresas industriais Países comparados*Qte. de empresasInovadorasTaxa de inovação Brasil ,1% Espanha ,5% Alemanha ,7% *A Espanha possui uma estrutura similar à brasileira, e a Alemanha foi considerada um país desenvolvido que se destaca no esforço inovativo. Fonte: Boletim Inovação – Unicamp, 3 nov 2010

Continuação Pintec 2008 Aspectos econômicos PIB4%6,1%5,1% Consumo familiar5,3%6,3%5,4% Investimento das empresas * 9,8%13,9%13,8% Exportações5%6,2%(-0,6%)** Importações18,4%19,9%18.5% Notas: * Formação bruta de capital fixo, indicador que mede o Investimento nas empresas. ** única exceção foi a queda no índice de exportações. Fonte: Fernanda Vilhena, Gerente Pintec, Observação Taxa de Inovação33,3%33,4%38,6%Evidencia-se o acréscimo na taxa de inovação por meio de compra de máquinas/ equipamentos. Dá-se menor importância ao P&D para acessar conhecimento e criar novos produtos e processos. Nº de empresas pesquisadas Brasil 84,7 mil95,3 mil106,8 mil Implementaram produto e/ou processo novo ou melhorado 28,0 mil32,8 mil41,3 mil

As 25 Empresas Brasileiras mais Inovadoras – Em Ordem Alfabética Fonte: Época Negócios. AMPLAAVAYABRADESCOBRASILATABRASILPREVC.E.S.A.R. CRISTÁLIADAIICHI SANKYO ELETRONORTEENGESETEVEN CHEMTECH GVT SERASATICKETWHIRLPOOLXP INVESTIMENTOS IBM JFL LABORATÓRIOS SABIN LANXESSLEUCOTRONPRATI- DONADUZZI PREDICTA CI&T

Ranking das Empresas Inovadoras Fonte: Época Negócios. Setembro/

Rankings de Inovação Metodologia A.T. Kearney Seis pilares da inovação: – Estratégia para inovação – Organização e cultura – Processo de inovação – Estrutura e suporte à inovação – Sustentabilidade – Resultados da inovação

Quantos de vocês pensam que inovação é estrategicamente importante para a sua empresa? Quantos de vocês têm em sua empresa processos/sistemas que facilitam a geração de inovação em vários níveis? Fonte: Comunidade Ampliar – FDC. Artigo Arruda e Rossi, 2009 Para saber mais, acesse o link 7 a 9% a 35%