HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Área do conhecimento: Biologia
E.M.E.F. PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO: COLCHA DE RETALHOS
PROJETO “GÊNEROS LITERÁRIOS”
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Especialidade de Lazer com Pipas
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Curso de Especialização em Mídias na Educação
1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Colégio Estadual Augusto Meyer
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Planejamento da Rotina Semanal
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
PROJETO.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Histórias em Quadrinhos
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Seminário de Análise e Produção Textual III
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Professor(es) Apresentador(es):
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
A viagem continua... pelas regiões do Brasil
Viajando pelas galáxias
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Caminhando pelo mundo dos Enigmas
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Os sentimentos de cada um
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
Projeto: Confabulando com Fábulas.
Projeto: “As Quatro Estações”
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
TRABALHO COLABORATIVO
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR... EDUCADORA: Sandra Maria Oliveira

APRESENTAÇÃO Essa atividade proposta pelo Mundo Leitor, permitiu a exploração de história em quadrinhos, gênero que possibilita um trabalho bastante enriquecedor, envolvendo recursos de linguagem visual e verbal.

OBJETIVOS Estímulo à leitura de imagem e de texto escrito; Desenvolvimento da linguagem oral; Estímulo ao desenvolvimento da memória, percepção e imaginação; Identificação de inventos da sociedade e apresentação do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont.

DESENVOLVIMENTO Keké trouxe uma história em quadrinhos para o grupo observar e interpretar cada um deles. A professora realizou com a turma a leitura da história em quadrinhos e estimulou a interpretação com as seguintes perguntas: Quem é esse personagem? Qual era o sonho dele? Que animal ele gostaria de imitar?

DESENVOLVIMENTO Após ouvir as respostas dos alunos, ajudá-los a perceber que a história central é sobre a vida de uma criança como eles e perguntá-los qual é o sonho de cada um. Em seguida, apresentar a imagem do 14 Bis e falar quem foi Alberto Santos Dumont, grande inventor brasileiro idealizador do dirigível, do avião e do ultraleve. Após essa conversa cada aluno apresentará seu protótipo de avião confeccionado com antecedência em casa contando sua experiência na confecção da peça. Montar exposição dos aviões no hall, em frente à sala, com os protótipos das outras turmas para que os pais possam visitar. Realizar atividade no livro desenhando e escrevendo o nome do avião “14 Bis”.

AVALIAÇÃO Essa aula foi muito interessante, pois os alunos se identificaram bastante com Santos Dumont. Após a história em quadrinhos e a descoberta do invento “14 Bis”, perceberam que seriam capazes de idealizar um protótipo de avião, construindo-o a partir de materiais reciclados. Apresentaram suas criações com orgulho explicando detalhadamente todo o processo. Socializaram seus aviões com a turma e posteriormente, realizaram uma exposição para os colegas de outras turmas e pais convidados. Foi um sucesso!

IMAGENS

VÍDEO