Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Goiás
O processo de desenvolvimento do espírito empreendedor
Práticas de Apoio à Gestão
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Empresa Privada – Grandes empresas
DESENVOLVIMENTO HUMANO
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Gestão do Conhecimento
Planejamento de Marketing
Planejamento de Marketing
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Educação Coorporativa Geração de Conhecimento
Quem aprende: as organizações ou as pessoas?
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Práticas de Apoio à Gestão
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Gestão por Competências
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Alinhamento Estratégico de
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Transformando estratégia em ação
Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O Processo de Treinamento
Na Era do e-RH.
“Avaliação de aproveitamento” WebQuest – Final GRUPO 06: ANDRE LUIZ BARBATTO DE NOVAES EVERTON AUGUSTO LUCAS LUIZ ALBERTO STEPHAN JUNIOR RENAN NUNES CHIARANDA.
Sejam bem vindos!.
Processos Administrativos Aula 1
Curso – Preparatório para certificação de ouvidores do SICOOB.
Uma onda de reorganizações
Universidade Corporativa Procenge
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás Programas Educacionais Orientações.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010

Educação Corporativa O papel das organizações no aprendizado de seus funcionários está se ampliando cada vez mais. A responsabilidade da organização no gerenciamento do conhecimento não significa um paradoxo em relação à iniciativa das pessoas para o seu autodesenvolvimento. As pessoas estão preocupadas com o futuro e ele está na educação.

Educação Corporativa A partir da década de 1990, as ações de T&D começaram a deslocar-se da esfera restrita da antiga área de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados e passaram a permear toda a organização sob o nome de Educação Corporativa. A educação corporativa trata de incentivar a aprendizagem contínua para desenvolver atitudes, formas de pensamento e hábitos, competências e uma visão de negócio, que possam dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem seu trabalho.

Educação Corporativa O gerenciamento do conhecimento procura alinhar a educação das pessoas aos objetivos estratégicos do negócio. Aumentar a produção em 30% até o final do 1º semestre do ano. Abrir 3 novos mercados até dezembro de 2010. Desenvolver projeto de Responsabilidade Social até Novembro de 2010. Resultados esperados de acordo com o plano estratégico Educação das pessoas para conseguir o atingimento dos objetivos organizacionais

Paralelo entre T&D e Educação Corporativa T&D - Antes EDUCAÇÃO CORPORATIVA Voltada ao treinamento de pessoas. Contabilização de horas de treinamento por funcionário/ano. Voltada ao negócio via processos educacionais contínuos. Voltada aos funcionários das organizações. Voltada para toda a cadeia de produção: funcionários, fornecedores, clientes, comunidade de interesses. Centro de custos. Centros de resultados/unidade de negócios. Enfoque mais burocrático. Enfoque mais competitivo. Cultura organizacional não impacta sua atividade. Cultura organizacional é ponto de partida do projeto e é trabalhada pelo projeto.

T&D - Antes EDUCAÇÃO CORPORATIVA Locais tradicionais de realização O “locus” do processo da aprendizagem foi deslocado para onde melhor atender às necessidades e às expectativas dos clientes da Universidade. Validação burocrática. Validação do conteúdo, do facilitador e dos alunos é parte integrante do processo de aprendizagem. Facilitadores e instrutores externos. Conta também com facilitadores e instrutores escolhidos entre os funcionários da organização. Tecnologia ditada pelo facilitador. Utilização de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, mas a tecnologia é entendida apenas como um item do processo de aprendizagem. Quadro 1 – Adaptado de: T&D “antes” e “depois” da introdução dos conceitos de Educação Corporativa e Universidade Corporativa. Fonte: NAJJAR, Eduardo Rienzo, 2001.

Fontes consultadas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 529 p. NAJJAR, Eduardo Rienzo. Universidade Corporativa. In: BOOG, Gustavo G. (Coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento: um guia de operações. São Paulo: Makron Books, 2001, 284 p.