Processo de Planejamento Urbano em Curitiba

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Transcrição da apresentação:

Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Luisiana Paganelli Silva (Arquiteta e Urbanista) Assessoria de Relações Externas

Organograma Prefeitura Municipal de Curitiba - PMC

IPPUC Criado em 1º de dezembro de 1965. MISSÃO: Coordenar e monitorar o processo de planejamento urbano da cidade, elaborando programas, planos, projetos, e pesquisa urbana; coletar e gerenciar fundos, acompanhar investimentos em infraestrutura e fazê-los compatíveis com ações municipais de integração com a Região Metropolitana de Curitiba na condução do desenvolvimento sustentável, buscando compartilhar as melhores práticas em planejamento urbano.

Organograma Presidente do IPPUC CONCITIBA Conselho da Cidade de Curitiba Representantes da PMC, sociedade civil, universidades, entidades, associações Presidente do IPPUC Assessorias Jurídica Relações Externas Técnica Imprensa Gabinete da Presidência Secretaria Executiva Supervisão de Informações Supervisão de Planejamento Supervisão de Projetos Supervisão de Implantação Supervisão Administrativo-financeira

Em 29 de março de 1693, é fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba. Pintava cenas urbanas, costumes locais e brasileiros entre 1816 and 1831

Vista de Curitiba - 1853

A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[ A inauguração da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá foi "[...] marcou um ponto de inflexão no desenvolvimento econômico do Paraná. Por muitas décadas se constituiu no principal corredor de exportação da produção paranaense" (MENEZES, 1996, p. 57). Ainda segundo Menezes, em 1853 houve uma primeira tentativa de planejamento urbano de Curitiba, a qual tinha como fim a colocação da cidade como um espaço urbano moderno e apto a ser designada capital do estado; a cidade competia com Paranaguá para ser a sede administrativa do Paraná.

Mapa Curitiba - 1863 Os primeiros traçados da cidade foram feitos nessa época e a primeira transformação urbana "Plano Taulois“ (Pierre Taulois). Marco inicial do planejamento.

Rua XV de Novembro 1870 A partir dessa época, começaram as imigrações na cidade: Italianos, poloneses, ucranianos, alemães, entre outros. Calcula-se que aproximadamente 30 mil imigrantes chegaram a Curitiba entre 1872 e 1900 e cerca de 27 mil entre 1900 e 1920. (MENEZES, 1996, p. 58).

Praça Osório e Rua XV - 1928

Linha Trajano Reis - 1932

Av. República Argentina – anos 40 Reestruturação urbana: fim da década de 1930 indústrias e crescimento populacional

Adensamento urbano de Curitiba

Praça Tiradentes - 1944

Centro de Curitiba – aproximadamente 1950

Praça Osório década de 1960

Centro de Curitiba - 1964

Centro de Curitiba – década de 60

Av. João Gualberto - 1977

Curitiba – Bairro Cabral 1970-80 FONTE: http://www.skyscrapercity.com

Curitiba

Curitiba FONTE: IBGE, 2004.

(NUC = núcleo urbano central) CURITIBA SÃO PAULO SANTA CATARINA (NUC = núcleo urbano central) Curitiba CURITIBA População: 1.746.896 hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. 2000-2010: 0,96% RMC (29 municípios) População: 3.223.836 hab. (Censo 2010) Taxa de crescimento pop. Com Curitiba 2000-2010: 1,36% Sem Curitiba 2000-2010: 1,87% NUC

Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA 2000 2.770.000 2010 3.223.836 1985 1.700.000 1975 1.140.000 1965 550.000 1955 360.000 Evolução do Crescimento Urbano CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA  2020 3.762.000

1943 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Primeiro Plano Diretor – PLANO AGACHE → Estrutura Radial Desenvolvimento radial e perimetral população: 150 mil hab. CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 36

Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia Plano diretor urbano desenvolvido pela empresa Coimbra Bueno & Cia. Ltda. do Rio de Janeiro, o qual passa a organizar e estruturar a cidade através de "[...] diretrizes e normas técnicas para ordenar o crescimento físico, urbano e espacial da cidade, disciplinando o tráfego e organizando as funções urbanas.[...]" (IPEA; USP; IPPUC, 2001, p. 88). Os critérios adotados para formatação do plano diretor da cidade recaíram na delimitação de áreas com funções específicas ("centros funcionais").

LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque Uma história do urbanismo em Curitiba Propostas urbanas e utópicas radiais-perimetrais

LIVRO: Nenhum dia sem uma linha – Irã Dudeque Uma história do urbanismo em Curitiba BERLIM MOSCOW PARIS SÃO PAULO PLANO AGACHE

Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba 1966 Plano Diretor (Plano Serete) → concurso público organizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba para dar continuidade ao planejamento urbano da cidade. Estrutura Linear – Eixos estruturais - Crescimento linear população: 500 mil hab. N O E S CENTRO Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 41

2004 O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba CRESCIMENTO LINEAR Revisão do Plano Diretor → Estatuto da Cidade - Consolidação e metropolização população: 1,7 milhões de hab. CENTRO Manutenção das diretrizes estabelecidas pelo Plano de 1966 Consolidação de importantes políticas urbanas para a cidade Implementação de ferramentas de planejamento urbano Promoção da participação popular N O L CENTRO S CRESCIMENTO LINEAR Corredores estruturais Dizer que Curitiba sempre foi uma cidade planejada não seria exagero, se considerarmos que desde a sua fundação, sempre houve a preocupação em direcionar seu crescimento. Primeiro Plano Urbanístico data de 1783, quando a Câmara dos Vereadores determinou o traçado das ruas, disciplinando a localização de novas construções. Com o tropeirismo e a economia ervateira, começaram a aparecer construções de grande imponência, especialmente na Barão e na Rua XV. 1912 a 1916 – Candido de Abreu – construção do Paço Municipal 1920 – grandes Avenidas Década de 30 – hierarquização dos Planos Urbanísticos que culminou com o Plano Agache. PLANO DIRETOR 1- Zoneamento e Uso do Solo – ordenamento da ocupação –conjunto de regulamentos locais evoluindo de acordo com a realidade. 2- Definição das obras físicas prioritárias e investimentos (mobilidade / qualidade de vida) 3- Formato das redes públicas para instalar infre-estrutura e equipamentos municipais de cunho social 4- Sistemas urbanos – serviços públicos ligados à dinâmica da cidade – feiras / quiosques 44

O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba Plano Diretor revisado em 2004 USO DO SOLO TRANSPORTE PÚBLICO SISTEMA VIÁRIO DESENVOLVIMENTO SOCIAL ECONÔMICO MEIO AMBIENTE

O Processo de Planejamento Urbano em Curitiba ZR 4 ZR 4 ZR 3 SETOR ESTRUTURAL ZR 3 ZR 2 ZR 2 ZR 1 ZR 1

Sistema Trinário Vias rápidas Canaletas exclusivas para ônibus

Consolidação dos Eixos

Planejamento Integrado ZONEAMENTO E USO DO SOLO (42 ZONAS) Orientar Disciplinar Promover o desenvolvimento Acompanhar o crescimento 17% Áreas de preservação 58% Áreas predominantemente residenciais 16% Áreas predominantemente para comércios e serviços 06% Áreas predominantemente industriais 03% Áreas de uso misto 49

SISTEMA VIÁRIO 50

RIT RIT = Rede Integrada de Transporte 51

Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Habitação de Interesse Social Ferramentas de Planejamento Urbano SOLO CRIADO – 1991 Habitação de Interesse Social

Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES Ferramentas de Planejamento Urbano Incentivos construtivos – ÁREAS VERDES

Mobilidade e Rede de Transporte Novo corredor de desenvolvimento 18 km DE EXTENSÃO COM CICLOVIAS 23 BAIRROS BENEFICIADOS UTILIZAÇÃO DE BIO-COMBUSTÍVEL PARQUE LINEAR PLANTIO DE 5.200 ÁRVORES NATIVAS

Linha Verde

Requalificação Urbana

LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte São Paulo  LINHA VERDE Mal. Floriano Setor Estrutural Sul Setor Estrutural Norte Parque Barigui Setor Estrutural Oeste CIC Centro

Linha Verde

Mobilidade e Rede de Transporte Rede Integrada de Transporte - RIT Acessibilidade: 500m (Lei Orgânica) Tarifa única e social 81 km canaletas exclusivas 13 municípios 2.284 ônibus 431 linhas 23.340 viagens/dia 2.520.000 passageiros/dia 36 terminais 364 estações tubo

Mobilidade e Rede de Transporte 1974 1979 1982 1999

64

Mobilidade e Rede de Transporte Tipos de ônibus Ligeirão Expresso Biarticulado Interbairros Alimentador Convencional Inter-hospitais Linha Especial Linha Circular Linha Turismo 65

Terminais de Integração Ruas da Cidadania - Integração entre serviços e transporte 66

67

Ciclovias 120 Km - Interparques 68

Ciclovias Pedala Curitiba Incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte Reabilitação de ciclovias existentes; Melhoria da rede; Área Central Definição das ciclovias e implementação de bicicletários (28 equipamentos) e bicicletas públicas (20 estações). 69

Prioridade para pedestres – Centro - 1972 Preservação histórica e cultural

Equipamentos Públicos Regionais Renda até 3 SM Áreas de Ocupação Irregular RUA DA CIDADANIA Abastecimento Cultura Farol do saber Educação Crianças Clube da Gente Esporte e Lazer Assistência Social Guarda Municipal Saúde Distribution of public services and equipment

Planejamento Urbano de Curitiba Planos Setoriais I – Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado; II – Plano Municipal de Habitação de Interesse Social; III – Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico; IV – Plano Municipal de Desenvolvimento Social; V – Plano Municipal de Defesa Social; VI – Plano Municipal de Controle Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Metodologia Diagnóstico, avaliação e discussão com a comunidade Propostas de audiências públicas e sugestões por internet

Lei de Responsabilidade Fiscal ANUAL Estatuto da Cidade PLANO DIRETOR MUNICIPAL (Leis Estaduais e Federais) 10 Anos Propostas de Campanha Plano de Governo (Eixos Estratégicos) 04 Anos Lei de Responsabilidade Fiscal Plano Plurianual (Programas) LDO (Diretrizes) LOA (Projetos) ANUAL Câmara Municipal Audiências Públicas O Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão incorporar as diretrizes e as prioridades contidas no Plano Diretor de Curitiba, instrumento básico do processo de planejamento municipal.

Planejamento Urbano em Curitiba Planos Regionais Regional CIC: 157.461 habitantes - 5.202 empresas

Hospitalidade Comercial 2014 FIFA Copa do Mundo Estádio Hospitalidade Comercial e Imprensa Afiliados Comerciais Esplanada e Praça de Alimentação

Estádio Joaquim Américo: Projeto

Viaduto Estaiado F.H. dos Santos

Trincheira Guabirotuba

Reforma da Rodoferroviária e acessos

Sistema Integrado de Monitoramento SIM Sistema Integrado de Monitoramento

Terminal Santa Cândida

Rua da Cidadania do Cajuru

Centro de Referência em Assistência Social - CRAS

Clubes da Gente

Sistema Curitiba de Controle Operacional CCO Sistema Curitiba de Controle Operacional (Semaforização)

Binário Chile Guabirotuba (Pavimentação e recuperação de vias)

Rua Des. Antônio de Paula

Avenida Fredolin Wolf

Rua Eduardo Pinto da Rocha

Trincheira Gustavo Rattman

Viva Barigui

ETAPA 1 – PARQUE LINEAR DO BARIGUI - VILA RIGONI

ETAPA II - PARQUE LINEAR DO BARIGUI - BERNARDO MEYER

Planejamento Urbano de Curitiba PRÓXIMA AÇÕES: Revisão do Plano Diretor Plano de Desenvolvimento Sustentável Museu do Urbanismo Escola de Urbanismo

Arq. Luisiana Paganelli Silva OBRIGADA! Arq. Luisiana Paganelli Silva Assessoria de Relações Externas luisiana@ippuc.org.br FONTE IMAGEM: Cesar Lobo (Cidades Ilustradas) 99