CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Andrea Diniz Soares NEI- UFRN UNIVERSIDADE DE LISBOA
Princípios avaliativos Jussara Hoffmann Entendimento do processo de desenvolvimento infantil; Função mediadora; Mediação entre a criança/realidade/ espaço institucional; Observação, registro e reflexão- ação e pensamento da criança.
Princípios freireanos: Problematização; Transformação; Dialogicidade; 4. Humanização.
Concepção de avaliação Avaliação é um processo pedagógico que , no âmbito mais amplo, propõe-se a refletir sobre a concretização da proposta pedagógica de uma determinada escola. Num âmbito restrito, visa verificar a aprendizagem do aluno. Diniz (2004)
Instrumentos de avaliação Relatórios; Portfólios; Fichas de avaliação;
Auto avaliação do aluno Processo dinâmico e interativo; Processo integrado ao processo de aprendizagem do aluno; Construção e valorização da expressão do aluno e criticidade; Expressão das aprendizagens nos planos: cognitivo, afetivo e social.
AUTO AVALIAÇÃO DO ALUNO Socialização e organização para o trabalho Comporto-me legal na roda? Presto atenção na roda da história? Arrumo os jogos após usá-los? Arrumo a brinquedoteca? Participo como ajudante do dia? Respeito os colegas? AVALIAÇÃO COLETIVA Qual a opinião do grupo?
Quadro de auto avaliação
É necessário toda uma aldeia para educar uma criança. Reflexão... É necessário toda uma aldeia para educar uma criança. Provérbio africano.
Paz e prosperidade em 2012! nataldiniz@yahoo.com.br