O COLORIDO DAS ARTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Advertisements

Metodologia de trabalho EVT
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Plano de Ação Pedagógica
PROJETO TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TARSILA DO AMARAL VIDA E OBRA ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO EDSON CANTARELLI PROFESSORA: MÔNICA MOTA MULTIPLICADORA: JACY PEREIRA.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
OS TRÊS PORQUINHOS.
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LEITURA DE IMAGENS.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Referencias Curriculares Nacionais
SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
OFICINA DE ARTES VISUAIS
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Colégio Estadual Augusto Meyer
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
A Arte na Literatura de Cordel
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Trabalhando com os Módulos do Conexão do saber
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Aprendendo com os Animais
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
As Reformas Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Mistura das Cores Gabriela Ferreira de Sousa Silvana Lessa Silva Goes
GREETINGS PAULA ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS UME PEDRO II GREETINGS/EJA.
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Apresentação Período: 04 a 09 de 2013;
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Coordenadora: Eliana Magalhães
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
BENEDITO CALIXTO E PINACOTECA JULIANA RODRIGUES MARTINS (ARTE) UME PEDRO II CONEXÃO DO SABER MÓDULO 'ARTE E REGISTRO HISTÓRICO BENEDICTO CALIXTO'
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Disciplina de Arte.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

O COLORIDO DAS ARTES

ANA CÉLIA PEREIRA FRIAS LAIR APARECIDA MAGALHÃES O COLORIDO DAS ARTES ANA CÉLIA PEREIRA FRIAS LAIR APARECIDA MAGALHÃES MÓDULO - BRINCANDO COM ARTE ENSINO FUNDAMENTAL/EJA CICLO I DISCIPLINA - ARTE

JUSTIFICATIVA O projeto justifica-se pelo fato de que o mundo das artes produz grande interesse por parte dos educandos. Partindo desse princípio, buscaremos ampliá-lo, proporcionando momentos nos quais os alunos tenham a oportunidade de expressar-se por meio das artes visuais.

OBJETIVOS Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiências sensoriais em todos os campos; Explorar diversos materiais, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação; Entrar em contato com obras de diferentes artistas.

METODOLOGIA Roda de conversa para saber qual o conhecimento prévio dos alunos; Trabalho com cores por meio de brincadeiras diversas; Leitura de livros de histórias; Apreciação de obras de arte; Produção de trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, pintura, modelagem e colagem.

METODOLOGIA Pesquisa em sites na internet conhecendo as obras da Tarsila do Amaral e de Romero Britto. http://www.google.com.br/search?q=romero+britto http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&biw=1572&bih=742&tbm=isch&sa=1&q=tarsila+do+amaral&oq=tarslia Utilização do site do Conexão do Saber Módulo Brincando com Arte.

RECURSOS UTILIZADOS Blocos lógicos; Sucatas; Massa de modelar; Livro de histórias; Tintas; Revistas e papeis variados; DVD.

AVALIAÇÃO A observação (das formas de expressão das crianças e de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas) é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

email anaceliafrias@hotmail.com titalala@bol.com