Psicologia na engenharia de segurança: comunicação e treinamento

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Transcrição da apresentação:

Psicologia na engenharia de segurança: comunicação e treinamento Profa. Dra.Marly A. Fernandes marly@puc-campinas.edu.br 24/04/2017

Conteúdo programático I-Introdução Noções de psicologia: Características de personalidade A pessoa e o trabalho Qualidade de vida 24/04/2017

Aspectos psicológicos envolvidos no: 2.1-Trabalho Interesses, aptidões,motivação Qualidade de vida no trabalho Relações interpessoais 2.2-Acidente Condições inseguras Atos inseguros Processos psicopatológicos: Ansiedade, stress, depressão, alcoolismo 24/04/2017

Segurança no trabalho na educação prevencionista O papel do engenheiro de seguranç Estratégias: Seleção de pessoal Treinamento Técnicas de comunicação Relações humanas Dinâmica de grupo 24/04/2017

Segurança integrada Pessoal envolvido Referências bibliográficas 24/04/2017

Primeiro encontro Apresentação Expectativas Discussão da proposta de trabalho Desenvolvimento do programa Introdução Aspectos psicológicos envolvidos no trabalho e no acidente 24/04/2017

Segundo encontro III- Segurança no trabalho na educação prevencionista O papel do engenheiro Segurança integrada IV-Algumas estratégias utilizadas Seleção de pessoal Treinamento 24/04/2017

Terceiro encontro Treinamento Técnicas de comunicação Dinâmica de grupo 24/04/2017

Quarto enconto Prova 24/04/2017

CONDIÇÃO INSEGURA AS CONDIÇÕES INSEGURAS PODEM SER ELIMINADAS ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO E DO APRIMORAMENTO DOS MECANISMOS MATERIAIS DE SEGURANÇA NA EMPRESA 24/04/2017

ATO INSEGURO - TRÊS RAZÕES FUNDAMENTAIS- O HOME NÃO PODE COMPORTAR-SE DE MANEIRA DIFERENTE O HOMEM NÃO SABE COMPORTAR-SE DE OUTRO MODO O HOMEM NÃO QUER COMPORTAR-SE DE OUTRA MANEIRA 24/04/2017

-Causas acidentes- fatôres humanos/atos inseguros Falta de aptidão Características de personalidade Falta de conhecimento Falta de treino Falta de atenção Falta de motivação Fadiga Conflitos pessoais Conflitos familiares Stress Alcoolismo/drogas Depressão Doenças psicossomáticas 24/04/2017

SEGURANÇA NO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PREVENCIONISTA Papel do engenheiro Enfoque corretivo Enfoque preventivo De um papel funcional de fiscalização e controle assume um papel de orientador e de assessoria. O entrosamento com as demais áreas é condição importante para a sua eficácia. 24/04/2017

ÁREAS E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SEGURANÇA SELEÇÃO TREINAMENTO SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO MÉDICO 24/04/2017

PROCEDIMENTOS SELEÇÃO DE PESSOAL TREINAMENTO DINÂMICA DE GRUPO E COMUNICAÇÃO ENCAMINHAMENTOS 24/04/2017

SELEÇÃO DE PESSOAL PROCESSO PROCEDIMENTOS: Análise de curriculum Dinâmica de grupo Prova situacional Avaliação psicológica Entrevista 24/04/2017

TREINAMENTO É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistematizada através do qual as pessoas aprendem : -conhecimentos específicos relativos ao trabalho -atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente -desenvolvimento de habilidades 24/04/2017

TREINAMENTO EM SEGURANÇA Mudança de orientação Ato seguro em vez de ato inseguro Identificar causas e não culpados Aspectos psicológicos causais: Percepção-informação e saturação Motivação-necessidades fisiológicas,segurança, sociais,status e realização. Conflito entre atender as metas de produção x metas de segurança 24/04/2017

“Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço é uma farsa em nível psicológico.” Hierarquia: Canal de veiculação dos valores organizacionais Valor que é dado à segurança não nos discursos mas na prática, sinaliza resultados em prevenção Erros e atos inseguros devem ser alvo de orientação Reconhecimento pelo ato seguro além de satisfazer as necessidades de estima e realização sinaliza para a equipe um modelo a ser seguido. 24/04/2017

Papel do coordenador em treinamento: de instrutor para facilitador Estilo Autoritário Informativo Participativo Empowerment Reação Glup- participante engole À-Ah Paticipante concorda Aah!!! Participante tem idéias e insights Hum.... Participante é convidado a refletir 24/04/2017

Estilos e Uso no treinamento Autoritário Informativo Participativo empowerment USO __________ Treinamento Técnico-informativo Comportamental mudanças com conformidade Comportamental Mudanças de paradigmas 24/04/2017

Ser perito em algumas ações Capacidade de se relacionar bem Habilidade na condução de reuniões Habilidade na formulação de perguntas Capacidade de envolver os participantes no processo Capacidade de avaliar sistematicamente os trabalhos realizados 24/04/2017

Selecionar métodos e técnicas Objetivos População a ser atendida Objetivos da empresa Tempo disponível Recursos humanos e materiais Disponibilidade orçamentária 24/04/2017

Métodos e técnicas em treinamento MÉTODO PRÁTICO OU APRENDER FAZENDO MÉTODO CONCEITUAL MÉTODO SIMULADO OU APRENDER IMITANDO A REALIDADE MÉTODO PSICOLÓGICO OU APRENDER POR DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO 24/04/2017

1-método prático ou aprender fazendo Aprendizagem metódica Rodízio Estágio Participações diversas: comissões, apresentação de trabalhos, Equipes multiempresariais 24/04/2017

2-Método conceitual ou aprender pela teoria Explanação oral Debate Estudo dirigido Painel Simpósio 24/04/2017

3-Método simulado Dramatizações- role-playng Jogos e exercícios Estudo de caso projeto 24/04/2017

4-método psicológico ou aprender por desenvolvimento emocional Aconselhamento psicológico Dinâmica de grupo 24/04/2017

PROJETO: TREINAMENTO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA PARTE I-CARGO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA 1-Características da empresa Ramo de atuação Porte Situação geral no mercado 2-definição do cargo Nro de ocupantes Horário Objetivos Responsabilidades e funções Equipamentos e materiais PARTE II-ACIDENTE PARTE III-PROPOSTA DE TREINAMENTO 24/04/2017

Metodologia “árvore das causas” ( portaria 3.214 de 18-04-94) Consiste em identificar todos os fatos relativos ao acontecimento, estabelecer as ligações ente os fatos para reconstituir a realidade Forma de trabalho: em grupo Componentes: Acidentado, testemunha do acidente, Chefe direto do acidentado,serviço de segurança, médico do trabalho,membro da Cipa. 24/04/2017

Dois princípios Eliminar a hierarquização do grupo Eliminar busca de responsabilidade ou culpabilidade 24/04/2017

Quatro fases Levantamento de todos os fatos que contribuiram para o aidente Reunião e ordenação dos fatos-construção da árvore das causa Procura de todas as prevenções possíveis Escolha das prevenções mais eficazes 24/04/2017

TREINAMENTO EM SEGURANÇA METODOS PRÁTICO CONCEITUAL SIMULADO PSICOLÓGICO 24/04/2017

OBJETIVOS DO TREINAMENTO CONHECIMENTO- CARTAZES, VÍDEOS, POWER POINT,PROJETO,SEMINÁRIO,PALESTRA HABILIDADES:TÉCNICAS VIVENCIAIS, DINÂMICA DE GRUPO ATITUDES:DINÂMICA DE GRUPO 24/04/2017

CANAIS DE COMUNICAÇÃO VERBAL/ CORPORAL ESCRITA/IMAGEM DESENHO/ BRINCAR, JOGO “OUCO E RECORDO LEIO E MEMORIZO FAÇO E APRENDO” (CONFÚCIO 24/04/2017

DINÂMICA DE GRUPO É UM CAMPO DE PESQUISA DAS LEIS, ETAPAS E FENÔMENOS DOS GRUPOS. É UMA METODOLOGIA- CONJUNTO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE OBJETIVAM O DESENVOLVIMENTO DO GRUPO METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE- TEAM BUILDING 24/04/2017

DINÂMICA DE GRUPO NA EMPRESA OBJETIVA A COMPETÊNCIA INTERPESSOAL NO TRABALHO E A EFICÁCIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. ENFOCA TANTO AS RELAÇÕES/PESSOAS COMO A TAREFA/PRODUÇÃO DA EQUIPE. 24/04/2017

OBJETIVOS DENTRO DO TREINAMENTO EM SEGURANÇA OBSERVAÇÃO ATENÇÃO INFORMAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTIVAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO AO TEMA PROPOSTO DESCONTRAÇÃO -FACILITA A ASSIMILAÇÃO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 24/04/2017

PROCEDIMENTOS LEVANTAR NECESSIDADES DEFINIR OS OBJETIVOS ESCOLHER AS TÉCNICAS FAZER CONTRATO APLICAR A DINÂMICA PROCESSAMENTO 24/04/2017

TIPOS DE JOGOS E DINÂMICAS QUANTO À NATUREZA JOGOS DE COMPORTAMENTO-COOPERAÇÃO, FLEXIBILIDADE,CORTESIA,AFETIVIDADE, CONFIANÇA JOGOS DE PROCESSO: ÊNFASE NAS HABILIDADES TÉCNICAS: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, MÉTODO DE TRABALHO 24/04/2017

ENCERRAMENTO DO PROGRAMA QUANTO AOS OBJETIVOS AQUECIMENTO APRESENTAÇÃO AUTO-CONHECIMENTO HABILIDADES ATITUDES ENCERRAMENTO DO PROGRAMA 24/04/2017

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA CONHECIMENTOS:LEIS, NORMAS, TEORIA, TÉCNICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE,INSTRUÇOES, EQUIPAMENTOS, SITUAÇÕES CRÍTICAS,INFORMAÇÃO SOBRE A EQUIPE... HABILIDADES:ATENÇÃO,OBSERVAÇÃO,RACIOCÍNIO, FLUÊNCIA VERBAL,PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, CRIATIVIDADE.... ATITUDES: , LIDERANÇA, PRO ATIVIDADE,PERSUASÃO, BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, SABER OUVIR, COOPERAÇÃO, CRIATIVIDADE.... 24/04/2017