As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
A Rejeição nas Organizações
Competência – Comunicação Escrita
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Função Aplicação de pessoas:
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
desenvolvimento de capacidades de liderança e de trabalho de equipa
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Os comportamentos na relação interpessoal
Principais características da Escola de Relações Humanas
A Rede Social.
Comprometimento.
Os tipos de comportamento no meio social
JANELA DE JOHARI É um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas.
MOTIVAÇÃO Janela de Johari
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Traços da Personalidade
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Disciplina : Ordem Unida Carga horária :20 h/a
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
QUEM SOU EU?.
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
CONFLITO INTERPESSOAL
Diretrizes de um programa de prevenção
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Liderança e Relações Interpessoais
Liderança Cristã APRESENTAÇÃO Professor Roney Ricardo / Blog Fundamentos Inabaláveis.
AUTO-ESTIMA.
QUALIDADES DO EMPREENDEDOR a) Motivação para realizar b) Persistência na busca dos objetivos - saber onde quer chegar c) Criatividade - implica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
OS CONFLITOS NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Administração Aplicada à Engenharia Civil
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
LÍDERES ACEITAM AJUDA. Humildade e Gentileza.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Apresentação do Professor
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
BOURDIEU E ELIAS &. O espaço social é, para Bourdieu, multidimensional se apresentando, pois, como um campo de forças em disputa. Isto é, o espaço social.
Abordagem Comportamental da Administração
CICLO APRENDIZAGEM VIVENCIAL
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
GESTÃO DE CONFLITOS. Premissa Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários.
Profª. Especialista Mirian Leite
Como Administrar na Sociedade Moderna
A Liderança transformacional
Gestão de Pessoas.
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Relacionamentos Interpessoais Aula 01 Profª Eleni Perotti.
Relações Humanas Relações Humanas existem desde os primórdios da raça humana. O homem é uma unidade social, então as Relações Humanas se fazem presentes.
Habilidades e características do líder
Administração de RH Administração de RH A administração de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer.
24/6/2016 Relações Humanas: Habilidade Essencial.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Transcrição da apresentação:

As Pessoas e o Grupo Eu - Eu

A vantagem do lider se conhecer. As Pessoas e o Grupo A vantagem do lider se conhecer. Emoções sob autocontrole. Decisões + Racionais.

As Pessoas e o Grupo Eu-Outro

As Pessoas e o Grupo Eu-Grupo

COMPORTAMENTOS COMUNS COMPORTAMENTOS COMUNS As Pessoas e o Grupo CONTROLE COMPORTAMENTOS COMUNS MOTIVOS Iniciativas de negociação. Cobranças. Vontade de exercer influências. Tentativas de liderança . Feedback. Definição de normas sobre horário, etc . Estabelecimento da confiança. Integração. Perda dos medos. Necessidade de ocupar espaços no grupo. I N C L U S Ã O COMPORTAMENTOS COMUNS MOTIVOS Desconfiança Isolamento Mudez Dificuldade em se expressar Busca de conhecidos (panelinhas) Insegurança Gestos fechados indicando afastamento do grupo Medo de se expor Necessidade de ser aceito Medo de errar Medo de crítica Desconhecimento do que vai acontecer

COMPORTAMENTOS COMUNS As Pessoas e o Grupo MATURIDADE COMPORTAMENTOS COMUNS MOTIVOS Aproximação. Formação de pequenos grupos. Demonstração de afeto ou desafeto. Troca de endereços. Solicitação de novos encontros . Estabelecimento de amizades. Necessidade de criar vínculos. Facilidade em expressar afetividade.

As Pessoas e o Grupo A Janela de Johari

Conhecida por nós mesmos e por qualquer um que nos observa Ex.: maneira de falar, nossas atitudes em geral, algumas de nossas habilidades, maior exposição no aqui-e-agora no grupo, etc. I “EU ABERTO” II “EU CEGO” III “ EU SECRETO” IV “EU DESCONHECIDO”

O EU ABERTO: Caracteriza-se pela utilização ampla e equilibrada de busca de feedback e de auto-exposição, permitindo franqueza e empatia pelas necessidades dos outros.

Percebida pelos outros e desconhecida por nós mesmos Ex.: algumas manifestações agressivas, nosso comportamento sobre tensão, nossas relações agressivas em relação à subordinados, nosso desprezo por aqueles que discordam de nós e outras atitudes. I “EU ABERTO” II “EU CEGO” III “EU SECRETO” IV “EU DESCONHECIDO”

EU CEGO: Utilização intensa do processo de auto-exposição e menos solicitação de feedback – correspondendo a reações intrapessoal e tensões variadas, tais como receio de conhecer sua imagem pelos outros, necessidade de não perder poder, autoritarismo.

Conhecida por nós e desconhecida pelos demais Numa situação fechada, ou relativamente autoritária, é provável que haja muito mais desse aspecto do que numa relação aberta. Medo de ser rejeitada, agredida – Não receber aprovação/apoio. I “EU ABERTO” II “EU CEGO” III “EU SECRETO” IV “EU DESCONHECIDO”

EU SECRETO: Tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acha de suas idéias e atos, utilizando preferencialmente o processo de feedback. Solicita informações quanto a idéias, opiniões e sentimentos dos outros.

Coisas sobre o indivíduo que nem ele nem os demais conhecem INCONSCIENTE = Desconhecidos da dinâmica intrapessoal. I “EU ABERTO” II “EU CEGO” III “EU SECRETO” IV “EU DESCONHECIDO”

EU DESCONHECIDO: Demonstra potencial inexplorado, criatividade reprimida e psicodinâmica pessoal preponderante. Relacionamento impessoal, uso de carapuça em torno de si, comportamento rígido e aversão a assumir riscos, é retraída. Sentimento de ansiedade interpessoal, busca da segurança.

As Pessoas e o Grupo

As Pessoas e o Grupo

As Pessoas e o Grupo

As Pessoas e o Grupo