Vamos começar o trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Comunicação Integrada de Marketing
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Análise do ambiente de marketing
Profª. Selma Maria da Silva
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
MERCADO CATARINA E FABIANY
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Publicidade e Briefing
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Planejamento de Campanha – A4
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
O que é briefing? Vitor Bragalia
1º Ano pp - manhã Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria.
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Propaganda a Alma do Negócio
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Publicidade & Propaganda Conceitos e Categorias
Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
Fernanda Versiani de Paula 1PPM
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
Desenvolvimento Publicitário
Plano de Marketing Qual é o mercado alvo?
Primeiro Passo da Etapa 1
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Mariana N. Delgado 1PPN Publicidade e Propaganda – Categorias e Conceitos.
Publicidade e propaganda
Briefing.
Segmentação de Mercado
Gestão de Meios de Hospedagem
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
PLANEJAMENTO.
Tecnologia do Produto 17/11
Ambientes de Marketing
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
A base – Inteligência de mercado
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
AV2- CAMPANHA INSTITUCIONAL
Comportamento do Consumidor Digital
O plano de Comunicação Como escrever?.
Briefing. Processo inicial..
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
BRIEFING.
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Comportamento de compra do consumidor
Estratégia de Promoção
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Transcrição da apresentação:

Vamos começar o trabalho Briefing Vamos começar o trabalho

Do que estamos falando? coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho; documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

Passagem de informação de uma pessoa para outra: do anunciante para o executivo de atendimento e do atendimento para os demais profissionais envolvidos no processo.

Características Nem muito curto; Nem muito longo; Nem muito sistematizado; Nem muito dogmático.

Itens essenciais histórico da empresa problema de marketing objetivos plano de ação público alvo áreas geográficas de interesses limitações, como prazos e custos. análise do macroambiente (síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto, análise SWOT e um diagnóstico completo).

Em suma o produto; o mercado; as pessoas que devem comprar ou influenciar a compra do produto.

Ou... quem estamos tentando influenciar? como queremos influenciá-los? quando? E a que custo?

O processo O briefing deve ser um diálogo contínuo entre o anunciante e a agencia. Quem pergunta? Quem responde?

O processo Coletar o ponto de vista das outras pessoas e não expressar o seu próprio, de fazer questões e não o de respondê-las. Escutar.

Garimpo “O processo é uma investigação sistemática e uma troca meticulosa de informações, análise e exame, mantendo o que for relevante e descartando o que não for, até que o objetivo ótimo de propaganda apareça, tão claro e preciso quanto possível.”

Mas.. “É importante que o pessoal criativo sinta-se livre para procurar suas próprias fontes de informação. Às vezes, isso pode até significar visitas à fábrica, a um distribuidor ou ao ponto-de-venda.”

Check-list das informações – o produto Nome Descrição Propriedades Histórico Aparência física Embalagem Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução Custo x benefício Vantagens – Única, principal, secundária Desvantagens (e efeitos colaterais) Como é usado? – Local e forma Frequência de compra e uso Local de fabricação Capacidade de produção Disponibilidade – No presente e futuro Concorrentes Vantagens e desvantagens relativas aos concorrentes Diferencial Imagem e marca

Check-list das informações – o mercado Canal(is) de venda da categoria Importância relativa (se vendido em mais de um canal) Como o produto é vendido (unidade, pacotes, grandes quantidades, varejo tradicional, auto-serviço, distribuidores exclusivos, revendas etc)? Tamanho do mercado – Em volume e valor Influência e atitudes do atacado e varejo Tendência das vendas – Do produto/serviço; da categoria; do mercado total Influências: geográficas; sazonais; demográficas (raça, sexo, idade, profissões, padrão sócio-cultural etc) Distribuição Organização do mercado Influência da força de vendas (para a rede de distribuição e para os consumidores) Efeitos da propaganda (promoção, merchandising etc) no mercado Investimentos em comunicação (total e de cada concorrente) Concorrência: share-of-market, objetivos e estratégias de comunicação percebidas, imagem de cada concorrente Pesquisa – Disponíveis, regulares (que podem ser compradas) e ad hoc (que podem ser contratadas)

Check-list das informações – os consumidores Atuais, da Concorrência e Potenciais Ocupação, profissão Posição social e cultural Quantidade Nível de escolaridade média Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc) Grupos de idade Sexo Nível de renda Segmentação psicodemográfica Decisores de compra (formais e informais) Influenciadores da compra (dentro da casa/empresa e fora delas) Necessidade do produto/serviço (para o consumidor) Atitudes racionais e emocionais com relação a preço, qualidade e utilidade Hábitos de compra e uso Frequência da compra e uso

Check-list das informações – os objetivos Objetivos estratégicos da empresa Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos) Problemas (que dificultam atingir os objetivos) Oportunidades (que facilitam atingir os objetivos)

Check-list das informações – a estratégia básica Ferramentas de comunicação sugeridas Peças sugeridas e conteúdo básico Posicionamento (como a empresa, linha, produto, serviço ou marca quer ser percebida no mercado) Approach criativo (sugestões) Pontos obrigatórios a serem destacados ou evitados Target primário ou secundário Mercados (regiões e segmentos) a serem cobertos Meios de comunicação e veículos sugeridos Período de veiculação desejado Estilo (da empresa, linha, marca) a ser seguido Verba disponível

Referências www.portaldapropaganda.com/.../Modelo%20de%20Briefing.doc