Planejamento e Estratégia Disciplina: Empreendedorismo
Finalidade do Planejamento: Enfrentar a incerteza do futuro, em parte conhecido e previsível e em parte não
Decisões envolvidas: Objetivos Cursos de ação Meios de execução Pontos de checagem Formas de controle
Estratégia: Trata da inserção da empresa na sociedade Define o direcionamento geral da empresa Identifica vantagens competitivas
Origem da palavra estratégia: Do grego strategia, que significa “a qualidade e a habilidade do general”
Preparação de um plano estratégico: Definição do negócio e da missão Análise do mercado Diagnóstico Estratégias a adotar
Definição do negócio e da missão: Que papel devemos cumprir na sociedade? Qual a utilidade da empresa para os clientes? Qual deve ser o escopo de nossas atividades?
Análise do mercado: Alvo = clientes Inimigo = concorrentes Parceiros = fornecedores e distribuidores Oportunidades Ameaças
Diagnóstico: Pontos fortes e fracos Desempenho financeiro Participação dos clientes no faturamento Participação dos produtos e serviços no faturamento Participação no mercado
Definição das estratégias a adotar: Macroestratégias: Sobrevivência Manutenção Crescimento Desenvolvimento