Desenvolve Minas Melhoria Contínua.

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Transcrição da apresentação:

Desenvolve Minas Melhoria Contínua

Melhoria Contínua Melhoria: mudança para melhor estado ou condição; Continuidade: constante, ininterrupto, sempre no mesmo sentido. Melhoria Contínua: estado permanente de mudança positiva.

Melhoria Contínua Nível do Resultado Tempo P D C A S D C A “Novo Processo” Melhoria Inovação “Processo Existente” P D C A “Processo Existente” Manutenção Tempo

P D C A PDCA Gerenciamento para Melhorar Meta de Melhoria 1 2 3 4 5 6 Identificação do Problema: analisar os dados do problema e estabelecer indicador de resultado. Análise do Fenômeno: desdobramento em problemas menores. Análise do Processo: identificação das causas do problema. Planos de ação: elaboração do plano de ação para se atingir a meta. 1 2 3 4 D 5 Execução: educar e treinar para executar planos de ação. C Verificação: Avaliar os resultados alcançados e a efetividade as ações. 6 A Ação Corretiva ou padronização: tratar os desvios e padronizar ações bem sucedidas. 7

S D C A SDCA Gerenciamento para Manter Meta Padrão Meta Padrão: Qualidade Padrão, Custo Padrão, etc. Procedimento Operacional Padrão (POP): Para atingir as metas padrão. 1 2 D 3 Execução: Cumprir POP. C 4 Sim Verificação: Confirmação da efetividade do POP. Efeito Não A Ação Corretivo: Remoção do sintoma e ação na causa. 5

Planejamento da Qualidade Trilogia de Juran Resultados: “qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros”. Custos: “qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrico”.  Melhoria da Qualidade Planejamento da Qualidade Controle da Qualidade A organização gerencia os processos existentes e avança para a inovação, envolve bastante a figura do PDCA e SDCA.

Trilogia de Juran Melhoria da Qualidade Reconheça as necessidades de melhoria. Transforme as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os colaboradores. Crie um conselho de qualidade, selecione projetos de melhoria e as equipes de projeto e de facilitadores. Promova a formação em qualidade. Avalie a progressão dos projetos. Premie as equipes vencedoras. Comunique os resultados. Reveja os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias. Inclua os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.

Trilogia de Juran Planejamento da Qualidade Identifique os consumidores. Determine as suas necessidades. Crie características de produto que satisfaçam essas necessidades. Crie os processos capazes de satisfazer essas características. Transfira a liderança desses processos para o nível operacional.

Trilogia de Juran Controle da Qualidade Avalie o nível de desempenho atual. Compare-o com os objetivos fixados. Tome medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.

Soluções de Aperfeiçoamento da Gestão Programa 5S. Círculo de Controle da Qualidade (CCQ). Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ). Auditorias Internas. Elaboração e controle de ações. Projetos Internos. Análise crítica de processos. Gerenciamento da Rotina. Como já foi apresentado os programas da qualidade não será apresentado novamente, no entanto, em caso desse treinamento ser dado a outras empresas que ainda não foram treinadas, vale a pena inserir.

Soluções de Aperfeiçoamento da Gestão A gestão amadurece quando utiliza melhor a inteligência e conhecimento tácito das pessoas, principalmente o conhecimento tácito da base operacional. Uma gestão responsável não opera apenas no presente, mas planeja o seu futuro com método. A base operacional é a que mais conhece dos problemas que surgem. Os resultados do passado não garantem o futuro. As operações devem focar o cliente, investir na redução de custos e desenvolver plenamente o potencial das pessoas. É preciso medir e eliminar todo tipo de desperdício (recursos gasto a um serviço que não tenha valor para o cliente), inconsistência (falta de uniformidade, excesso de variação) e insuficiência (falta de método para dimensionar os recursos para atingir as metas.

Desenvolvimento 2014 Sugestões de Leitura

Sugestões de Leitura Verdadeiro Poder – Vicente Falconi Gerenciamento da Rotina do Trabalho de Dia-a-Dia – Vicente Falconi Melhores Desempenhos das Empresas – Geary A. Rummler, Alan P. Brache. Gerenciamento pelas Diretrizes – Vicente Falconi Controle da Qualidade Total – Vicente Falconi

Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

Diretoria de Desenvolvimento desenvolvimento@fejemg.org.br