Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
1º encontro de formação – 23/03/2010
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Matemática para todos Educação Básica
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Carlos Nadaline RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL MÓDULO 1
Discutindo práticas em Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Recuperação Intensiva
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Não considere nenhuma prática como imutável
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Parâmetros Curriculares Nacionais
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias informais de cálculo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Alfabetização na perspectiva do letramento
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA esev &
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Programação em Scratch
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aprendizagem da matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Características dos alunos do 3º ciclo Idade 11 a 12 anos. Características infantis. Medo, insegurança, questionamentos. Pressão e exigências. Diferentes matérias e diferentes professores.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Dilemas do 3º ciclo Revisão infindável – série desperdiçada. Ano seguinte – conteúdos novos. Dificuldade de compreensão. Os alunos não conseguem exprimir suas idéias usando adequadamente a linguagem matemática. Espírito questionador relativo à utilidade da Matemática

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo O que o professor deve visar Conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo. Explorar o potencial crescente de abstração Ajudá-los a aceitar as diversas soluções dos colegas, compreender a lógica de outras soluções. Confiança entre o aluno e o professor.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Objetivos de Matemática para o terceiro ciclo Desenvolvimento do: Pensamento numérico. Pensamento algébrico. Pensamento geométrico. Competência métrica. Raciocínio que envolva proporcionalidade. Raciocínio combinatório, estatístico e probabilístico.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Números e operações Continuidade do estudo dos números naturais. Números inteiros. Números racionais. Aperfeiçoamento do cálculo aritmético. Resolução de situações-problema.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Espaço e Forma Reorganizar e ampliar conhecimentos. Atividades centradas em procedimentos de observação, representação e construção de figuras. Atividades relacionadas com outros conteúdos.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Grandezas e medidas Ampliar a compreensão sobre o processo de medição. Exploração de medidas relativas a comprimento, massa, capacidade, superfície, tempo, temperatura. Análise de situações práticas.

Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo Conteúdos propostos para o ensino de Matemática no terceiro ciclo Tratamento da Informação Formular questões pertinentes para um conjuntos de informações. Estabelecer ligações com conteúdos de outras matérias e com os Temas Transversais. Desenvolver a argumentação.