PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Capacidade Qualidade.
Recrutamento, Seleção e integração
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Organizar um novo clube
Recrutamento e Seleção
Gestão de pessoas Funções.
Gestão de pessoas Funções.
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
Profª. Selma Maria da Silva
Empresa Privada – Grandes empresas
Introdução aos temas: recrutamento e seleção
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Gestão de pessoas Profª. Maria Luísa Dias.
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
Recrutamento e Seleção
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
A experiência do Estado de Minas Gerais
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Desenvolvimento de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Prof. Rudy de Barros Ahrens
Projeto Cidadania.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Professor: Arthur William Pereira da Silva
Identificar fontes de idéias para empreendimentos
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
RECRUTAMENTO EXTERNO.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
Recrutamento de Pessoal
RECRUTAMENTO de PESSOAL
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
PROCESSO SELETIVO.
O Processo de Recrutamento
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
CONSULTORIAS NA ÁREA DE R. H. Nas últimas décadas, cada vez mais, torna-se comum a utilização de consultorias que oferecem serviços de atração e seleção.
Recrutamento de pessoal
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).
Recrutamento e Seleção
Profa. Mestre Marta Ajej
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E SAÚDE OCUPACIONAL
SELEÇÃO DE PESSOAS Disciplina: Gestão de Pessoas FATEC - ITU
Sugestão de Vídeo Parte 1
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento e Seleção
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS 1- Processos de AGREGAR pessoas. 2- Processos de APLICAR pessoas 3- Processos de RECOMPENSAR pessoas 4- Processos de DESENVOLVER pessoas 5- Processos de MANTER pessoas 6- Processos de MONITORAR pessoas

Agregar – são os modos de ingresso das pessoas nas organizações. Aplicar – é o aproveitamento útil das pessoas nos diversos cargos das organizações. Recompensar- é a retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços na organização. Desenvolver- dar formação básica para as pessoas aprenderem novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e novos hábitos e comportamentos, para ficarem mais eficazes.

Manter- fazer com que as pessoas tenham condições para permanecerem nas organizações por longo tempo. Monitorar – seguir, acompanhar, orientar e manter o comportamento dentro de determinados limites de variação do padrão estabelecido. É mais que controlar pessoas.

1- PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS - são as rotas de entrada na organização. - é a abertura de portas apenas para as pessoas (candidatos) capazes de ajustar suas características e competências pessoais com as da organização. - é feita uma filtragem para escolha apenas das pessoas que possam atender ao objetivos da organização. - a escolha é recíproca, por que as pessoas também escolhem as organizações onde querem trabalhar.-

-os métodos de agregar pessoas pode variar de uma organização para outra. -vai depender do tamanho, modernidade, tipo, estilo de gerência, legislação própria, etc da organização. - qualquer que seja o método, divide-se em: RECRUTAMENTO e SELEÇÃO

a- RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como a escolha da organização e das pessoas é recíproca, torna-se necessário que: - as organizações divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas interessadas a procurem. - os dados divulgados pela organização sejam dirigidas às pessoas do mercado de trabalho, com as características desejadas para ingresso. - o Mercado de Trabalho (MT) é composto pelas ofertas de trabalho das diversas organizações. - o MT é variável e inconstante em relação à oferta e à procura.

MERCADO DE RECURSOS HUMANOS (MRH) - vimos que o MT é o conjunto de oportunidades de emprego e vagas existentes. - o MRH é o conjunto de candidatos a emprego. - o MRH também pode ser chamado de mercado de candidatos. - o MRH refere-se ao contingente de pessoas dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando mas dispostas a mudar de emprego. - o MRH também varia em oferta (+ candidatos) ou procura (- candidatos)

MRH MT Vagas preenchidas

I- RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO Recrutamento INTERNO - atua sobre candidatos que já estão trabalhando na organização. - visa promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou motivadoras. - dá prioridade e privilegia os atuais funcionários oferecendo novas e melhores oportunidades. -oferece uma carreira de oportunidades. - aborda um número menor de funcionários já conhecidos.

Recrutamento EXTERNO - atua sobre candidatos que estão no MRH, isto é, fora da organização. - visa submetê-los ao seu processo de seleção de pessoal. - busca candidatos que possam trazer experiências e habilidades não existentes na organização. - aborda um enorme contingente de candidatos que estão no MRH e ainda são desconhecidos. -nem sempre a divulgação é feita de modo que alcance e atraia os candidatos que interessam. - pode ser feito através de apresentação espontânea e entrega de currículos.

- este recrutamento externo deve estar sempre aberto para os candidatos espontâneos, mesmo que não existam vagas no momento. - é uma atividade contínua e ininterrupta. - no serviço público o recrutamento externo obedece a métodos próprios. - existe a obrigatoriedade de concurso público. - este ponto será abordado separadamente.

Técnicas de Recrutamento Externo: 1-Anúncios em jornais e revistas especializadas. - os jornais são úteis para divulgação em geral. - as revistas especializadas são usadas quando se precisa de empregados mais especializados. - a construção do anúncio é importante. - deve haver a preocupação de como o candidato vai interpretar e reagir ao anúncio. - deve ter 4 características, lembradas pela palavra A I D A. - Chamar a Atenção, desenvolver Interesse, criar Desejo e por fim provocar a Ação do candidato em se candidatar.

2- Agências de Recrutamento - uso de organizações que servem de intermediárias entre os candidatos cadastrados e as organizações. - existem 3 tipos:- Agências operadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal. -Agências associadas com organizações não-lucrativas(ex: Centro de Integração Empresa-Escola). -Agências particulares ou privadas de recrutamento.

3-Contatos com Escolas, Universidades e Agremiações (sindicatos, associações, diretórios acadêmicos, etc): - algumas organizações realizam palestras, conferências e visitas, para divulgar suas condições de trabalho e recrutar no momento preciso. 4-Cartazes ou anúncios em locais visíveis: -tem baixo custo, com rapidez e razoável rendimento. - é estático e indicado para cargos mais simples. -geralmente colocado próximo da organização. - em locais de grande afluxo de pessoas.

5-Apresentação de candidatos por indicação de funcionários da organização: - tem baixo custo, alto rendimento e efeito relativamente rápido. - os funcionários sentem-se co-responsáveis pela admissão do candidato. - aproveita a organização informal. 6- Consulta aos arquivos de candidatos: -banco de dados dos que entregaram currículos antes ou que não haviam sido aproveitados. - menor custo, mas exige exame apurado. - geralmente recruta com rapidez.

II- SELEÇÃO - Dependendo do tipo de organização (empresa), a Seleção obedecerá a critérios específicos, por exemplo: - Órgãos públicos – obrigatoriedade de concurso público composto de provas ou provas e títulos. - Órgãos privados- provas, currículos, indicações pessoais, entrevistas, dinâmicas de grupo, etc...

ENTREVISTAS -As entrevistas são instrumentos bastante eficazes e exigem uma preparação bastante especializada, principalmente no que diz respeito à LINGUAGEM CORPORAL, que será estudada em uma parte especial no curso.