REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE TREINADORES – GRAU III MEIO-FUNDO, FUNDO E MARCHA
Advertisements

Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Habilidades Motoras Característica do existência humana
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
Como se avalia a condição física?
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
COMO FUNCIONA - QUEM FAZ
O QUE É Dos serviços do Lazer Ativo, é o que mais enfatiza apenas uma das pontas do pentáculo do bem- estar, a atividade física, apesar de seus resultados.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
 .
Área dos Conhecimentos
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Ginástica Aeróbica !.
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Treinamento Funcional
CAPACIDADES FÍSICAS BÁSICAS
Rosana Fachada Daniela Marcondes
GINÁSTICA A palavra ginástica vem do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimnos”, que significa nu.
Professora: Camila G. Peres
GINÁSTICA.
Pauta: Capacidades Físicas
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA
Ginástica Geral.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do.
A Sociedade humana: generalidades
PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013
Profº Wanderson Robson
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Sequência Pedagógica da Dança
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Rosana Fachada Daniela Marcondes
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Prof. Ricardo de Campos Oliveira. História da Ginástica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, “vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade,
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE PARA TODA VIDA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ENSINO MÉDIO: GINÁSTICA
Prof(a): Flávia Temponi Góes
Conceitos de Treinamento por Categoria.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Conceito É uma estratégia de policiamento voltada a promover a interação da polícia com a comunidade, com vistas a identificar os problemas locais de.
GINÁSTICA PARA TODOS: “PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER” Nara Rejane Cruz de Oliveira CLÉLIA FERREIRA JÉSSICA TEODORO MARILENE ALMEIDA LUCAS NICOLAS.
Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral
CURSO BÁSICO Trabalho em Altura - 8horas.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Capacidades Físicas Coordenativas
TIPOS DE CONCRETO Autores: Bruna Fernandes / Cássia Ferreira / Gabriele Resende / Sabrina Nunes Orientador: Marcelo L. M. Borges Palavras-chave: Armações;
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino Fundamental, 7º ano
CAPACIDADES FÍSICAS.
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
ALONGAMENTO.
GINÁSTICA de SOLO.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL. SEMINÁRIO DE ESPORTE EDUCACIONAL LUZIA FERNANDES BENDER Escola Municipal Delani Aparecida Alves IEE / Fundação Mondelēz.
Transcrição da apresentação:

REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA Fernanda Merida Vilma Lení Nista- Piccolo Marcos Merida Josilaine Santos Fernanda Duarte Luiz F. Lomônaco Felipe Leite João Palma Elias Henrique Tomas Petraglia

FUNDO HISTÓRICO O conceito de Ginástica recebeu diferentes conotações ao longo da história. Os gregos entendiam a ginástica como sinônimo de exercícios físicos em geral, como as corridas, as lutas, a equitação, os saltos, entre outros. Durante a Idade Média, os exercícios acrobáticos mantiveram o seu nível de expansão, graças a pequenas “troupes” ambulantes que viajavam de cidade em cidade, de castelo em castelo, executando números acrobáticos e recitando poesias e canções.  

FUNDO HISTÓRICO Segundo Langlade e Langlade (1970), a configuração da Ginástica nos moldes que a conhecemos hoje, ocorreu por volta de 1800. A Ginástica Acrobática foi implantada como modalidade esportiva junto à fundação da Federação Internacional de Esportes Acrobáticos (IFSA), em 1973. Em 1974 ocorreu o primeiro Campeonato Mundial da modalidade.  

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA   A principal característica da GACRO é proporcionar trabalhos em grupo.  

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA   Três princípios fundamentais que caracterizam a GACRO:  

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA   A GACRO é considerada um esporte acessível e de baixo custo pois não utiliza muitos acessórios. TABLADO E COLCHÕES DE PROTEÇÃO  

CARACTERÍSTICAS DA GINÁSTICA ACROBÁTICA   Nos treinamentos, colchões simples, cintos de auxílio, pedestais, medicine balls e simuladores de parceiros, além de materiais de apoio como plintos, espaldares, cavalos, entre outros. Pode ser desenvolvida por ginastas de diferentes estruturas físicas.  

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA Noções: espaço-temporais;   Noções: espaço-temporais; da esquematização corporal; do controle motor; da flexibilidade; da coordenação estática; da coordenação coletiva; do equilíbrio; da força e da resistência muscular localizada e da cooperação, da autonomia, do prazer e da autoconfiança.  

Peso Corporal - Cooperação Ambientes - Imagem - Equipes BENEFÍCIOS DA PRÁTICA   Nissen (1991), aponta diversas vantagens da Ginástica Acrobática comparada as demais ginásticas. Idade Peso Corporal - Cooperação Ambientes - Imagem - Equipes  

PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS De acordo com o código de pontuação da Ginástica Acrobática 2005-2008, da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, a Ginástica Acrobática é praticada por: PARES PARES PARES FEMININOS MASCULINOS MISTOS    

PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS TRIOS FEMININOS GRUPOS MASCULINOS    

PROVAS E FUNÇÕES ESPECÍFICAS Fora do âmbito competitivo, os grupos destas provas não precisam ser obedecidos.    

ROTINAS OBRIGATÓRIAS   O código de pontuação de Ginástica Acrobática 2005/2008, elaborado pela FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, estabelece que as rotinas (séries ou exercícios) sejam realizadas com música, sem letra, mas que a voz pode ser utilizada como instrumento, exceto na prova de quarteto masculino. Séries estáticas e dinâmicas = 2’30’’ Séries combinadas = 3’ tempo máximo  

ROTINAS OBRIGATÓRIAS   Quanto à área de competição, é utilizado um tablado, que deve medir 12 x 12 metros. As séries devem incluir uma combinação harmoniosa de coreografia, elementos de acrobacia coletiva, ou seja, figuras e elementos individuais, tudo em perfeito sincronismo.  

ROTINAS OBRIGATÓRIAS Elementos que cada ginasta deve executar individualmente: ROTINA ESTÁTICA ROTINA DINÂMICA    

ROTINAS OBRIGATÓRIAS ROTINAS COMBINADAS    

QUESITOS AVALIADOS valor de dificuldade dos exercícios composição das séries execução das séries impressão geral (incluindo coreografia, execução artística, música) tempo (duração) das séries e, tempo de manutenção dos equilíbrios (exercícios estáticos e combinados).    

PEGADAS E SUPORTE “Pegas ou pegadas” são as maneiras como as mãos são posicionadas no parceiro para facilitar a subida (monte), a execução (manutenção) e a descida (desmonte) das pirâmides. A palavra suporte é utilizada para tais posicionamentos nos lançamentos, isto é, nos exercícios dinâmicos.    

CONCLUSÃO A Ginástica Acrobática é uma ótima opção para ser inserida no contexto escolar por não necessitar de materiais muito caros. É um ótimo meio de inclusão, pois não é necessário ter um físico perfeito para praticá-la. Estimula a coordenação motora, noção espacial, trabalho em grupo, cooperação e confiança entre os alunos. A segurança dos alunos deve ser sempre tratada como prioridade, sendo necessário o acompanhamento de professores capacitados para a prática da modalidade.

OBRIGADO!!!