UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Avaliação Institucional
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso de Docência Universitária
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
CURRICULO +.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal de Uberlândia
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
1ª Formação de Professores Coordenadores
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O papel do Estagio na Formação de Professores
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Organização e desenvolvimento do HTPC
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Transcrição da apresentação:

UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO

O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos que busquem a integração de todas as licenciaturas, possibilitando leituras e práticas interdisciplinares. Pensando nosso contexto de atuação, o LIFE tem como tema norteador o semiárido que será problematizado focando seus caracteres socioambientais. Buscamos assim proporcionar aos estudantes das licenciaturas formação de caráter contextualizado e interdisciplinar, promovendo o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias de informação e da comunicação que permitam o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias das diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

Objetivos Promover atividades interdisciplinares nos cursos de licenciatura do campus/Petrolina e produzir material didático-pedagógico a partir da implantação do projeto ABC do Semiárido. Utilizar tecnologias da informação e comunicação na articulação entre os programas da CAPES relacionados à educação básica, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Fomentar discussões sobre estratégias de ensino e aprendizagem, que possibilitem a construção de novas práticas docentes.

Realizar seminários, mesas-redondas com abordagens teórica interdisciplinares para alunos e professores da UPE/Petrolina, professores da Educação Básica e demais interessados, a partir das experiências suscitadas pelo laboratório; Oferecer a comunidade acadêmica, em caráter dinâmico, cursos de extensão voltados para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações na prática docente; Articular os cursos de formação de professores para uma efetiva intervenção no espaço escolar, por meio da atuação dos alunos do PIBID e do estágio curricular; Disponibilizar o material didático produzido no laboratório e publicar as atividades dos discentes graduando nos congressos, revistas, livros etc.;

Possibilidades Organizar de forma interdisciplinar a construção de material didático sobre o semiárido. Contamos com todas as Licenciaturas oferecidas pelo Campus: Biologia, Matemática, Geografia, Historia, Letras Portuguesa, Letras Inglês, Pedagogia, além dos professores e alunos da Educação Básica.

Normas de utilização do laboratório 1-apenas projetos com perspectiva interdisciplinar pode ser realizados dentro do LIFE. 2-Toda proposta deve estar ligada a um professor responsável, sendo encaminhada ao e- mail: 3- A sala só poderá ser utilizada mediante a autorização do coordenador do laboratório, seguida pelo agendamento e assinatura do termo de responsabilidade pelo docente proponente. A chave da sala será entregue ao docente responsável e apenas este poderá devolver e assinar a devolução. 4-O material de consumo, que se encontra no laboratório, só poderá ser utilizado com autorização prévia. 6-Apenas as câmeras digitais, GPS e filmadora podem ser retirados do laboratório mediante o agendamento prévio. É vedada a retirada de qualquer outro material eletrônico do Laboratório. 6-Os agendamentos devem ocorrer com no mínimo 48 horas de antecedência e devem respeitar os usos fixos pelo PIBID nas segundas e quintas entre 8h e 18h.