Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO Grécia Ingrid Mateus Rafael Graduandos em Pedagogia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Faculdade de Educação 2010
Toda a atividade que incorpora a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem O jogo é lúdico
Jogos como recurso alternativo “Os alunos aprendem melhor quando são utilizadas estratégias de ensino baseadas nos seus estilos de aprendizagem predominantes...” (MATTAR, 2009)
As atividades dos jogos digitais se constituem em ferramentas que, se bem utilizadas, ensinam enquanto divertem
Explorar as possibilidades tecnológicas no âmbito do contexto dos processos ensino/aprendizagem deveria constituir necessariamente uma obrigação para a política educacional, um desafio para os professores e, por conseguinte, um incentivo para os alunos descobrirem, senão todo o universo que permeia a Educação, pelo menos o necessário, nesse processo, para sua formação básica, como ser integrante de uma sociedade que se transforma a cada dia (GONÇALVES, 2001).
Os jogos funcionam como instrumento de socialização Símbolos Metáforas Mitos caracterizados pela cultura
Considerações Finais
Referências Bibliográficas GONÇALVES, J. P. Uso de jogos computacionais educativos via Internet na matemática - projeto FORMEL. Brasília/ DF: Anais do XVII Prêmio Jovem Cientista, 2001. MATTAR, João. Games em Educação – como os nativos digitais aprendem. Ed. Person, Brazil, 2009.