ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C

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Transcrição da apresentação:

ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C00026-4 Gutierrez Soares Ferreira – RA C26651-5 João Pedro Cizik Magalhães – RA C2934H-1 Ricardo Chahine dos Santos Silva – RA C23ACI-0 Zezito Leonardo da Silva Júnior – RA C0906I-6 ISO 9001 1 1 1

História da ISO 9001 ISA (Federação internacional das Associações Nacionais padronizadas e ISO (Organização Internacional da Normalização); Segunda guerra mundial (século XX); BS 5750 e sua fusão a ISO; Versões e revisões: 1987, 1994, 2000, 2005 e 2008. 2 2 2 2

Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos Gerais Requisitos de Documentação Generalidades Manual da Qualidade Controle de Documentos Controle de Registros 3 3 3

Sistema de Gestão da Qualidade 4 4 4 4

Responsabilidade da Direção Comprometimento da Direção Foco no Cliente Política da Qualidade Planejamento Objetivos da Qualidade Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Responsabilidade e Autoridade Representante da Direção Comunicação Interna Análise Crítica pela Direção Generalidades Entradas para a Análise Crítica Saídas da Análise Crítica 5 5 5

Gestão de Recursos Provisão de Recursos Recursos Humanos Generalidades Competência, treinamento e conscientização Infraestrutura Ambiente de Trabalho 6 6 6

Realização do Produto Planejamento da Realização do Produto Processos Relacionados a Clientes Determinação de Requisitos Relacionados ao Produto Análise Crítica dos Requisitos Relacionados ao Produto Comunicação com o Cliente Projeto e Desenvolvimento Planejamento de Projeto e Desenvolvimento Entradas de Projeto e Desenvolvimento Saídas de Projeto e Desenvolvimento Análise Crítica de Projeto e Desenvolvimento Verificação de Projeto e Desenvolvimento Validação de Projeto e Desenvolvimento Controle de Alterações de Projeto e Desenvolvimento 7 7 7

Realização do Produto Aquisição Processo de Aquisição Informações de Aquisição Verificação do Produto Adquirido Produção e Prestação de Serviço Controle de Produção e Prestação de Serviço Validação dos Processos de Produção e Prestação de Serviço Identificação e Rastreabilidade Propriedade do Cliente Preservação do Produto Controle de Equipamento de Monitoramento e Medição 8 8 8

Medição, Análise e Melhoria Generalidades Monitoramento e Medição Satisfação do Cliente Auditoria Interna Monitoramento e Medição de Processos Monitoramento e Medição de Produto Controle de Produto Não Conforme Análise de Dados Melhoria Melhoria Contínua Ação Corretiva Ação Preventiva 9 9 9

ISO 9001 nas Empresas Muitas empresas estão fazendo a certificação ISO 9001 Com a ISO 9001 as empresas adquirem um diferencial competitivo Eleva o nível da organização Pode ser aplicada a qualquer produto ou serviço Pode ser agregada a outros sistemas de gestão Aumento da satisfação do cliente Aumento da acurácia em seu produto Maior lucro Economia em reprocesso 10 10 10

ISO 9001 nas Empresas 11

ISO 9001 nas Empresas

Conclusão Este trabalho teve como finalidade abordar a Norma ISO 9001, com pequeno e breve histórico de onde surgiu e como foi sua evolução, até atualmente com sua versão 2008. Os três primeiros itens, tem a finalidade de conceituar a ISO, como o escopo que especifica os requisitos, referência normativa e termos e definições. Sistema de Gestão da Qualidade é onde documentam e organizam os melhores processos para a empresa vender seu serviço com qualidade. As responsabilidades da direção é fazer que os lideres e executivos tomem partido nas ações de melhoria da qualidade, buscando motivações e divulgações em qualquer nova informação ou procedimento para os funcionários. Gestão de recursos é a gerência dos bens da empresa de forma que se alcance a qualidade no produto ou serviço. Ex: Software. O foco da realização do produto é assegurar que tenha um planejamento de projeto e desenvolvimento do produto do cliente em relação aos processos, validação, análise critica, aquisições, produção e controle de equipamento de monitoramento. Medição, análise e melhoria tem o objetivo de coletar e analisar dados, para verificar se os requisitos foram atendidos e aplicar a melhoria contínua. 13 13 13