GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Currículo /Educação Física
Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2013
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação.
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Conversando sobre Formação Integral.
Ginástica Geral.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Ginástica nos ciclos de educação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Teoria e Aprendizagem da Ginástica Para Todos (Ginástica Geral)
OFICINA DE CRIATIVIDADE
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. José Roberto Medina
Cristiane Jonas Francisconi
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Construção de um jogo de boliche
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Base nacional comum curricular
Professor Dr. Renato Vaz
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
Componente Curricular Arte
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS

GINÁSTICA PARA TODOS danças expressões folclóricas jogos dentre outras É uma modalidade bastante abrangente. Está fundamentada nas atividades ginásticas – ou seja, as ações gímnicas devem estar presentes, porém, integrando vários tipos de manifestações e elementos da cultura corporal, tais como: danças expressões folclóricas jogos dentre outras Expressos através de atividades livres e criativas.

GINÁSTICA PARA TODOS OBJETIVO Promover o lazer saudável, proporcionando bem estar aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, mas respeitando as individualidades. Não existe qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, Segundo Santos (2001), a GPT é uma ferramenta importante na educação, pela multiplicidade das possibilidades de expressão, universalidade de gestos e facilidade de incorporação de processos formativos e educacionais.

GINÁSTICA PARA TODOS PRINCIPAL CARACTERÍSTICA Ausência da competição, pode proporcionar, além do divertimento e satisfação provocada pela própria atividade, o desenvolvimento da criatividade, ludicidade, participação irrestrita, a apreensão pelas pessoas das inúmeras interpretações da ginástica, a busca de novos significados e possibilidades de expressão gímnica (AYOUB, 2003). Está orientada para as questões educacionais e do lazer, para a prática sem fins competitivos, privilegiando a demonstração. Apresenta-se então dotada de um caráter de autonomia, liberdade, favorecendo o convívio em novos grupos, fazendo com que o indivíduo alargue as fronteiras do seu mundo, intensificando assim suas comunicações.

GINÁSTICA PARA TODOS • O principal alvo é a pessoa que pratica, visando promover a integração das pessoas e grupos e o desenvolvimento da ginástica com prazer e criatividade. • Não possui regras rígidas pré-estabelecidas, pois estimula a amplitude e diversidade, abrindo um leque de possibilidades para a prática da atividade corporal, sem distinção de idade, gênero, número e condição física ou técnica dos praticantes, música ou vestuário. • Os festivais se constituem como sua principal manifestação, o que a vincula também ao artístico, ao espetáculo. • Difere-se, portanto, das ginásticas competitivas, cujas principais características são: a seletividade, regras rígidas, visando sobretudo vencer. • Uso irrestrito de todo e qualquer tipo de materiais (convencionais ou alternativos), favorecendo a criatividade e a descoberta de novas possibilidades de ação.

GINÁSTICA PARA TODOS De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006) os principais objetivos da GPT são: • Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas. • Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas. • Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com os outros. • Oportunizar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes. • Manter e desenvolver o bem estar dos praticantes. • Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade, privilegiam o estímulo à criatividade, ao bem estar, à união entre as pessoas e o prazer pela sua prática.

GINÁSTICA PARA TODOS Marcellino (2004) aponta ainda que as atividades de lazer devem atender as pessoas no seu todo. Para tanto, é necessário que as pessoas conheçam as atividades que satisfaçam os vários interesses, sejam estimuladas a participar e recebam orientação que lhes permita a opção. Assim, a opção pela GPT, como por qualquer outra atividade, deve ser consciente e não imposta, buscando incentivar a ampliação de interesses como: o conhecimento do próprio corpo. No Brasil, existem vários grupos de GPT, apesar de sua prática ainda ser pouco difundida. Assim, é imprescindível a veiculação de ações e projetos em prol da GPT, no intuito de democratizarmos o acesso a esta prática e desmistificarmos a ginástica como prática de elites.

TRABALHO COM A GPT GINÁSTICA PARA TODOS Não existem receitas prontas, pois cada grupo possui características diferenciadas e cabe ao professor ou coordenador do grupo identificar a melhor maneira de conduzir o aprendizado da ginástica. -1º momento: integração do grupo (por meio de jogos, brincadeiras ou outras atividades lúdicas); -2º momento: apresentação do tema da aula (sendo as atividades de GPT tematizadas, podemos usufruir das relações com diversos temas propostos de acordo com os objetivos do grupo); -3º momento: aprendizagem e/ou desenvolvimento de elementos gímnicos: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, trepar, dentre outros; além do desenvolvimento de ritmo e coordenação de diferentes elementos; -4º momento: proposição de “tarefas” em pequenos grupos, de acordo com o tema, explorando diversas possibilidades de movimentos, sem materiais e com materiais (sejam eles convencionais ou alternativos), favorecendo a construção de pequenas coreografias; - Finalização: apresentações para os demais grupos.

GINÁSTICA PARA TODOS -1º momento: Aumento da interação social; Grupo Ginástico Unicamp, um dos grupos de referência em GPT no Brasil. Nesta proposta a aula é dividida em dois momentos, considerando o incentivo e a valorização das experiências e interesses das pessoas: -1º momento: Aumento da interação social; -2º momento: Exploração dos vários recursos que o material pedagógico pode proporcionar, podendo ser utilizados materiais tradicionais ou não tradicionais (como tecidos, jornais, garrafas de plástico, bambus, etc.). Enfim, as possibilidades de organização do trabalho com a GPT são muitas e o sucesso de sua prática dependerá da organização do grupo. Assim, a partir das considerações no decorrer deste trabalho, visualizamos a perspectiva de implantação da GPT em diferentes projetos de lazer, bem como a organização dos festivais de GPT como possibilidade de trocas de experiência, de aglutinação, de intercâmbios culturais, fazendo com que os festivais não sejam somente organizados “para” diversos grupos, mas “com” os grupos. Um desafio e um convite à reflexão.