Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Advertisements

EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ronaldo Correia dos Santos
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
O Programa PIBID na UFRN
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
O PIBID e a Pesquisa em Educação II SEMINÁRIO INTRAPIBID–2011.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADAS EM 2012
Subprojeto de Matemática – Natal
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA.
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) SUBPROJETO PIBID DANÇA Amanda de Souza Nogueira (Bolsista PIBID - ID) Rosane dos Santos Dantas (Bolsista PIBID – Supervisora) Willamy Gomes Bezerra (Bolsista PIBID –ID) Orientadora: Profª. Drª. Karenine de Oliveira Porpino (Bolsista PIBID – Coordenadora) PROJETO DANÇA EM TRÂNSITO: CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

OBJETIVOS Objetivo do trabalho: Apresentar como o projeto Dança em Trânsito vem sendo desenvolvido. Objetivos do Projeto Dança em Trânsito: Formar público para a dança no contexto escolar Realizar o trânsito entre as produções em dança da escola parceira, pelos estudantes, dos grupos da UFRN e de artistas da região

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVANIRA DE VASCONCELOS PAISINHO Av. Castor Vieira Regis, 424, Cohabinal, Parnamirim, RN CEP: Funcionamento da escola. Acompanhamento das turmas de 4º e 5º ano Contexto em que está situada. Como conseguimos realizar o projeto.

METODOLOGIA Dança em trânsito e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Trabalhamos em sala de aula o Fazer, Contextualizar, e o Apreciar. Dança em trânsito: O apreciar. 29/09 - Apresentação da Gaya Dança Contemporânea (UFRN) 21/08 - Grupo de Xaxado de Parnamirim

RESULTADOS Desenvolvimento de um olhar crítico dos alunos com relação à dança. Os alunos reconhecem a importância de se tornarem apreciadores assíduos e estabelecem relações importantes entre a dança apreciada e aquela vivida em sala de aula, O projeto possibilitou um ambiente reflexivo que ampliou o contato com referências estéticas diversificadas e o interesse por novas produções em dança pela escola, Também contribuiu com a formação do professor de dança para a organização de um ensino que considere a realidade em que atua. Ampliou o conhecimento de mundo.

ARQUIVOS