Cones Matemática | Cones.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOMETRIA DESCRITIVA A
Advertisements

Caminho mais curto sobre a superfície do cilindro entre os pontos A e B. 8 cm.
E s f e r a.
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
GEOMETRIA ESPACIAL.
O conceito de prisma Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das.
.O Lei dos senos a  = Â’ determinam o mesmo arco 2 A’ c B A R
Segmento: Ensino Médio
Prismas Prof PH.
Geometria Espacial Prof. Kairo O Silva.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Segmento: Ensino Médio
Segmento: Ensino Médio
Geometria Espacial.
GEOMETRIA.
Cilindros.
POLIEDROS Professor: Ruy Ângelo
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 11/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Áreas e volumes de sólidos geométricos
Áreas e volumes de sólidos geométricos
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
GEOMETRA ESPACIAL SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
Questão 1: Seja M uma matriz quadrada de ordem 3. Sabendo
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
Giovanni Ávila Matemática
CONE Matemática Dorta.
Geometria Espacial Aula 3.
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Estudo do Cone Giovanni Ávila.
PROJEÇÕES.
Segmento: Ensino Médio
Professor Oswaldo Módulo 21 - Cone.
ESTUDO DA PIRÂMIDE Giovanni Ávila.
Matemática 2 Pré vestibular Frei Seráfico Prof.: Thiago Azevedo.
Prismas.
RECUPERAÇÃO MATEMÁTICA – 2º ANO.
Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Gonçalo Nunes
Estudo dos Poliedros.
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Cálculo do Volume da Esfera
Tronco de Cone MÓDULO 23 – PARTE 3 PROFESSOR OSWALDO.
Resolução do trabalho de CONES
ENEM 2004 N O L P E S.
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
CONES.
Cilindros.
Matemática – Frente 2 Prismas Módulos 31 e 32 Pág. 77.
CORPOS REDONDOS CILINDROS.
Revisão de Geometria Plana
Professora Márcia Ribeiro
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Professor Diego Viug.
PIRÂMIDES.
ESFERA.
CONE.
Sólido Geométrico Esfera
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CILINDRO
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Volume de Prismas Retos
ESCOLHA A AULA TEMA FÓRMULAS: Prof. Marcio Sandron.
CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.
Geometria Espacial Pirâmides e Cones
* a a 90º V é vértice R é raio da base h é altura g é geratriz V eixo
Transcrição da apresentação:

Cones Matemática | Cones

Definição Sólido definido por uma base plana circular e um ponto V (vértice) fora da base plana. Elementos de um Cone r raio h altura g h g geratriz r g² = h² + r² Matemática | Cones

(Enem 2011) A figura seguinte mostra um modelo de sombrinha muito usado em países orientais.   Esta figura é uma representação de uma superfície de revolução chamada de: a) pirâmide. b) semiesfera. c) cilindro. d) tronco de cone. e) cone. Matemática | Cones

Classificação Reto ou de Revolução Oblíquo h Altura (h) Projeção ortogonal Matemática | Cones

Ângulos de um Cone 2.π.r α = g Planificado Fechado g α α g g 2πr 2r Lei dos cossenos (2r)² = g² + g² - 2.g.g.cos α Matemática | Cones

(UEL) Um cone reto tem altura h = 4m e raio da base = 3m (UEL) Um cone reto tem altura h = 4m e raio da base = 3m. Abrindo a sua superfície lateral por meio de uma geratriz, obtemos um setor circular cujo ângulo central mede, em radianos: Matemática | Cones

Áreas e Volume de um Cone Área Lateral Área Total At = Ab + Al g At = π.r2 + g.π.r g h Volume 2πr r Al = g.π.r Matemática | Cones

A área dessa peça é de ______ cm2. (Pucrs 2013) Um desafio matemático construído pelos alunos do Curso de Matemática tem as peças no formato de um cone. A figura abaixo representa a planificação de uma das peças construídas.   A área dessa peça é de ______ cm2. a) 10pi b) 16pi c) 20pi d) 28pi e) 40pi Matemática | Cones

(UFPR) Num cone circular reto a geratriz mede 13cm e o diâmetro da base mede 10cm. Determine, em cm³, o seu volume: Matemática | Cones

(UFPR 2010) A parte superior de uma taça tem o formato de um cone, com as dimensões indicadas na figura.   a) Qual o volume de líquido que essa taça comporta quando está completamente cheia? Matemática | Cones

Corte que passa pelo eixo Secção Meridiana Corte que passa pelo eixo Cone Equilátero g = 2r g h Secção meridiana é um triângulo equilátero. 2r CONE Matemática | Cones

Pois a secção meridiana gera um triângulo equilátero. Ângulos de um Cone (UDESC) Qual o valor do ângulo na planificação da superfície lateral de um cone equilátero? Resolução: g = 2r 2.π.r 2.π.r α = = = π rad g 2r Se fosse fechado α = 60º Pois a secção meridiana gera um triângulo equilátero. CONE Matemática | Cones

(UFSC) Calcule a área da secção meridiana de um cone equilátero com geratriz igual à 2√3 cm. Multiplique o valor encontrado por √3. Resolução: g = 2r g g Triângulo Equilátero g Gabarito: Matemática | Cones

(Enem 2010) Um arquiteto está fazendo um projeto de iluminação de ambiente e necessita saber a altura que deverá instalar a luminária ilustrada na figura   Sabendo-se que a luminária deverá iluminar uma área circular de 28,26m² , considerando , a altura h será igual a a) 3 m. b) 4 m. c) 5 m. d) 9 m. e) 16 m. Matemática | Cones

A altura do cone formado pela areia era igual a: (Unicamp 2011) Depois de encher de areia um molde cilíndrico, uma criança virou-o sobre uma superfície horizontal. Após a retirada do molde, a areia escorreu, formando um cone cuja base tinha raio igual ao dobro do raio da base do cilindro.   A altura do cone formado pela areia era igual a: a) ¾ da altura do cilindro. b) ½ da altura do cilindro. c) 2/3 da altura do cilindro. d) 1/3 da altura do cilindro. Matemática | Cones

(Unesp 2014) Prato da culinária japonesa, o temaki é um tipo de sushi na forma de cone, enrolado externamente com nori, uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas, e recheado com arroz, peixe cru, ovas de peixe, vegetais e uma pasta de maionese e cebolinha.   Um temaki típico pode ser representado matematicamente por um cone circular reto em que o diâmetro da base mede 8 cm e a altura 10 cm. Sabendo-se que, em um temaki típico de salmão, o peixe corresponde a 90% da massa do seu recheio, que a densidade do salmão é de 0,35 g/cm3, e tomando a quantidade aproximada de salmão, em gramas, nesse temaki, é de a) 46. b) 58. c) 54. d) 50. e) 62.