O PROCESSO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Estudo de Mercados.
Planejamento Estratégico de Marketing
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
O Processo de Gestão Estratégica
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Análise do ambiente de marketing
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Planejamento Estratégico Analise de Ambiente Externo
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
MARKETING & EDUCAÇÃO ANDRÉ PUGLIESE PAULA KARINI.
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
MARKETING INTERNACIONAL
O Ambiente de Marketing
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
Ferramentas de PE Por Carlos Reis.
Equipe de Gestão.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
As empresa não atuam sozinhas no mercado
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Estruturas Organizacionais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 3 Marketing.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Análise Ambiental Mercadológica Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
Disciplina: Direção Estratégica
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Capítulo 2 Análise Ambiental Marketing Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO Aula 05 ESTRATÉGICA I O PROCESSO ESTRATÉGICO

PROCESSO ESTRATÉGICO Conceito

Esquema do Processo estratégico Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

INTENÇÃO ESTRATÉGICA Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

INTENÇÃO ESTRATÉGICA Definição: Intenção estratégica é um conjunto de objetivo de longo prazo, que as empresas devem seguir mesmo enquanto as marés dos negócios se alteram. É igualmente importante que este conceito estratégico seja acompanhado de um processo de gerenciamento.

Alguns objetivos (Prahalad e Hamel) INTENÇÃO ESTRATÉGICA Alguns objetivos (Prahalad e Hamel) • Focalizar a atenção da organização na essência da vitória (liderança). • Motivar as pessoas comunicando o valor do objetivo. • Usar esta intenção estratégica para constantemente guiar a alocação de recursos.

- Missão; - Visão; - Valores; Conceitos trabalhados INTENÇÃO ESTRATÉGICA Conceitos trabalhados - Missão; - Visão; - Valores;

INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Missão:

INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Visão: O conceito de visão refere-se à capacidade de vislumbrar oportunidades futuras, a partir da leitura e da interpretação de acontecimentos passados e presentes.

Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. INTENÇÃO ESTRATÉGICA - Valores: Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Definição:

ANÁLISE DE AMBIENTE Análise externa Intenção Objetivos Implementação estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle

“SÃO AS CONDIÇÕES QUE CIRCUNDAM AS ORGANIZAÇÕES E ANÁLISE DE AMBIENTE Definição: “SÃO AS CONDIÇÕES QUE CIRCUNDAM AS ORGANIZAÇÕES E QUE EM ALGUNS CASOS PODEM FUGIR DO ÂMBITO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO”

Ambiente externo ANÁLISE DE AMBIENTE MACROAMBIENTE EMPRESA FORNECEDORES CLIENTES CONCORRENTES AGÊNCIAS REGULADORAS TECNOLÓGICOS SOCIAIS ECONÔMICOS DEMOGRÁFICOS MACROAMBIENTE MICROAMBIENTE CULTURAIS ECOLÓGICOS LEGAIS

IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente interno EMPRESA NOVAS POLÍTICAS GERENCIAIS IMPLANTAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS E PROCESSOS DE OPERAÇÃO NOVOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS NOVOS SERVIÇOS NOVOS PRODUTOS

Análise ambiental – CONCEITO: ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – CONCEITO: “PRÁTICA DE RASTREAR AS MUDANÇAS EXTERNAS QUE PODEM AFETAR O MERCADO, INCLUINDO A DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS.” (CHURCHILL, 2005:26)

Análise ambiental – ÂMBITO: ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – ÂMBITO: Global = Mesmo para as organizações que comercializam seus produtos internamente, uma vez que podem ser assoladas por concorrentes globais.

Análise ambiental – IMPORTÂNCIA: ANÁLISE DE AMBIENTE Análise ambiental – IMPORTÂNCIA: Responder a uma oportunidade ou ameaça que uma organização está enfrentando ou poderá enfrentar; - Revisar as seis dimensões do ambiente de marketing.

Dimensões da análise ambiental: ANÁLISE DE AMBIENTE Dimensões da análise ambiental: 1 - Ambiente econômico; 2 - Ambiente político e legal; 3 - Ambiente social; 4 - Ambiente natural; 5 - Ambiente tecnológico; 6 - Ambiente competitivo

“A ECONOMIA EM GERAL INCLUINDO CICLOS DE NEGÓCIOS, ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente econômico: “A ECONOMIA EM GERAL INCLUINDO CICLOS DE NEGÓCIOS, RENDA DO CONSUMIDOR E PADRÕES DE GASTOS.” (CHURCHILL, 2005, p. 28)

- Renda do consumidor = Renda bruta / Renda disponível. ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Prosperidade; - Inflação; - Recessão; - Recuperação; - Renda do consumidor = Renda bruta / Renda disponível.

Ambiente político legal: ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente político legal: SEGUNDO CHURCHILL (2005:31), TRATA-SE DO AMBIENTE QUE INCLUI AS LEIS, REGULAMENTOS E PRESSÕES POLÍTICAS QUE AFETAM AS DECISÕES DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING.

- Leis que afetam o marketing; - Regulamentação do marketing; ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Leis que afetam o marketing; - Regulamentação do marketing; (Normas criadas pelo governo e que possuem efeito de lei); - Ações judiciais; - Fatores políticos e legais no ambiente global; (Inexistência de leis contra pirataria em alguns países);

“DESCREVE AS PESSOAS NA SOCIEDADE E SEUS VALORES, ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente social: “DESCREVE AS PESSOAS NA SOCIEDADE E SEUS VALORES, CRENÇAS E COMPORTAMENTOS.” (CHURCHILL, 2005, p.37)

- Tendências demográficas: ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Tendências demográficas: (Idade, sexo, estado civil, raça, religião); - Responsabilidade social; (Produção de marketing social); - Questões éticas; (Opiniões, moral, valores).

“ENVOLVE OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA A ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente natural: “ENVOLVE OS RECURSOS NATURAIS DISPONÍVEIS PARA A ORGANIZAÇÃO OU AFETADOS POR ELA.” (CHURCHILL, 2005, p.43)

- Disponibilidade de recursos; ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Disponibilidade de recursos; - Responsabilidade com o ambiente natural;

Ambiente tecnológico: ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente tecnológico: SEGUNDO CHURCHILL (2005, p. 45), ESTÁ RELACIONADO AO NÍVEL DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E À CAPACIDADE DE INVENTAR E GERAR INOVAÇÕES QUE RESULTAM DE PESQUISAS.

- Tecnologia de informações; - Fatores tecnológicos e ambiente global; ANÁLISE DE AMBIENTE Fatores de análise: - Tecnologia de informações; - Fatores tecnológicos e ambiente global;

Ambiente competitivo: ANÁLISE DE AMBIENTE Ambiente competitivo: “AMBIENTE COMPOSTO POR TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE PODERIAM POTENCIALMENTE CRIAR VALOR PARA UM DETERMINADO MERCADO.” (CHURCHILL, 2005, p.52)

- Tipos de concorrência; Concorrência pura; ANÁLISE DE AMBIENTE Fator de análise: - Tipos de concorrência; Concorrência pura; (Muitos concorrentes com baixa participação cada um); Concorrência monopolista; (Muitos concorrentes, mas com alguma diferenciação); Oligopólio; (Poucos concorrentes controlam grande parte do mercado); Monopólio. (Exclusivismo).