CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Oficina Relatório CEJAs Marilze Guerrise.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Máscaras Africanas.
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
RESULTADOS FINAIS NÚCLEO REGIONAL DE IRATI: 09 MUNICÍPIOS:
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
TURNO INTEGRAL.
Avaliação Institucional
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PPP – Projeto Político Pedagógico.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Da avaliação ao acompanhamento
Cristiane Jonas Francisconi
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Estágio Supervisionado II
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Avaliação Educação Infantil.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Andrea Diniz Soares NEI- UFRN UNIVERSIDADE DE LISBOA

Princípios avaliativos Jussara Hoffmann Entendimento do processo de desenvolvimento infantil; Função mediadora; Mediação entre a criança/realidade/ espaço institucional; Observação, registro e reflexão- ação e pensamento da criança.

Princípios freireanos: Problematização; Transformação; Dialogicidade; 4. Humanização.

Concepção de avaliação Avaliação é um processo pedagógico que , no âmbito mais amplo, propõe-se a refletir sobre a concretização da proposta pedagógica de uma determinada escola. Num âmbito restrito, visa verificar a aprendizagem do aluno. Diniz (2004)

Instrumentos de avaliação Relatórios; Portfólios; Fichas de avaliação;

Auto avaliação do aluno Processo dinâmico e interativo; Processo integrado ao processo de aprendizagem do aluno; Construção e valorização da expressão do aluno e criticidade; Expressão das aprendizagens nos planos: cognitivo, afetivo e social.

AUTO AVALIAÇÃO DO ALUNO Socialização e organização para o trabalho Comporto-me legal na roda? Presto atenção na roda da história? Arrumo os jogos após usá-los? Arrumo a brinquedoteca? Participo como ajudante do dia? Respeito os colegas? AVALIAÇÃO COLETIVA Qual a opinião do grupo?

Quadro de auto avaliação

É necessário toda uma aldeia para educar uma criança. Reflexão... É necessário toda uma aldeia para educar uma criança. Provérbio africano.

Paz e prosperidade em 2012! nataldiniz@yahoo.com.br