Mapa da Escola Seqüência didática:
Conversei com as crianças sobre o curso que faço com outras professoras na prefeitura. E que eles queriam saber como é a nossa escola. Quantas salas? Onde fica a biblioteca, sala de informática...
Como fazer, para que elas conheçam a nossa escola Como fazer, para que elas conheçam a nossa escola ? Sugestão das crianças: * Fotografia, * Vídeo
Conversei com eles, que foram boas ideias, porém existe outra forma de mostrarmos à elas era fazendo a planta da escola. Levei algumas revistas casa e construção e podemos ver direitinho onde ficava cada cômodo.
Direitos de aprendizagem: Geografia: - Introduzir as noções de lugar e de localização. - Apreender algumas noções de orientação e proporcionalidade. - Reconhecer e representar as dependências da escola. - Conhecer a organização espacial da escola. - Identificar pessoas que trabalham na escola. - Aprofundar noções de lateralidade. - Introduzir a leitura de mapas e gráficos. _Construir e interpretar planta e legenda.
Matemática - Perceber e conhecer o esquema corporal, lateralidade, localização espacial (à direita, à esquerda, em cima, embaixo, no meio). - Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. -Ampliar seu conhecimento prévio sobre a utilização social dos números e diferenciá-los de outros símbolos.
Língua portuguesa - Práticas de letramento (uso social da leitura e da escrita de forma coletiva).
Quem consegue dar um passo do tamanho de 1 metro.
O tamanho da escola cabe nestas cartolinas O tamanho da escola cabe nestas cartolinas? - Não temos que desenhá-la menor! Mostrei a eles o cm, cada passo ( metro) iriamos transformar em cm no papel.
Íamos medir a escola e desenhar transformando metro ( passo do Alberto) em 1cm
Começamos medir a frente da escola.
Faziamos a contagem dos passos e a professora ia desenhando no cartaz, como olhar atento de todos os alunos.
Planta pronta agora era a vez de fazermos a legenda.
Com a ajuda da prof, numeramos tudo e fomos escrevendo a legenda no quadro
A Registro foi feito por meio de uma fotografia A Registro foi feito por meio de uma fotografia. E todos ganharam uma cópia.
Fomos verificar se a planta estava correta, fomos nos localizando no mapa.
Conclusão: Interligar os conteúdos, com objetivos definidos, de acordo com os direitos de aprendizagem contribuindo assim, com o aprendizado dos alunos e sanando as dúvidas das crianças sugerida durante o trabalho.