FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Administração
Advertisements

Database Systems: Design, Implementation, and Management Eighth Edition Capítulo 4 Projeto Banco de Dados.
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
II CONFERÊNCIA BNB-SEBRAE “Política de Administração e Recuperação de Crédito” Banco do Nordeste Área de Negócios Ambiente de Gerenciamento de Clientes.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Desenvolvimento de novos produtos
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Edital SENAI SESI de Inovação O SENAI – Departamento Nacional (SENAI-DN) e o SESI – Departamento Nacional (SESI- DN) disponibilizarão até R$ 23,6.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Estratégias para o tratamento do risco tributário Contribuintes de Média Capacidade uso de informação + auditoria externa (informação  seleção  fiscalização.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Orçamento Público – Thiago Ribeiro de Oliveira
Esclarecendo o conceito Objetivo, objetivo específico, resultado, ação e meta.
Método dos Elos – adequação de layout de processos
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
O processo de elaboração de um projeto social
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
FAAG virtual Faculdade Anita Garibaldi Disciplina: Gestão de ProjetosEdição:2008/02 Prof. Sergio Dias Ribeiro GESTÃO DE PROJETOS.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
(Aspectos técnicos e econômicos)
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Orçamento Empresarial Contabilidade para Contabilidade para Gestão de Negócios.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Ensino Médio. Problematização para compor parte de uma aula no laboratório de informática Elabore o gráfico da função quadrática considerada.
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções nos rumos definidos pela Organização.

CARACTERÍSTICAS: ANÁLISE ( Ex ante ) - Verificação da viabilidade. ACOMPANHAMENTO OU MONITORAMENTO - Permite correções no decorrer do processo AVALIAÇÃO ( Ex post ) - Compromisso com os resultados FUNÇÃO CONTROLE

NÍVEIS DE CONTROLE NÍVEIS PRAZO FOCO ONGs CONTROLE Estratégico Tático Operacional Longo Médio Curto Organização Setor Operação Plano Programas Projetos / Atividades Global Setorial Específico

FASES DO CONTROLE Retroalimentação Tempo

FASES DO CONTROLE Estabelecimento de padrões de desempenho comparação entre os resultados desejados e Padrões são elementos que servem de base de os resultados efetivamente alcançados. Sua definição se dá a partir da definição de objetivos, estabelecendo o patamar de desempenho condizente com as expectativas.

FASES DO CONTROLE Principais tipos de padrões:  Padrões de Quantidade  Padrões de Qualidade  Padrões de Tempo  Padrões de Custo

EXEMPLO DE ESTABELECIMENTO DE PADRÕES Objetivo: Alfabetizar adultos Indicadores: 100 alunos alfabetizados em um ano Gastar 10% a mais ou a menos do que o previsto no orçamento Padrão quantitativo de custo Padrão:

Objetivo: Construir uma creche em seis meses Indicadores: (o objetivo já contém indicadores) Padrão Construí-la em no mínimo cinco meses e no máximo de um ano Envolver a comunidade no projeto de construir a creche Padrão de tempo Padrão qualitativo EXEMPLO DE ESTABELECIMENTO DE PADRÕES

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS É a segunda etapa do processo de controle, após terem sido definidos os objetivos, os indicadores e os padrões de qualidade. Visa facilitar a comparação entre o desempenho efetivo e o padrão de desempenho desejado. Deve ser: ÚTIL, PRECISA, ATUAL E ECONÔMICA

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Pode ser realizada através de alguns meios:  Observação Direta e Contato Pessoal;  Métodos Automáticos;  Relatórios Orais e Escritos;  Gráficos e Tabelas;  Testes com Amostras.

COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO REAL E O PADRÃO ESTABELECIDO É a terceira fase do processo de Controle. Possibilitará a adoção de medidas corretivas. No cotidiano das organizações podemos encontrar as seguintes situações:  Desempenho real igual ao planejado.  Desempenho real diferente do esperado;  Desempenho esperado ambicioso;  Desempenho esperado tímido.

ADOÇÃO DE AÇÕES CORRETIVAS São sempre necessárias, pois correspondem tanto à correção propriamente dita de erros quanto o reforço do bom desempenho. Devem ter três características:  Precisão  Rapidez  Adaptabilidade

MÉTODOS E TÉCNICAS DE CONTROLE  Controle das atividades ao longo do tempo: Cronograma  Controle Orçamentário.

AÇÕES CORRETIVAS Planejamento Implementação dos Planos AÇÕES CORRETIVAS CONTROLE Não há desvios significativo Desvios significativos