Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.

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Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL

Administração Estratégica II Administração Estratégica II “As estratégias no nível de negócio são ações empenhadas pela empresa para tomar ou ganhar vantagem competitiva num único mercado ou setor.” (BARNEY, 2007, pg. 102) 01) – O que são estratégias no nível de negócio? Apresente os tipos de estratégias praticadas no nível de negócios: Tipos de estratégia. - LIDERANÇA EM CUSTO; - DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTOS.

Administração Estratégica II Administração Estratégica II “Estratégia de negócio através da qual as empresas focam suas ações em ganhar vantagem por meio da redução de seus custos para níveis inferiores aos dos concorrentes.” (BARNEY, 2007, pg. 102) 02) – Apresente o conceito referente a estratégia de liderança em custo:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II 1)- Diferença de tamanho e economia de escala; 2) - Diferença de experiência e economias de curva de aprendizado; 3) - Acesso diferencial a baixos custos de insumos; 4) - Vantagens tecnológicas; 5) - Escolhas políticas; 03) – Apresente os fatores determinantes para a geração de vantagens de custo nas empresas:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Quando o aumento no tamanho da empresa está associado a custos menores de produção devido a: - Utilização de máquinas especializadas; - Construção de fábricas maiores; - Especialização dos funcionários; Economia de escala = Volume de produção x custo médio por unidade fabricada 04) – Quando a diferença de tamanho da empresa e a economia de escala geram vantagens de custos nas empresas? Defina economia de escala.

Administração Estratégica II Administração Estratégica II No momento em que quanto maior for a experiência (padronização, implantação de métodos e processos), menor serão os desperdícios de recursos, e de maneira proporcional, os custos de produção. Ex: Recursos economizados = Tempo, insumos, etc. 05) – Quando a diferença de experiência e a economia de curva de aprendizado geram vantagens de custos nas empresas?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II - A partir do momento em que as empresas assumem processos de integração vertical para trás, passando assim a controlar suas fontes de recursos. 06) – Quando o acesso diferencial a baixos custos de insumos geram vantagens de custos nas empresas?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Quando o desenvolvimento independente de sistemas e máquinas permitem a diminuição dos custos de produção. 07) – Quando as vantagens tecnológicas geram vantagens de custos nas empresas?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Quando as empresas optam pela diminuição de custo e passam a adotar políticas de redução baseadas na uniformização e padronização de produtos que possam ser vendidos a preços relativamente baixos. 08) – Quando as escolhas políticas geram vantagens de custos nas empresas?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II “Estratégia de negócio por meio da qual as empresas buscam ganhar vantagem competitiva aumentando o valor percebido de seus produtos ou serviços em relação ao valor percebido dos produtos ou serviços de outras empresas.” (BARNEY, 2007, pg. 131) 09) – Apresente o conceito referente a estratégia diferenciação de produtos:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II 1)– Diferenciação com foco nos atributos do produto ou serviço da empresa; 2) – Diferenciação com foco nas relações entre empresas e seus consumidores; 3) – Diferenciação com foco nas associações internas entre empresas. - As bases para a diferenciação estão organizadas em três grupos 10) – Apresente as bases necessárias para a diferenciação de produtos:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Trabalhando as características, complexidades e timing de lançamento de um produto, bem como a localização dos pontos onde os mesmos serão oferecidos. - Características do produto; Maneira óbvia de gerar valor, a partir de transformações realizadas junto aos produtos ou serviços prestados por uma empresa. Ex: KA (Ford), KIA SOUL (Kia), etc. - Complexidade do produto; Caso especial de diferenciação de produto no qual o valor se dá pela capacidade do produto de se apresentar como mais valioso do que outros; Ex: Caneta BIC (poucos acessórios) x Caneta MONT BLANC, etc. 11) – Como as empresas trabalham a diferenciação tendo como foco os atributos de um produto ou serviço?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Timing do lançamento do produto; O valor pode ser garantido pelo fato do produto ser pioneiro, ou aproveitar no momento certo o desenvolvimento de mercado gerado pelo concorrente que já possa estar na etapa de maturação do ciclo de vida do produto; - Localização. O ponto em que se localiza um negócio pode favorecer a percepção de valor, bem como agregar em um único local vários segmentos de produtos; Ex: Conveniência; Carrefour e seus setores (Eletro, Magazine, etc.).

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Trabalhando a customização do produto, seu marketing de consumo e a reputação do produto e da empresa. - Customização do produto; Os produtos também podem ser diferenciados quando são customizados. Ex: Havaianas, etc. - Marketing de consumo; Criação e foco em um segmento de público específico para o produto. Ex: Mountain Dew (Antes – Refrigerante frutado “Tão suave quanto o orvalho das montanhas” (Depois – Refrigerante radical). - Reputação. Relação mais importante entre a empresa e seus consumidores, capaz de gerar níveis mais elevados de confiança e credibilidade. 12) – Como as empresas trabalham a diferenciação tendo como foco as relações entre a empresa e seus consumidores?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Trabalhando a associação entre funções, com outras empresas, o mix de produto, canais de distribuição, atendimento e suporte a clientes e consumidores. - Associação entre funções; Competência arquitetural Ex: Laboratório farmacêutico: Profissionais da área de genética, biologia, química, farmacologia Montadoras de automóveis: Engenharia, Design, Marketing, Projeto, etc. - Associação com outras empresas; Conceito também conhecido como aliança estratégica; Ex: Associar a marca da empresa a empresas do segmento esportivo: Fórmula 1 / Futebol, etc. 13) – Como as empresas trabalham a diferenciação tendo como foco as associações internas entre empresas?

Administração Estratégica II Administração Estratégica II - Mix de produto; O oferecimento de um número relativo de variações de uma determinada linha de produtos, desenvolve junto ao consumidor, a sensação de que a empresa é uma organização de ponta e experiente em seu segmento de atuação; - Canais de distribuição; A variação na escolha dos canais de distribuição pode aumentar a sensação de conveniência e facilidade de compra de um produto junto ao consumidor; - Atendimento e suporte. O pós-venda tem se transformado em um diferencial relevante nesta “era de consumidores diplomados”.

Administração Estratégica II Administração Estratégica II “Teoria de uma empresa sobre como ganhar vantagem competitiva operando em vários negócios simultaneamente.” 14) – O que são estratégias corporativas? Apresente os tipos de estratégias corporativas praticadas Tipos de estratégia. - INTEGRAÇÃO VERTICAL; - DIVERSIFICAÇÃO CORPORATIVA; - ALIANÇAS ESTRATÉGICAS; - FUSÕES E AQUISIÇÕES.

Administração Estratégica II Administração Estratégica II “A integração vertical é definida como o número de estágios na cadeia de valor de um setor que a empresa levou para seu âmbito interno.” (BARNEY, 2007, pg. 183) 15) – Apresente o conceito referente a estratégia integração vertical:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II - INTEGRAÇÃO VERTICAL PARA FRENTE: “A integração vertical para frente é aquela que aproxima a empresa dos consumidores finais.” (BARNEY, 2007, pg. 183) - INTEGRAÇÃO VERTICAL PARA TRÁS: “A integração vertical para trás é aquela que aproxima a empresa das fontes de matéria prima”. 16) – Apresente os tipos existentes de estratégias de integração vertical:

Administração Estratégica II Administração Estratégica II 17) – Como uma organização cria valor e vantagem competitiva a partir da estratégia de integração vertical? A partir de altos níveis de raridade e imitabilidade que as organizações conseguem desenvolver para seus produtos e serviços.

Administração Estratégica II Administração Estratégica II Desenvolvendo em sua cadeia de fornecimento de insumos (matéria prima), ou desenvolvimento tecnológico, condições raras de vantagem, difíceis de serem desenvolvidas pelos seus concorrentes e custosas de serem imitadas. 18) – Como uma empresa, utilizando-se da estratégia de integração vertical, consegue gerar raridade e imitabilidade enquanto ações que garantam uma vantagem competitiva para seus negócios?