ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A alimentação saudável
Advertisements

A Alimentação.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
CRIATIVIDADE na ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Alimentação e Saúde.
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL (PARA RECRUTAS).
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Alimentação saudável.
10 dicas para uma vida mais saudável
Comer bem para viver mais e melhor!
Alimentação Alimentação saudável.
Uma estratégia para começar bem o dia!
Escola EB 2,3 Padre Bento Pereira Área de Projecto
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Cuidando do coração.
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
Formação Pessoal e Social
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Regras para uma alimentação saudável na
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
Alimentação Saudável.
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Os Nutrientes.
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
A RODA DOS ALIMENTOS.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Alimentação Alimentação saudável.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
Ciências Naturais – 9.o ano
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Características de boa alimentação:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
SAÚDE E ALIMENTAÇÃO Prof. Me. Jaqueline Della Torre Martins.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
16 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO “Tudo está na Alimentação”!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Transcrição da apresentação:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças. Melhora qualidade de vida. Equilibra o funcionamento do organismo.

= obesidade e doenças crônicas Você é o que você come! Somos feitos por mais de 100 trilhões de células. Cada célula precisa de pelo menos 44 nutrientes conhecidos para funcionar adequadamente. Você é feito dos nutrientes que você come. A sua saúde está na sua escolha Com a deficiência prolongada aparecem as doenças. Células bem nutridas = saúde e peso adequado Células mal nutridas = obesidade e doenças crônicas

O que vou comer?

cuidado com o consumo de sal O melhor é um prato... 25% do Prato Alimentos ricos em proteinas: Leguminosas em geral ( feijão sem carve salgada : fradinho, branco, mulatinho, preto, verde, fava, mangalô, andu, lentilha, ervilha.soja, tofú... e carnes de preferência as brancas ( peixe e frango) 50% do Prato Alimentos ricos em Vitaminas e Minerais: Hortaliças(salada crua) e vegetais cozidos no vapor De preferência temperados com azeite de oliva extra virgem ( 1 col de sopa), cuidado com o consumo de sal Evitar molhos prontos 25% do Prato Alimentos ricos em carboidratos Cereais de preferência integrais (arroz, milho..), Raízes, batatas, abóbora, massas de preferência integrais. saudável e colorido!

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da nossa alimentação diária. Divide-se em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por grupos de alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas e devem estar presentes na alimentação diária. A Roda dos Alimentos é composta por 7 Grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária: Cereais e derivados, e tubérculos (28%) Hortícolas (23%) Fruta (20%) Lacticínios (18%) Carne, pescado e ovos (5%) Leguminosas (4%) Óleos e gorduras (2%)

CONSTITUIÇÃO DE CADA GRUPO DE ALIMENTOS Grupos dos cereais e derivados, tubérculos – 28% Neste grupo incluem-se os cereais (milho, arroz, trigo, centeio, cevada, …) e seus derivados (pão, tostas, flocos de cereais, massa) e tubérculos (batata, batata-doce, tapioca, …). São excelentes fornecedores de hidratos de carbono complexos e são fonte de vitaminas, sais minerais e fibras. Grupo dos produtos hortícolas – 23% Neste grupo incluem-se a couve, os brócolos, a cenoura, a cebola, o alho, a alface, a abóbora, o tomate, etc. São muito ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Grupo da fruta – 20% Inclui a maçã, o melão, a laranja, os kiwis, os morangos, a ameixa, os figos, etc. São alimentos fornecedores de uma grande quantidade de vitaminas, minerais e água; também fornecem açúcares em pouca quantidade.

Grupo dos lacticínios – 18% Inclui o leite e produtos lácteos (iogurte, queijo e requeijão). São ricos em proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e em vitaminas e minerais como o cálcio e o fósforo. Grupo da carne, pescado e ovos – 5% Inclui a carne, o pescado (peixe, moluscos, marisco) e ovos. Fornecem proteínas de alta qualidade. Também são fornecedores de gordura, vitaminas, e minerais como o ferro. Grupo das leguminosas – 4% Inclui feijão (verde, vermelho, frade), grão, favas, ervilhas, lentilhas, etc. São alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos carbono complexos; também são boas fontes de vitaminas, minerais e fibra. Grupo das gorduras e óleos – 2% Inclui o azeite, a manteiga, a margarina, a banha, óleos de girassol, de milho, etc. São fornecedores exclusivos de lipídios; também transportam as vitaminas A, D, E, K.

Vamos conhecer a Pirâmide Alimentar!

Grupos de Alimentos

Passos básicos para uma alimentação saudável Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; Tomar sempre o primeiro almoço; Incluir nas refeições alimentos de todos os setores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas; Não passar mais de três horas e meia sem comer; Evitar alimentos com muito sal; Evitar alimentos açucarados (bolos, refrigerantes, etc.); Consumir diariamente leite ou derivados; Comer frutas frescas, pelo menos 3 x/dia; Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância; Preferir pão escuro (mistura de centeio e trigo) ao pão mais branco (trigo); Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; Evitar consumir bebidas alcoólicas; Comer com calma, mastigando corretamente os alimentos;

Evitar lanches rápidos e calóricos( hambúrguer, biscoito recheado, salgadinhos, frituras) Não pular refeições ( principalmente café da manhã) Evitas carne vermelha e gorda, embutidos (linguiça, salame..) e carnes salgadas. Diminuir consumo de açúcar e adoçante, refrigerantes, balas, sucos artificiais; Evitar caldo e temperos prontos, use condimentos naturais. Comer verduras e legumes diariamente (crus e cozidos no vapor ) Consumir gorduras boas (azeite de oliva, linhaça; ômega3) Hidratar-se adequadamente ( pelo menos 8 copos de água /dia) Fazer atividade física pelo menos 3x / sem por no mínimo 30 min.

Prevenção desde a infância Estudos mostram que o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na infância. As crianças saudáveis devem ser encorajadas: A praticar atividade física prazerosa (esportes, no mínimo trinta minutos/dia – 3 a 4 X /sem) associado a uma alimentação saudável para prevenção e controle das doenças crônicas como: doenças cardiovasculares seus fatores de risco, como a obesidade, dislipidemias, diabetes, hipertensão arterial e outras doenças crônicas.

VAMOS DEIXAR DE LADO O SEDENTARISMO Obesidade; Perda da massa muscular; Dores articulares; Pressão alta; Doenças cardíacas; Encurtamento muscular; Má postura; Cansaço; Baixa resistência orgânica; Dores musculares após esforço; Alto nível de stress.

E BUSCAR

Material de apoio A importância da nutrição O papel dos nutrientes Acesse os links e conheça um pouco mais sobre alimentação saudável e qualidade de vida! A importância da nutrição O papel dos nutrientes Alimentação, grupos de alimentos Jogo da pirâmide dos alimentos Jogo de memória Origem dos alimentos Poder dos alimentos Benefícios da atividade física Movendo-se e sendo exemplo