Problema de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

da palavra/do diálogo/ de visão crítica
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
PSICOLOGIA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
POTENCIAL INTELIGENTE
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
Concepções de Aprendizagem.
Psicopedagogia Clínica Institucional
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Tipos.
Os processos psicossociais da exclusão
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conceitos de aprendizagem
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Organização, cooperação e motivação
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
Emile Durkheim e o fato social
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
O trabalho de Jean Piaget
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Posição Esquizoparanóide e Depressiva
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
Situação de Aprendizagem
DESDOBRAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

Problema de Aprendizagem Enrique Pichon Riviére

Neurose: é um problema de aprendizagem Visão Psicopedagógica: baseada no tripé epistemológico Pressupostos científicos: Psicanálise, Psicologia Social e Epistemologia Genética. Aprende-se quando desestabiliza o SNC Estágios: Conjugal (Indiscriminação) Medo ao ataque Medo á perda

Sujeito Meio Mãe Substrato Biológico Proto Aprendizagem Grupo Familiar Deutero Aprendizagem Comunidade Aprendizagem Assistemática Instituição Escolar Aprendizagem Sistemática

Níveis de dificuldade Semiológico: sintomas da aprendizagem sistemática e assistemática Patogênico: mecanismos internos, afetividade e cognição Etiológico: nível biológico e psicológico

Momentos da Aprendizagem Pertença _____Comunicação Cooperação ___Aprendizagem Pertinência ____Telê Mudança

Relação Dialética S O OBSTÁCULOS DA APRENDIZAGEM: Epistemofílico – Psicanálise: Medo à perda; ao ataque; indiscriminação; dificuldade em aceitar o novo. Epistemológico – Conceito de Bachelard: resistência em aceitar algo que irá de confronto com sua concepção de vida. Ex: o homem não foi à Lua. Epistêmico – Conceito de Piaget: estrutura cognitiva que delimita o conhecimento Funcional – falta de possibilidades de atuação por causas funcionais de órgãos ou de problemas emocionais ou cognitivos.

Enfoque psicanalítico e social Processos inconscientes que afetam os aspectos afetivos do desempenho escolar. Desempenho escolar influenciado por vetores que ora somam, ora anulam. Saúde Física Condições Sócio – econômica Conduta dos profissionais Filosofia da instituição Dinâmica familiar compõe o inconsciente e exerce papel fundamental em todo o comportamento. Interesse, motivação, capacidade de estabelecer relações e abstrações, envolvimento com os professores – todos eles são efeito de processos inconscientes.

Relação criança - professor Contra inteligência – manifestação de morte no plano intelectual ou seja o bloqueio interno as funções cognitivas. Relação – mãe – filho – experiências frustradas produzindo a introjeção da figura materna negativa danificando o desenvolvimento intelectual. Fontes inconscientes – As funções de atenção, discriminação e memória estão relacionados à tolerância, intolerância, capacidade / incapacidade, equilíbrio, frustração que ainda estão relacionados com o corpo da mãe como fonte de sobrevivência.

Pesquisa feita para investigar fatores psicológicos, psicodinâmicos e operatórios 1ª série do 1º grau: 37 crianças – 7 anos 23 desempenho regular 14 desempenho péssimo 10 nível social médio 27 nível social baixo Provas aplicadas – testes de Piaget e testes Projetivos Teste relacionado ao alimento: 80% relação positiva, desempenho regular. 100% relação negativa: insegurança.

O alimento representa a figura do adulto, a situação de aprendizagem é análoga – se a relação com o adulto é boa, a discriminação neste teste também é boa. Assim a escrita que é o domínio do adulto estará ou não ameaçada. Imagos Parentais – representações internas mentais que tem significados; não são retratos, mas idéias e sentimentos relacionados aos adultos; são formadas no convívio da criança com o adulto. Ex: A inveja é um processo que vem da pulsão de morte ou seja que querem destruir algo que não podem dominar. O adulto passa esta idéia para a criança que a absorve. O adulto fica danificado ou seja “frágil”, a criança percebe como uma imago negativa e projeta na aprendizagem o mesmo sentimento. O sentimento de gratidão é pulsão de vida ressalta os aspectos positivos – a idéia da criança será de adulto fonte protetor, patente – imago positivo. Inomia, sadismo, frustração, complexos, pulsões de morte que entram no ambiente familiar. Adultos violentos, inseguros – imago negativo. Adultos protetores, carinhosos, compreensivos – imagos positivos.

Desempenho Escolar – importância do ego no desenvolvimento. Importância do fenômeno transferencial na relação professor – aluno. Estabelecimento dentro do EGO de um objeto bom que permitira integração, coerência, força capacidade de amar, construir, criar. Se a imago for positiva ela tem recursos internos e externos para construir o conhecimento e a aprendizagem. Ela tem um porto seguro capaz de fazer frente as situações de ansiedades gerando confiança, produtividade e criatividade. Fenômeno transferencial: inferência na relação professor – aluno, pois a figura parental se fixa no papel do professor. O passado está sempre no presente. A relação é sempre vivenciada na história pregressa. A criança transfere para o professor a mesma imago parental seja positiva ou negativa. Brunner e Piaget trabalham o erro instrutivo: Os erros tem lógica e são postas para as soluções; localizar o significado do erro é condição para encontrar o caminho. Ex: Criança que escreve tauba em vez de tábua. Importante é estabelecer a diferença entre sua fala e a fala codificada.

Avaliação do professor: 1. valorizar o processo, não o produto 2. não usar sua onipotência, tentando colocar armadilhas. 3. buscar o que o educando sabe. 4. ampliar o referencial do professor. Ex: aipim – resposta mandioca. Queixas de aprendizagem: conversa, dificuldade de fala, escrita, troca de letras, dificuldade de subtração, divisão, multiplicação. Ex: agitado, mente, preguiçoso, exibido são formas de chamar atenção, de pedir socorro. Etapas não resolvidas por problemas emocionais ou cognitivos. Ex: conceito de necessidade. Ex: 7x5 = 35 não vai saber 5x7 Possibilitar o aluno a encontrar o erro – significa aproveitá-lo. Aprendizagem = prazer = função de reprodução = afetividade. Há 3 momentos: Estado confusional Medo ao ataque Medo a perda

Pesquisa: Psicopedagógica ano 1989, Periferia do Rio de Janeiro. Favela da UERJ, crianças de 8 a 10 anos – 1ª e 2ª série, pré – operatório, baixa renda, 1 ano de atendimento. Nível de apreensão dos conteúdos de leitura, escrita, cálculo, estruturas, aspectos sociais e cognitivos (ansiedades, medos, motivação, auto – imagem) história e a história (anamnese) Sintomas: lentidão, parada na aprendizagem, sexualidade, nível QI, evasão, repetência, agressividade. Caixa de trabalho: conteúdo simbólico, diagnóstico individual. Equipe: coordenadora e 2 observadoras. Técnica: grupo operativo – uma vez por semana. Pais – uma vez por semana. Queixa: desinteresse, apatia, rejeição ao material escolar. Atendimento: 1° momento: desorganização do material, confusão entre o que serve e o que não serve, o que sei e o que não sei, o que posso e o que não posso. Não discriminam, não classificam, não tem as regras, não conta os pontos. Medos: ser castigado, fazer errado, perder o que sei, enfrentar algo novo. 2° momento: construção, menor solicitação do coordenador. Grupo já caminha sozinho, aumenta auto – estima.

3° síntese elaborada: já podem descobrir que cada um tem limitações, perda das defesas e das onipotências. Alguns já podem ler as regras dos jogos, já elaboram bilhetes, já fazem cálculos espontâneos, o material escolar já não ameaça. As tarefas escolares são aceitas pelo lúdico. O material concreto já não é objeto dado, mas objeto construído, não é mais vazio mas representa o individual construído para cada um, é um objeto cheio.