Prof. Dr. Fernando S. COELHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Painel 21: Municípios paulistas e transição de governo: a pesquisa e alguns resultados  
Advertisements

IV Congresso CONSAD TRANSIÇÃO DE GOVERNO – Experiência AMENSP
ENCONTRO PSDB/MG PLANEJAMENTO, GESTÃO E FINANÇAS Deputado Federal Marcus Pestana (PSDB- MG) Dezembro/2012.
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
ROCHA, Arlindo Carvalho
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Ministério da Cultura.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
participação e controle social
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gestão Estratégica na Política Pública
José Alberto Ribeiro Carvalho
Integração - Modernização - Descentralização
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Agem Campinas 22/10/12 O CEPAM E O PROJETO DE TRANSIÇÃO Relação com municípios: conhecimento das dificuldades de uma nova gestão e da transição Respeito.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
Lei Orçamentária Anual - LOA
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
Encontro Regional do CONGEMAS REGIÃO SUL PAINEL SOBRE PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E ELABORAÇÃO DO PPA, LDO E LOA Fundo Nacional de Assistência.
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Fernando S. COELHO Congresso do CONSAD / Painel 21 – Transição de Governo Apresentação Reflexões sobre a Importância do Processo de Transição de Governo para a Continuidade Administrativa e a Governança Pública Prof. Dr. Fernando S. COELHO Brasília, 17 de abril de 2013

O que abordarei nesta exposição? Conceitos & princípios da Transição de Governo (TG) A institucionalização da TG no Brasil pós-redemocratização Reflexões sobre a TG no Brasil: limites à luz da cultura política Reflexões sobre a TG no Brasil: possibilidades pelos arranjos adm-inst. Agenda de Pesquisa e Orientação para Ação

Uma Palavra... Transição de Governo é... (...)

Definição mais comum e operacional… A Transição de Governo é um processo que se dá no período compreendido entre a divulgação do resultado eleitoral e a posse. Neste período, o eleito já deve tomar diversas providências para começar a governar e o governante em final de mandato deve se voltar para um encerramento responsável.

e a alternância de poder Algumas Idéias…Pensar mais no Estado e menos no Governo! Democracia e a alternância de poder Republicanismo e o interesse público Governança e a accountability O Ciclo de Gestão e a continuidade

A agenda da Transição de Governo como Pol. Pública de Gestão Fluxo de Problemas... Processo de Redemocratização... ... e as eleições majoritárias as descontinuidades administrativas... ...a baixa performance da gestão entrave cultural ...gram. Patrimonial Fluxo de Soluções... o sistema planejamento-orçamento as Leis ... LRF, Ltransp. e LAI a indução de órgãos governamentais ...a emergência do controle social

Definição mais ampla e estratégica… A Transição de Governo que se estende também para além do período tradicional (eleição-posse) vem assumindo importância cada vez maior na dinâmica política brasileira. Deixou de ser uma mera troca de governantes, para se tornar um dever e instrumento de avaliação e planejamento dos políticos e um direito dos cidadãos.

Dos Primeiros Exemplo à Normatização 2002 - No último ano de mandato do Governo Fernando Henrique Cardoso, o país testemunhou um dos mais civilizados atos da democracia dentro de um processo claro de alternância de poder, a formação de uma Comissão de Transição que teve por objetivo, de forma transparente, entregar a máquina pública com um nível de conhecimento máximo sobre a situação dos direitos e obrigações que o próximo Governo iria herdar. Resultado: aprof. do planejamento + continuidades!

Ilustrando os avanços… Itabuna/BA – “O prefeito Capitão Azevedo recebeu o prefeito eleito Claudevane Leite, o vice-prefeito, Wenceslau Júnior e demais representantes da equipe de governo, nesta terça-feira, no gabinete” (07/11/2012)

Mas a intransição é o comum… Patrocínio de Muriaé-MG – “A justiça da Comarca garantiu, na última semana, o direito do prefeito eleito de Patrocínio do Muriaé-MG, Pablo Emílio Campos Correa (PPS) e sua equipe, de constituírem uma comissão de transição para trabalhar junto à Prefeitura até o final do atual mandato, em 31 de dezembro. A liminar foi assinada pelo juiz Dr. Felipe Teixeira Cancela Jr.” Chapadinha-MA – “A prefeita eleita Ducilene Pontes, Belezinha, (PRB) já encaminhou ofício a prefeita Danúbia Carneiro no dia 25 de outubro comunicando a nomeação de uma Comissão de Transição para tratar dos assuntos de interesse da futura administração municipal. Não teve resposta!”

Irresponsabilidade da INTransição (fonte: Cepam) Contratos de prestação de serviço em vencimento Venda de maquinário no último semestre Deletamento de Sistemas de Informação e Sumiço de HD Desaparecimento de chaves, materiais, documentos Falta de informação de convênios, pessoal e finanças Ausência de agenda de atuação dos primeiros dias/meses

Iniciativas de Institucionalização Recentes.... Do Poder Legislativo Dos Tribunais de Contas e CGU De Alguns Executivos Da Sociedade Civil Órgãos de Pesquisa (CEPAM), com radiografia do Estado de São Paulo (…)

TG: Potencializando as Peças de Planejamento PPA apresenta diretrizes, objetivos e indicadores quantificados A LDO explicita metas e prioridades para cada ano A LOA prevê recursos para sua execução Constituição Federal (art. 165); Constituição Estadual e Leis Orgânica do Município

Horizontes de Planejamento Macrogovernamental Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul

Transição! O Processo de Transição está contido no... ... Ciclo das Políticas Públicas. s Transição! 16

Algumas Constatações Não ocorre naturalmente! Logo, deve ser induzida (lei, iniciativa política etc) Administrativamente, envolve regras, estruturas e pessoas É um ação tecnopolítica compartilhada que envolve prestação de contas, gestão da informação e planejamento. Nas últimas eleições vem ganhando espaço e adeptos, Mas ainda é uma realidade incipiente!

Muito Obrigado! fernandocoelho@usp.br