Revisão de Relações Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
CAP.3: RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
A Qualidade na Estrutura Organizacional
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Assessoria Organizacional e RP
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Empresa Privada – Grandes empresas
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Gestão do Conhecimento na prática
LUGAR DAS RP NO MARKETING
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Plano de Comunicação e Marketing
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Comunicação e Marketing
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Noções de Relações Públicas
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Modelo de plano estratégico
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
Gestão por Competências
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Endomarketing e Comunicação Interna
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Estratégias de Comunicação
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PROFESSOR – EMERSON GÓES
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
Capítulo 9 Promoção. Capítulo 9 Promoção Promoção O administrador de marketing conta com várias formas de se comunicar com o mercado: propaganda, venda.
A Comunicação e seus Conceitos
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
A importância da comunicação integrada
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Organizacional Integrada
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
DISTRIBUIÇÃO.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
Transcrição da apresentação:

Revisão de Relações Públicas Novembro/2010

O que é a área de Relações Públicas É promover a aceitação da empresa ou organização perante os grupos de interesse, promovendo o relacionamento com todos estes grupos (públicos); Além de recolher opinião no sentido de aconselhar a administração de uma organização a seguir políticas de comunicação que visam a contribuir para um melhor entendimento da organização com os seus “públicos de interesse” e visa auxiliar a organização no alcance de seus objetivos. Interpreta e comunica aquilo que o público tem para dizer para organizações que, normalmente, não seriam sensíveis a essas manifestações, assim como comunica o que as organizações tem a dizer para o público.

Comunicação Integrada/Dirigida A junção das três áreas de comunicação abaixo, permitem a uma organização se relacionar com seu universo de públicos e com a sociedade em geral. Comunicação interna; Comunicação mercadológica; Comunicação institucional.

Comunicação Interna "A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estimulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis" (Rhodia, 1985). As políticas e as estratégias têm de ser definidas e transparentes. Isso significa manter um diálogo aberto entre a direção e os empregados e possibilitar a existência de canais livres e eficientes de comunicação. Exemplos: mural; caixa de sugestões; manual do colaborador; redes formais e informais, e etc.

Comunicação mercadológica A divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa, está vinculada diretamente ao marketing de negócios. Ex: feiras e exposições, promoção de vendas e etc.

Comunicação institucional Responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva de uma organização. Enfatiza os aspectos relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia da organização

Barreiras na comunicação Pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações - tudo dependerá da personalidade de cada um. Administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas informações. Excesso e sobrecarga de informações: sobrecarga de informações de toda ordem e nas mais variadas formas, a falta de seleção e de prioridades acaba confundindo o público em vez de propiciar uma comunicação eficaz. Informações incompletas e parciais: Ao recebermos informações, podemos fazer uma audição seletiva, bloqueando informações que contrariam as percepções preconcebidas e aquelas que acreditamos como verdadeiras a partir de nossas crenças e nossos valores.

Há quatro teorias que indicam possíveis funções essenciais para o processo de planejamento e gestão das relações públicas nas organizações: Função Administrativa (teoria interorganizacional): é a função de gerenciamento que ajuda a estabelecer e manter canais mútuos de comunicação, buscam criar e assegurar relações confiantes ou formas de credibilidade entre as organizações e os públicos com os quais elas se relacionam. Função Estratégica (teoria de gerenciamento): ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do empreendimento (missão), quais são os seus valores, no que acreditam e o que cultivam, bem como a definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro. Função Mediadora (teoria da comunicação): busca o equilíbrio entre os interesses das organizações e os de seus públicos, intermediando as relações das organizações com a sociedade e propiciando o diálogo através da"comunicação bidirecional", onde uma organização se certifica ou experimenta as atitudes do público. Função Política (teoria de conflitos-resoluções): as organizações estão sujeitas a muitos tipos possíveis de crises, sendo necessário que contem com estratégias para prevenir-se contra elas ou saná-Ias de forma eficiente, caso ocorram. Ex: mundo físico (terremoto e etc), tecnológicas (acidentes aéreos ou industriais e etc), clima humano (passeatas, manifestações e etc), malevolência (espiagem e etc) e etc.

Apoio a algumas áreas da Empresa O conhecimento de Relações Públicas, pode apoiar áreas como a do Marketing e Recursos Humanos dentro das organizações. Apoio ao Marketing: Utilizam pesquisas e planejamentos para direcionar de forma mais eficiente, eficaz e efetiva as respectivas atividades, com vistas no alcance dos objetivos globais das organizações. Como: identificando os públicos, supervisionando e coordenando comunicação para o público e prevendo e gerenciando conflitos e crises dentro de várias categorias, sindicatos, empregados e etc. Apoio ao Recursos Humanos: realizando atividades que estimulem a participação, a integração e o interesse do funcionário na organização, tornando-o um co-participante ativo de sua vida

Grupos de Interesse em RP Interno Externo Misto Intermediário

Interno Agrupamento espontâneo, originário de pessoas e dos grupos ligados a empresa por relações funcionais oficializadas, que caracterizem um “empregador” e o “empregado”. Mesmo que o contato cotidiano seja insignificante, todo e qualquer contratado será enquadrado como público interno. Administração superior; Empregados; Funcionários terceirizados; Familiares e dependentes;

Comunicação para o público interno Manual de integração do novo colaborador; Redes formais e informais; Mural; Caixinha de Sugestões; Jornal interno e etc

Externo Comunidade; Grupos organizados (lideranças comunitárias); Escolas; Celebridades; Imprensa em geral; Governo; Concorrentes e competidores; Consumidores;

Comunicação para o público externo Comunidade Contribuições para instituições de caridade. Reuniões com os líderes da comunidade. Consumidor Desenvolver pesquisas entre consumidores, para compreender o nível de satisfação. Governo Informar os diversos setores governamentais sobre a política, as atividades e o progresso da empresa. Cooperar com os legislativos na formulação de legislação construtiva.

Comunicação para o público externo Imprensa Entrevista coletiva: somente quando existe uma notícia realmente importante para os veículos de comunicação em geral ou especializados. Assessoria de Imprensa: facilita o encaminhamento de informa­ções da empresa para os jornalistas. Porta-Vozes: profissional na empresa que possa atender corretamente os veículos de comunicação, de forma eficiente. Press-Release: comunicado a imprensa em forma de notícia.

Agrupamento de público que tem feições de público interno e externo. Misto Agrupamento de público que tem feições de público interno e externo. Investidores; Fornecedores;

Comunicação para o público misto Investidores Dispor de meios específicos para o atendimento dos pedidos de informações de seus investidores - carta, telefonema, e-mail, homepage (Relações com o Investidor). Os dados devem ser fornecidos com presteza, cortesia e absoluta exatidão. Envio de relatórios e reuniões realizadas. Fornecedores Cada empresa deve estabelecer qual será a pessoa certa para conversar com os representantes dos fornecedores. Na atualidade, por existir fornecedores mundiais, as empresas agilizam seus trabalhos ao incluir a Internet como ferramenta de aproximação e de exibição de possibilidades. Como estabelecer a comunicação, através de: entrevistas pessoais, política de portas abertas, visitas às instalações dos fornecedores, palestras, filmes, anúncios, rela­tório anual, correspondência, prêmios, eventos especiais.

Intermediário Assim como os fornecedores, eles servem como “ponte” entre várias empresas, e entre a empresa e seus consumidores Atacadistas; Distribuidores; Revendedores.

Comunicação para o público intermediário Atacadistas/Distribuidores e Revendedores Quase sempre, o único contato que os consumidores têm com os fabricantes se processa por meio dos intermediários - distribuidores, representantes, concessionários (atacadistas) e revendedores (varejistas). Aos olhos dos consumidores, o conjunto de intermediários representa a própria fábrica. Deve-se: motivar para que o revendedor se sinta parte da empresa, considerar o revendedor um “sócio” da companhia; As ações e os meios de comunicação para os revendedores podem ser: assistência e assessoria administrativa e publi­citária, contatos pessoais, cursos de treinamento (na fábrica), reuniões, manuais, revistas, filmes, exposições e mostras, correspondência, prêmios.

Exercícios de Revisão Novembro/2010

1) Qual o objetivo da área de Relações Públicas dentro de uma organização?

2) Explique as três áreas da comunicação integrada/dirigida que contribuem para uma comunicação sinérgica dentro de uma organização.

3) Conforme visto em aula, dê exemplo de uma barreira na comunicação organizacional.

4) Escolha uma função das teorias essenciais e explique através de um exemplo, qual a contribuição desta “função” para o processo de planejamento e gestão das relações públicas nas organizações:

5) Identifique quais são os “grupos” considerados na área de Relações Públicas e explique uma comunicação que pode ser estabelecida para cada um dos grupos observados: