Júri Simulado Ética e Direitos Autorais Moema de B. e S. Botelho Thiago Amaral Martins Thiago B. de Queiroz 15 de junho de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
A análise e o Comentário de textos
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
ESMAPE ESCOLA SUPERIOR DE MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO EXEMPLOS DE FORÇAS JURÍDICAS NO PROCESSO Prof. Dr. Antonio Torre Medina.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MATEMÁTICA Análise das Questões.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Elaboração de Artigo Científico
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professora Angela Mota
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
Fundamentos da Administração Pública
Documentação e Resenha
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Os PCN e o Ensino Médio.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
1ª Formação de Professores Coordenadores
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Formação continuada ANO 2015
E S T U D O D E T E X T O Marcelo Borba Mário Ramos Agenda n Perfil dos professores < 5 minutos n Apresentação da técnica < 10 minutos n Dinâmica da atividade.
Documentos e Propostas legais
Currículos e Programas
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Júri Simulado Ética e Direitos Autorais Moema de B. e S. Botelho Thiago Amaral Martins Thiago B. de Queiroz 15 de junho de 2011

Juri simulado: Análise e avaliação de fato proposto Estudo profundo acerca do tema Construção de visão crítica Metodologia

Proposta do tema a ser julgado Mobilização dos alunos para constituição de um júri

Promotor: argumentação voltada a acusação e condenação do réu

Advogados de defesa: argumentos voltados a defesa do réu

Jurados: ponderação dos argumentos da promotoria e da defesa; decidem quanto a condenação do réu

Platéia: avaliação do desempenho dos promotores e da defesa; comentários finais

Juiz: zelar pelo bom andamento do julgamento conduzir a dinâmica

Estratégia de ensinagem Engloba todos os momentos da construção do conhecimento Síncrese Análise Síntese Intensa mobilização e participação dos alunos Operações mentais: Imaginação Interpretação Crítica Comparação Análise Levantamento de hipóteses Busca de suposições Argumentação Decisão

Avaliação: Coerência na argumentação Clareza e lógica das idéias Profundidade dos conhecimentos Uso da estratégia: Encerramento do curso

No nosso caso: Tempo para formulação dos argumentos 7´ Tempo de apresentação da promotoria e da defesa 5´ cada. Tempo da discussão do júri: 5´ Tempo para deliberações da platéia: 5´

Júri Simulado Ética e Direitos Autorais

Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física Dentre as competências essenciais de um físico: “desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio- políticos, culturais e econômicos”. Sobre matérias que devem estar presentes na formação do físico: “O núcleo comum precisa ainda de um grupo de disciplinas complementares que amplie a educação do formando. Estas disciplinas abrangeriam outras ciências naturais, tais como Química ou Biologia e também as ciências humanas, contemplando questões como Ética, Filosofia e História da Ciência, Gerenciamento e Política Científica, etc.”

ConnectU x Facebook Irmãos Winklevoss acusam os “criadores do Facebook” de violação de propriedade intelctual: 12/2002 – Os estudantes de Harward C. Winklevoss, T. Winklevoss e D. Narendra idealizam uma rede social da universidade e contratam S. Mavinkurve para trabalhar no que mais tarde se tornou ConnectU. 05/2003 – Marvinkurve se forma e Victor Gao, outro estudante de Harward, é contratado para continuar o desenvolvimento do site. 11/2003 – Gao abandona o projeto e Mark Zuckerberg assume seu lugar. 01/2004 – Enquanto mantinha o acordo de desenvolver o Harvard Connection, Zuckerberg registra o domínio THEFACEBOOK.COM, fato não revelado por Zuckerberg em um encontro com os irmãos Winklevoss três dias após o registro.

Eduardo Saverin x Mark Zuckerberg Eduardo Saverin acusa Mark Zuckerberg de reduzir seus direitos durante redistribuição de ações da companhia. 2003/2004 – Amigo de Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin investe no projeto THEFACEBOOK por participação de 30%. 2004/2004 – Eduardo Saverin investe novamente para garantir a continuação do projeto na Califórnia. 2004/2004 – Após receber outros investimentos de companhias do vale do silício, Mark Zuckerberg redistribui as ações do FACEBOOK de modo que as ações de Eduardo Saverin fossem diluídas para outras companhias.

Questões: ConnectU x Facebook: 1 - Os irmãos Winklevoss tem mérito na criação do facebook? 2 - Existiu apropriação da idéia dos irmãos por parte do Mark? 3 - Eles devem recerber créditos por isso? Eduardo Saverin contra Mark Zuckerberg: 4 - Mesmo sendo Eduardo Saverin um investidor de certa experiência, ele foi enganado? 5 - Se sim, qual punição seria apropriada para Mark Zuckerberg?