Mapa da Escola Seqüência didática:.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Pedagogia da pesquisa-ação
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
2º encontro – Professores Maio de 2012
Liliani Lecco Dettogni
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROFESSORA: RAI
Ajude – me!!.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O ENSINO DE GEOGRAFIA ENCONTRO DE PROFESSORES ESCOLA PÓLO – REGISTRO 08/02/2008.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
Escola Estadual Silva Dourado
O que é ensinar história?
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Sugestão de Atividade:
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Organizando o trabalho pedagógico
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Ponto de partida Capítulo 3
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
Conceitos e Procedimentos
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Equipe responsável pela produção
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Registro do jogo de TRILHA
CANTINHO DE MATEMÁTICA
PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Reflexões sobre Produção Textual
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Equipe responsável pela produção
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Escola Participante do Projeto UCA. Objetivos do Projeto UCA Melhoria da qualidade de ensino através da capacitação da equipe.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

Mapa da Escola Seqüência didática:

Conversei com as crianças sobre o curso que faço com outras professoras na prefeitura. E que eles queriam saber como é a nossa escola. Quantas salas? Onde fica a biblioteca, sala de informática...

Como fazer, para que elas conheçam a nossa escola Como fazer, para que elas conheçam a nossa escola ? Sugestão das crianças: * Fotografia, * Vídeo

Conversei com eles, que foram boas ideias, porém existe outra forma de mostrarmos à elas era fazendo a planta da escola. Levei algumas revistas casa e construção e podemos ver direitinho onde ficava cada cômodo.

Direitos de aprendizagem: Geografia: - Introduzir as noções de lugar e de localização. - Apreender algumas noções de orientação e proporcionalidade. - Reconhecer e representar as dependências da escola. - Conhecer a organização espacial da escola. - Identificar pessoas que trabalham na escola. - Aprofundar noções de lateralidade. - Introduzir a leitura de mapas e gráficos. _Construir e interpretar planta e legenda.

Matemática - Perceber e conhecer o esquema corporal, lateralidade, localização espacial (à direita, à esquerda, em cima, embaixo, no meio). - Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço. -Ampliar seu conhecimento prévio sobre a utilização social dos números e diferenciá-los de outros símbolos.

Língua portuguesa - Práticas de letramento (uso social da leitura e da escrita de forma coletiva).

Quem consegue dar um passo do tamanho de 1 metro.

O tamanho da escola cabe nestas cartolinas O tamanho da escola cabe nestas cartolinas? - Não temos que desenhá-la menor! Mostrei a eles o cm, cada passo ( metro) iriamos transformar em cm no papel.

Íamos medir a escola e desenhar transformando metro ( passo do Alberto) em 1cm

Começamos medir a frente da escola.

Faziamos a contagem dos passos e a professora ia desenhando no cartaz, como olhar atento de todos os alunos.

Planta pronta agora era a vez de fazermos a legenda.

Com a ajuda da prof, numeramos tudo e fomos escrevendo a legenda no quadro

A Registro foi feito por meio de uma fotografia A Registro foi feito por meio de uma fotografia. E todos ganharam uma cópia.

Fomos verificar se a planta estava correta, fomos nos localizando no mapa.

Conclusão: Interligar os conteúdos, com objetivos definidos, de acordo com os direitos de aprendizagem contribuindo assim, com o aprendizado dos alunos e sanando as dúvidas das crianças sugerida durante o trabalho.