LEITURA: O QUE É? Criatividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: um tema em três gêneros
Advertisements

Leitura: Abordagem Discursiva
Português Brasileiro: Questões atuais
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pensando sério em pesquisa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Redação Publicitária I
LINGUAGEM E PENSAMENTO
UFRGS -  Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura
Linguagem, alfabetização e letramento
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
A PRÁTICA DA LEITURA.
Reading and the Communication Process
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
Produção Textual.
As funções da linguagem
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
Livro: Estratégias de leitura
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
A tradução como retextualização
O processo de comunicação
Escrita e interação Aula 03
Importância da Leitura
NOÇÕES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Estratégias de leitura
CEAP –Ciências Contábeis /1 Disc. Metodologia do Trabalho Científico Profº Luiz Alberto C. Guedes.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Ponto de partida Capítulo 3
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
LEITURA E ESCRITA: aspectos históricos, sociais e culturais
Fiel ao orador: IdadeEntoaçãoAtitudeIdioletoLinguagem “O interprete deverá estar, literalmente, na pele do orador.” “Deverá respeitar a sua opção política,
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
1. CONCEPÇÕES DE TEXTO É a ocorrência lingüística, na modalidade escrita, de qualquer extensão, dotada de significação. Textos têm unidade semântica e.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Mitos sobre o ato de escrever
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
PROVA BRASIL 2015.
Como redigir um bom texto?
Elementos da comunicação
a importância da leitura
A Linguagem E seus termos.
Concepções de língua(gem), leitura, escrita e suas implicações para o ensino na área de ciências exatas e tecnológicas. Prof. Me. Chico Arruda.
LEITURA EM ANÁLISE DOCUMENTÁRIA Profa. Giovana Deliberali Maimone.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
Questões éticas  Autoria X Plágio  Citações diretas e indiretas  Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos Apresentação de trabalhos em público.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

LEITURA: O QUE É? Criatividade   Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado

O que é ler? Para que ler? Como ler?   A concepção de leitura varia de acordo com a concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido do leitor. Segundo Koch (2006:10), diferentes modos de ler o texto revelam diferentes leituras. Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado

Modo 01: Concepção de leitura com foco no autor   Leitura é uma atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor; a interação leitor / texto com os propósitos constituídos, as visões, as intenções e o sentido, está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções (Koch & Elias, 2006:10). Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado

Modo 02: Concepção de leitura com foco no autor-texto-leitor   Leitura é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realizam evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo que envolvem o autor-texto-leitor (Koch e Elias, 2006:11). Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado

Modo 03: Concepção de leitura com foco no texto   Leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. Sintetizando, LEITURA é uma .... Atividade de reprodução (foco no texto e no autor) Atividade de reconhecimento Atividade de interação (foco no texto, no leitor e no autor) Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado

Portanto, LEITURA é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, seu entendimento e sua interpretação do texto do autor. Segundo Koch e Elias (2006:11), a leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor. Criatividade - Habilidade de usar a imaginação para transcender as ideias tradicionais, regras, padrões e relações para criar novas ideias, formas e métodos. - Você não precisa ser um artista. Criatividade não significa ser bom desenhista. Inovação - Aplicar as soluções criativas para resolver algum problema. - É o que gera resultado