MARKETING DE RELACIONAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
Advertisements

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Administração de Marketing
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
Aula 5 – Administração de Marketing
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Logística e Gerenciamento da
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
Comunicação Integrada de MKT
Tecnologia em Marketing
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Profª. Selma Maria da Silva
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Marketing Criando Valor para os Clientes
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Mestrado em Economia Empresarial; Pós- Graduado em RH; Graduado em Administração.  Profissional com mais de 20 anos de experiência.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
MARKETING DE RELACIONAMENTO. Introdução Baseado no continuum transacional-relacional, ou seja, na premissa de que o relacionamento com o consumidor pode.
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Prof. MSc. Cláudio Cabral
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Marketing de Relacionamento Aula: 02 Prof. Júlio Freschi.
Iniciando na logística empresarial
Consultoria Empresarial
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
“ 2 ª Etapa”  Abril e Maio Segundo Evert Gumerson e fundamentado por McKenna  O marketing está assumindo uma nova tarefa que é integrar o cliente.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
A MAIOR ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO no VAREJO DO CENTRO-OESTE!
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Logística e Gerenciamento da
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Balanced Scorecard.
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Prof. Ana Martins – UCB 2010 Unidade 03 Aula 02.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Análise do Ambiente Competitivo
Marketing de Relacionamento
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DISTRIBUIÇÃO.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
LILIANE CABRAL MKT DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas, 2004.
LILIANE CABRAL MARKETING DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas,
Introdução à Administração
Disciplina de marketing
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Administração Mercadológica I
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Comportamento do Consumidor CRM Aula 7 Prof. Stênio Tales Afonso.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
Transcrição da apresentação:

MARKETING DE RELACIONAMENTO LILIANE CABRAL

REFERÊNCIAS ANGELO, Claudio Felisoni de; GIANGRANDE, Vera (coords). Marketing de Relacionamento no Varejo. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007. MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas, 2004. McKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro, Campus, 1993. STONE, Merlin & WOODCOCK, Neil. Marketing de Relacionamento. São Paulo, Littera Mundi, 1998.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É atrair, realçar e intensificar o relacionamento com clientes finais, clientes intermediários, fornecedores, parceiros e entidades governamentais e não governamentais, através de uma visão de longo prazo na qual há benefícios mútuos.

KOTLER (2000) : “deixar de se concentrar em transações para se preocupar com a construção de relacionamentos lucrativos ao longo do prazo com os clientes. As empresas concentram-se em seus clientes, produtos e canais mais lucrativos”.

Morgan e Hunt (1994, p. 22) marketing de relacionamento “se refere a todas as atividades de marketing direcionadas a estabelecer, desenvolver e manter trocas relacionais de sucesso”. É encarar a relação da perspectiva dos clientes e entender o que eles buscam em um relacionamento.

Mkt Relacionamento é composto por diversas engrenagens, como foco em estratégias empresariais para a longevidade da relação com clientes, comunicação personalizada bidirecional, múltiplos pontos de contato, novas formas de segmentação de mercado, estrutura organizacional descentralizada e mensuração em tempo real da satisfação dos clientes.

PORQUE MARKETING DE RELACIONAMENTO É IMPORTANTE

Ganhar clientes custa muito mais caro do que os manter • Custo de aquisição de clientes • Alterações na quantidade de clientes • Alterações relacionadas ao que cada cliente está comprando da empresa,

Aumento da retenção e lealdade do cliente – ficam por mais tempo, compram mais e com maior frequência. Os clientes são menos motivados a buscar alternativas, mais resistentes à persuasão dos concorrentes e mais suscetíveis a se engajar em comportamentos de comunicação boca a boca.

Entretanto, este apareceu primeiramente durante os anos 1970. O termo marketing de relacionamento tem se tornado conhecido a partir de Leonard Berry (1983). Entretanto, este apareceu primeiramente durante os anos 1970.

O marketing de relacionamento “nasceu” junto com o comércio. Os artesãos vendiam diretamente o produto ao consumidor final e tinham, assim, oportunidade de conhecer seus clientes de forma individual, mantendo um relacionamento próximo com os mesmos, retendo-os e influenciando-os a fazer compras repetidas, alimentando, assim, a confiança estabelecida.

Na era industrial, a orientação volta-se às transações, dado ao advento da produção e do consumo em massa. Nessa situação, os profissionais da área preocupam-se mais com vendas e promoções e menos com relacionamentos.

Foi “acentuada pela Grande Depressão de 1929, quando a superprodução de bens no sistema aumenta a pressão por encontrar e persuadir consumidores a comprar os produtos”.

A perspectiva de relacionamento entre fornecedor e cliente final enfraqueceu-se, enquanto os intermediários ganhavam poder, devido a sua atuação na distribuição. No setor de serviços, esse laço entre provedor de serviços e cliente final não se afrouxou.

MARKETING TRANSACIONAL X MARKETING DE RELACIONAMENTO PRINCÍPIOS MKT TRANSACIONAL MKT RELACIONAMENTO Foco transação longevidade da relação 2. Valores Satisfação do acionista Confiança, credibilidade e segurança 3. Formas de gerar estratégias Isoladamente nas áreas centrais Lideradas centralmente e compartilhada com a operação

4. Função de marketing dominante Produtos, serviços e propaganda PRINCÍPIOS MKT TRANSACIONAL MKT RELACIONAMENTO 4. Função de marketing dominante Produtos, serviços e propaganda Interatividade, relacionamento e mkt interno 5. Horizonte temporal dos negócios Foco no curto prazo Foco no longo prazo 6. Pessoal interno Percebidos como recursos estratégicos Mapeados, reconhecidos e recompensados através de mkt interno

Transações esporádicas Recompra, indicação PRINCÍPIOS MKT TRANSACIONAL MKT RELACIONAMENTO 7. Origem das receitas Transações esporádicas Recompra, indicação 8. indicadores dominantes Mkt share e top of mind Satisfação, indice de retenção e indicação 9. Pesquisas dominantes realizadas junto ao cliente Satisfação e grau de fixação da marca Satisfação, preferências e nível de interatividade

Personalizada e relevante PRINCÍPIOS MKT TRANSACIONAL MKT RELACIONAMENTO 10. Comunicação Meios de massa Personalizada e relevante