GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Herança ligada ao sexo A distrofia muscular de Duchenne é a forma mais comum e severa de distrofia muscular, determinada pelo gene responsável por codificar.
Advertisements

Genética Relacionada ao Sexo
Heredogramas Vera Vargas, 2012.
Doença de Tay-Sachs.
Trissomia X.
Grito de gato O Síndrome Cri-du-chat, ou Grito de Gato é a delecção autossómica mais frequente no Homem. Estima-se que afecte um em 50 mil nascimentos.
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Aneuploidias Professora Ana Luiza Milhazes
Classificação dos Transtornos Mentais
DEFICIÊNCIA MENTAL.
Psicologia da Aprendizagem
Patologia Definição: Uma doença implica um estado do anormal do corpo à estrutura ou função de uma parte ou do todo. Pode ser uma condição temporária que.
Daltonismo Alunas: Gina Dias Moreira, Rebeca Yuri Rodrigues, Wanessa Apolinário Martins.
ESTUDO DE CASO.
SÍNDROME DE TURNER.
Universidade Federal do Amazonas
CONHECENDO UM POUCO SOBRE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Di.Babalu
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Doença Mental Definição Médica
Concepção uma nova vida
Anomalias relacionadas aos cromossomos
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
OLIGOFRENIAS.
Distúrbios de genes únicos
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x.
Professor Fernando Regla Vargas
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Síntese dos artigos de revisão da grade curricular de genética
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Câncer.
Prof. Rafael Rosolen T Zafred
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
ACONSELHAMENTO GENÉTICO
HERANÇA E SEXO Prof. Marcos.
RETARDO MENTAL Profª Esp
Heredogramas.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Citogenética Hereditariedade.
Síndrome de RETT.
Bruna – novembro/2014 PIBID
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
GENÉTICA Autismo e a Mente Técnica por Simon Baron- Cohen,
Transcrição da apresentação:

GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR CITOGENÉTICA HUMANA GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR DULCINÉIA HOLINGER LICÍNIA TOLEDO VINICIUS CANALE

RETARDO MENTAL DEFINIÇÃO: Um indivíduo mentalmente deficiente é incapaz de se adaptar socialmente de forma independente, por motivos de desenvolvimento mental incompleto. Uma maneira de medir as habilidades mentais, foi elaborado por Binet e Simon, classificando as pessoas com retardo mental em três categorias : leve, médio e grave, através do quociente de inteligência (QI). Para chegar ao QI, divide-se a idade mental apresentada pela pessoa, pela idade cronológica. Ex: uma criança que aparenta 9 anos de idade mental, porém tem 12 anos de idade, seu QI é 75.

INCIDÊNCIA DA SUBNORMALIDADE MENTAL A maioria das pessoas com subnormalidade mental são do grupo leve. Apenas 0,25% da população é classificada como gravemente retardada com QI abaixo de 50. Dentre eles, a maioria são meninos. O retardo mental só é conhecido na fase em que as crianças começam a freqüentar as escolas, devido à dificuldade de aprendizagem. Outro agravante é a dificuldade de relacionamento social.

GRUPOS BIOLÓGICOS As pessoas mentalmente subnormais são classificadas em dois grupos: Patológicos e subcultural. PATOLÓGICO: Mistura casos com diversos casos genéticos e não genéticos Há, inclusive, fatores ambientais interferindo, como as doenças cerebrais: meningite e encefalite. A síndrome de Down, condições autossômicas dominantes e recessivas ligadas ao X, também estão nesse grupo.

RETARDO MENTAL SUBCULTURAL: Há menos casos de origem exógena, embora ás vezes existam causas ambientais. São pouco notados os sinais clínicos de anomalias neurológicas.

RETARDO MENTAL LIGADO AO X Um grupo gravemente afetado é constituído em sua maioria pelos homens. São conhecidos 80 tipos de síndromes ligados ao X. Entre elas a mais comum é a Síndrome de Martin-Bell. MARTIN-BELL Muitos pacientes apresentam características físicas como: orelhas grandes, testículos grandes, testa e queixo proeminentes. Em crianças o diagnóstico é mais difícil

SÍNDROME DE RETT Tem incidência estimada em 1 : 15000 a 1 : 20000 É observado exclusivamente em meninas Tem incidência estimada em 1 : 15000 a 1 : 20000 As crianças nascem normais, mas antes dos 2 anos de idade, aparecem sinais de deterioração neurológica Inicia-se um lento processo neurodegenerativo que leva á um retardo mental grave. Suspeita-se de herança dominante ligada ao X com letalidade nos homens. Porém não foi comprovado porque os pacientes afetados não se reproduzem. Os movimentos da mão são afetados e com comportamento autista.

Síndrome de Rett

CONCLUSÃO O retardo mental está ligado à genética, mas existem fatores Ambientais para serem considerados. Pode estar ligado ao cromossomo sexual X, como é o caso da Síndrome de Rett e Síndrome de Martin-Bell Afeta mais homens do que mulheres. Os primeiros sinais aparecem na fase escolar, devido a dificuldade de aprendizagem e de convívio com os colegas de escola.