Administração de Publicidade e Propaganda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
O Estudo da Comunicação
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
9 - Sistemas de Informação & Marketing
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Planejamento de Campanha – A4
Planejamento de Campanha
Planejamento de Comunicação
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Estratégias do agronegócio
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO
TRADE MARKETING.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Características dos meios
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Prof. Cárbio Almeida Waqued
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Comunicação.
Profª. Selma Maria da Silva
Equipe de Gestão.
Administração Mercadológica IV
Apresentação | | +55 (11)
Função da Administração:
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
2º PAINEL DE PROPAGANDA Apresentação feita com exclusividade para a FAAP Setembro de 2008.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
MATRIZ BCG.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
Planejamento Estratégico de MKT
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Empreendedorismo ________________________________________
INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO EM MÍDIA NO BRASIL. Apresentação Começou a operar em 1990; Objetivo: levantar, mês a mês, o volume do investimento publicitário.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Planejamento Estratégico de Marketing
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Prof. Dr. Édson Crescitelli EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 1 – Esquema de Análise.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Segmentação de Mercado
Transcrição da apresentação:

Administração de Publicidade e Propaganda Agência de Propaganda Uma Introdução Aula 8 – 05.10.2011 Tanúzia Vieira

A Indústria da Propaganda ANUNCIANTES AGÊNCIAS FORNECEDORES VEÍCULOS CONSUMIDORES/CLIENTES

Direcionamento Estratégico da Propaganda Abordagem da era industrial Planejar Desenvolver Implementar Abordagem do cliente Perceber Adaptar Responder

Cenário Anunciantes com estrutura de Marketing cada vez mais profissionalizada; Melhor distribuição dos investimentos entre as diferentes ferramentas de comunicação; Alinhamento de Contas - fusões/ aquisições; Aumento da confiança em métodos de comunicação altamente dirigidos; Aumento de esforços para avaliar o retorno sobre o investimento. Maior demanda imposta às agências de comunicação.

Demandas do Mercado Agências ajustadas aos objetivos de marketing do cliente; Agências mais flexíveis em serviços e em sua organização interna; Agências mais ágeis e criativas; Agências capazes de fornecer soluções novas e de impacto; Agências onde os profissionais de atendimento sejam gestores da comunicação dos clientes.

Tendências Gerais

Para as Agências Diminuição da quantidade de agências como consequência da associação com outras empresas de comunicação e fornecedores de serviços, capazes de atender às estratégias dos clientes. A propaganda será cada vez mais importante como arma de competição entre marcas e haverá de se apropriar de outras formas de comunicação para introduzir novos conceitos e ideias sobre consumo.

Para as Agências Mesmo considerando a forte influência da globalização no processo criativo, a comunicação não perderá de vista os traços culturais locais. Mesmo com a internacionalização das agências haverá sempre a necessidade de agências e profissionais nacionais interagindo, culturalmente, com o consumidor. Na nova economia mundializada, com o incentivo à abertura de novos negócios e ao surgimento do pequeno empresário a partir de políticas de incentivo ao empreendedorismo, haverá uma expansão de oferta de trabalho na área, pois a sobrevivência do pequeno empresário depende de estratégias de comunicação.

Para as Agências A segurança, exigência básica do consumidor, será cada vez mais incorporada à tecnologia, ampliando e facilitando a oferta de serviços. A venda de produtos através da mídia on-line e o recebimento do produto ou serviço, em casa ou no local de trabalho, continuará sendo um negócios em franca ascensão. As novas forças sociais (tecnologia, cidadania e consumerismo) demandam serviços na área de educação, da saúde, do espaço urbano, do ecossistema, do comportamento social e dos meios de comunicação comunitários, constituindo nova opção de trabalho para o publicitário.

Para as Agências A segmentação do mercado por religião, etnia, sexo, opção sexual, idade e minorias será cada vez mais forte nas emissoras a cabo e na internet. Tudo isso requer estudos e pesquisas específicas sobre cada segmento mercadológico, assim como estratégias comunicacionais adequadas a cada perfil de classe e categoria de consumidor. Como consequência, a multiplicação e a diversidade do mercado de trabalho.

Para as Agências O futuro da propaganda exige mais profissionalismo e o mercado vai se expandir cada vez mais para outros campos da comunicação, possibilitando mais empregabilidade nas áreas de Marketing de Relacionamento, Promoção e Design.

Para as Agências A internet, como um grande ambiente de negócios, ira transformar, cada vez mais, o marketing e a propaganda. A interatividade de todos os meios irá provocar a grande transformação na maneira como se pratica a comunicação. Isso implica que se deve ter maior conhecimento sobre o consumidor e seu comportamento.

Para os Profissionais Executivo de anunciante deve liderar tarefa de integração e coordenação da comunicação, mas com grande suporte da agência. Performance vai influir na remuneração. Capacidade de trafegar do global ao local. Antecipar demandas e necessidades dos clientes. Líder deve olhar mais a estratégia e menos o job. Líder deve ser "clínico geral" e capaz de gerir/fazer o planejamento.

Para a área de Planejamento Capacidade de integrar as atividades de comunicação e de desenvolver a "experiência da marca". Compreender a dinâmica do mercado, saber integrar processos e garantir resultados. o Planejador deve ser líder e visionário mais do que técnico.

Para a área de Mídia Concentração nos quatro pilares clássicos: TV, rádio, jornal e revista. Necessidade de desenvolver novos formatos. Profissionais de mídia mais bem informados, com maior competência técnica e capacidade gerencial. Melhorar competência de planejamento estratégico e negociação. Integração cada vez maior com o time criativo da agência e com a área de atendimento/planejamento.

Para os Veículos Mudanças importantes na estrutura do setor e fortalecimento dos grupos regionais. Conteúdo mais diversificado, mais internacional e mais local. Probabilidade de importantes mudanças no relacionamento comercial cliente/agência/veículo. Mais e melhores pesquisas — se os anunciantes exigirem. Profissionais das áreas comerciais dos veículos devem ser mais técnicos e conhecer melhor o marketing, a mídia e a pesquisa.

Dados de Mercado 2010 Fonte - Projeto Inter-Meios/ Grupo Meio & Mensagem (M&M) em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC).

Mercado Publicitário Crescimento – 17,7% em relação a 2009. ( Melhor ano - 2004 {25,7%}) Faturamento – 35,9 bilhões de Reais (melhor resultado em 6 anos) Do volume total movimentado, R$ 29,1 bilhões foram consumidos pelos anunciantes na compra de espaço publicitário em veículos de comunicação. TV aberta movimentou R$ 16,4 bilhões. Previsão de Crescimento do Mercado para 2011 - 10%.

Mercado Publicitário Causas do excelente desempenho: O consumo aquecido o ano todo pelo aumento da renda e pelo desemprego em queda; A Copa do Mundo da África do Sul, que mobilizou os grandes anunciantes privados; As eleições para governador e presidente, que estimularam os gastos públicos com marketing.

Ranking 2010 - Considerando o investimento total em mídia MEIO Share (%) Crescimento Comentário TV ABERTA 62,9% 21,6% Um recorde desde que o estudo começou a ser feito, em 1990. JORNAIS 12,36% 3,4%  Em 2009 o share foi de 14,1%. REVISTAS 7,5% 14,9% Em 2009 o share foi de 7,7% INTERNET 4,64% 27,9% meio em que os investimentos publicitários mais aumentaram. RÁDIO 4,18% 10,9% Em 2009 o share foi de 4,4%. TV POR ASSINATURA 3,86% 22,95% GUIAS E LISTAS 1,24% -7,78% Acesso mais fácil e customizado a listas e guias na Internet. Por conta dos anúncios classificados, o setor tem feito forte migração para o meio internet, que continua ascendente. CINEMA 0,35% 12,97%

Mercado Brasil X Mercado Internacional (em faturamento) Estados Unidos Japão Alemanha China Inglaterra Brasil França OBS - Ainda no comparativo com o mercado internacional, a TV aberta brasileira em participação só fica atrás dos mercados de Estados Unidos e Japão, ocupando a terceira posição. Fonte - Relatório ZenithOptmedia.

Obrigada.