Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Luisiana Paganelli Silva (Arquiteta e Urbanista) Assessoria de Relações Externas
Organograma Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC
IPPUC Criado em 1º de dezembro de 1965. MISSÃO: Coordenar e monitorar o processo de planejamento urbano da cidade, elaborando programas, planos, projetos, e pesquisa urbana; coletar e gerenciar fundos, acompanhar investimentos em infraestrutura e fazê-los compatíveis com ações municipais de integração com a Região Metropolitana de Curitiba na condução do desenvolvimento sustentável, buscando compartilhar as melhores práticas em planejamento urbano.
Organograma Presidente do IPPUC CONCITIBA Conselho da Cidade de Curitiba Representantes da PMC, sociedade civil, universidades, entidades, associações Presidente do IPPUC Assessorias Jurídica Relações Externas Técnica Imprensa Gabinete da Presidência Secretaria Executiva Supervisão de Informações Supervisão de Planejamento Supervisão de Projetos Supervisão de Implantação Supervisão Administrativo-financeira
Em 29 de março de 1693, é fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba. Pintava cenas urbanas, costumes locais e brasileiros entre 1816 and 1831
Vista de Curitiba - 1853
A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[ A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[...] marcou um ponto de inflexão no desenvolvimento econômico do Paraná. Por muitas décadas se constituiu no principal corredor de exportação da produção paranaense" (MENEZES, 1996, p. 57). Ainda segundo Menezes, em 1853 houve uma primeira tentativa de planejamento urbano de Curitiba, a qual tinha como fim a colocação da cidade como um espaço urbano moderno e apto a ser designada capital do estado; a cidade competia com Paranaguá para ser a sede administrativa do Paraná.
Mapa Curitiba - 1863 Os primeiros traçados da cidade foram feitos nessa época e a primeira transformação urbana "Plano Taulois“ (Pierre Taulois). Marco inicial do planejamento.
Rua XV de Novembro 1870 A partir dessa época, começaram as imigrações na cidade: Italianos, poloneses, ucranianos, alemães, entre outros. Calcula-se que aproximadamente 30 mil imigrantes chegaram a Curitiba entre 1872 e 1900 e cerca de 27 mil entre 1900 e 1920. (MENEZES, 1996, p. 58).
Praça Osório e Rua XV - 1928
Linha Trajano Reis - 1932
Av. República Argentina – anos 40 Reestruturação urbana: fim da década de 1930 indústrias e crescimento populacional
Adensamento urbano de Curitiba
Praça Tiradentes - 1944
Centro de Curitiba – aproximadamente 1950
Praça Osório década de 1960
Centro de Curitiba - 1964
Centro de Curitiba – década de 60
Av. João Gualberto - 1977
Curitiba – Bairro Cabral 1970-80 FONTE: http://www.skyscrapercity.com
Curitiba
Curitiba FONTE: IBGE, 2004.
(NUC = núcleo urbano central) CURITIBA SÃO PAULO SANTA CATARINA (NUC = núcleo urbano central) Curitiba CURITIBA População: 1.746.896 hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. 2000-2010: 0,96% RMC (29 municípios) População: 3.223.836 hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. Com Curitiba 2000-2010: 1,36% Sem Curitiba 2000-2010: 1,87% NUC
Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA 2000 2.770.000 2010 3.223.836 1985 1.700.000 1975 1.140.000 1965 550.000 1955 360.000 Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA 2020 3.762.000
1943 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Primeiro Plano Diretor – PLANO AGACHE → Estrutura Radial Desenvolvimento radial e perimetral população: 150 mil hab. CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 36
Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia. Ltda. do Rio de Janeiro, o qual passa a organizar e estruturar a cidade através de "[...] diretrizes e normas técnicas para ordenar o crescimento físico, urbano e espacial da cidade, disciplinando o tráfego e organizando as funções urbanas.[...]" (IPEA; USP; IPPUC, 2001, p. 88). Os critérios adotados para formatação do plano diretor da cidade recaíram na delimitação de áreas com funções específicas ("centros funcionais").
LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque Uma história do urbanismo em Curitiba Propostas urbanas e utópicas radiais-perimetrais
LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque Uma história do urbanismo em Curitiba BERLIM MOSCOW PARIS SÃO PAULO PLANO AGACHE
Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba 1966 Plano Diretor (Plano Serete) → concurso público organizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba para dar continuidade ao planejamento urbano da cidade. Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear população: 500 mil hab. N O E S CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 41
2004 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba CRESCIMENTO LINEAR Revisão do Plano Diretor → Estatuto da Cidade - Consolidação e metropolização população: 1,7 milhões de hab. CENTRO Manutenção das diretrizes estabelecidas pelo Plano de 1966 Consolidação de importantes políticas urbanas para a cidade Implementação de ferramentas de planejamento urbano Promoção da participação popular N O L CENTRO S CRESCIMENTO LINEAR Corredores estruturais Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 44
O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Plano Diretor revisado em 2004 USO DO SOLO TRANSPORTE PÚBLICO SISTEMA VIÁRIO DESENVOLVIMENTO SOCIAL ECONÔMICO MEIO AMBIENTE
O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba ZR 4 ZR 4 ZR 3 SETOR ESTRUTURAL ZR 3 ZR 2 ZR 2 ZR 1 ZR 1
Sistema Trinário Vias rápidas Canaletas exclusivas para ônibus
Consolidação dos Eixos
Planejamento Integrado ZONEAMENTO E USO DO SOLO (42 ZONAS) Orientar Disciplinar Promover o desenvolvimento Acompanhar o crescimento 17% Áreas de preservação 58% Áreas predominantemente residenciais 16% Áreas predominantemente para comércios e serviços 06% Áreas predominantemente industriais 03% Áreas de uso misto 49
SISTEMA VIÁRIO 50
RIT RIT = Rede Integrada de Transporte 51
Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Habitação de Interesse Social Ferramentas de Planejamento Urbano SOLO CRIADO – 1991 Habitação de Interesse Social
Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES
Mobilidade e Rede de Transporte Novo corredor de desenvolvimento 18 km DE EXTENSÃO COM CICLOVIAS 23 BAIRROS BENEFICIADOS UTILIZAÇÃO DE BIO-COMBUSTÍVEL PARQUE LINEAR PLANTIO DE 5.200 ÁRVORES NATIVAS
Linha Verde
Requalificação Urbana
LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte São Paulo LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte Parque Barigui Setor Estrutural Oeste CIC Centro
Linha Verde
Mobilidade e Rede de Transporte Rede Integrada de Transporte - RIT Acessibilidade: 500m (Lei Orgânica) Tarifa única e social 81 km canaletas exclusivas 13 municípios 2.284 ônibus 431 linhas 23.340 viagens/dia 2.520.000 passageiros/dia 36 terminais 364 estações tubo
Mobilidade e Rede de Transporte 1974 1979 1982 1999
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Mobilidade e Rede de Transporte Tipos de ônibus Ligeirão Expresso Biarticulado Interbairros Alimentador Convencional Inter-hospitais Linha Especial Linha Circular Linha Turismo 65
Terminais de Integração Ruas da Cidadania - Integração entre serviços e transporte 66
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Ciclovias 120 Km - Interparques 68
Ciclovias Pedala Curitiba Incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte Reabilitação de ciclovias existentes; Melhoria da rede; Área Central Definição das ciclovias e implementação de bicicletários (28 equipamentos) e bicicletas públicas (20 estações). 69
Prioridade para pedestres – Centro - 1972 Preservação histórica e cultural
Equipamentos Públicos Regionais Renda até 3 SM Áreas de Ocupação Irregular RUA DA CIDADANIA Abastecimento Cultura Farol do saber Educação Crianças Clube da Gente Esporte e Lazer Assistência Social Guarda Municipal Saúde Distribution of public services and equipment
Planejamento Urbano de Curitiba Planos Setoriais I – Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado; II – Plano Municipal de Habitação de Interesse Social; III – Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico; IV – Plano Municipal de Desenvolvimento Social; V – Plano Municipal de Defesa Social; VI – Plano Municipal de Controle Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Metodologia Diagnóstico, avaliação e discussão com a comunidade Propostas de audiências públicas e sugestões por internet
Lei de Responsabilidade Fiscal ANUAL Estatuto da Cidade PLANO DIRETOR MUNICIPAL (Leis Estaduais e Federais) 10 Anos Propostas de Campanha Plano de Governo (Eixos Estratégicos) 04 Anos Lei de Responsabilidade Fiscal Plano Plurianual (Programas) LDO (Diretrizes) LOA (Projetos) ANUAL Câmara Municipal Audiências Públicas O Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão incorporar as diretrizes e as prioridades contidas no Plano Diretor de Curitiba, instrumento básico do processo de planejamento municipal.
Planejamento Urbano em Curitiba Planos Regionais Regional CIC: 157.461 habitantes - 5.202 empresas
Hospitalidade Comercial 2014 FIFA Copa do Mundo Estádio Hospitalidade Comercial e Imprensa Afiliados Comerciais Esplanada e Praça de Alimentação
Estádio Joaquim Américo: Projeto
Viaduto Estaiado F.H. dos Santos
Trincheira Guabirotuba
Reforma da Rodoferroviária e acessos
Sistema Integrado de Monitoramento SIM Sistema Integrado de Monitoramento
Terminal Santa Cândida
Rua da Cidadania do Cajuru
Centro de Referência em Assistência Social - CRAS
Clubes da Gente
Sistema Curitiba de Controle Operacional CCO Sistema Curitiba de Controle Operacional (Semaforização)
Binário Chile Guabirotuba (Pavimentação e recuperação de vias)
Rua Des. Antônio de Paula
Avenida Fredolin Wolf
Rua Eduardo Pinto da Rocha
Trincheira Gustavo Rattman
Viva Barigui
ETAPA 1 – PARQUE LINEAR DO BARIGUI - VILA RIGONI
ETAPA II - PARQUE LINEAR DO BARIGUI - BERNARDO MEYER
Planejamento Urbano de Curitiba PRÓXIMA AÇÕES: Revisão do Plano Diretor Plano de Desenvolvimento Sustentável Museu do Urbanismo Escola de Urbanismo
Arq. Luisiana Paganelli Silva OBRIGADA! Arq. Luisiana Paganelli Silva Assessoria de Relações Externas luisiana@ippuc.org.br FONTE IMAGEM: Cesar Lobo (Cidades Ilustradas) 99