Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palestras Treinamentos In Company Workshops Seminários
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Processo empreendedor
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Empreendedorismo por José Dornelas.
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
Empreendedorismo AULA 3
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Profa. Elisete santos da Silva Zagheni, Dra.
Avaliando oportunidades de negócios
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Etapas do Planejamento Estratégico
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Empreendedorismo nas Empresas
Como transformar ideias em oportunidades...
Estratégias do agronegócio
Universidade Federal Fluminense
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Empreendedorismo _____________________________________________
A importância do Planejamento Estratégico
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Administração de Empresas Pessoais
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Técnicas de Empreendedorismo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Transformando idéias em negócios
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Plano de negócio.
Plano de Negócios.
Balanced Scorecard.
Micros e Pequenas Empresas
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp
Perspectiva estratégica da qualidade
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Prof. Dr. José Dornelas UEMG – Campus Frutal Curso de Administração
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
TÉCNICAS DE EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (roteiro da entrevista com empreendedor) Prof. Dr. José Dornelas.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Universidade de São Paulo Empreendedorismo e Plano de Negócios
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Oportunidades) Prof. Dr. José Dornelas

PROCESSO EMPREENDEDOR

O processo empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

COMO IDENTFICAR UMA OPORTUNIDADE ANTES QUE ELA SE TORNE ÓBVIA

Processo empreendedor (modelo de Timmons) Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

Processo empreendedor (modelo de Timmons) Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

CONSTRUINDO CATEDRAIS Certa vez, um visitante que observava uma grande construção perguntou para um operário: o que você está fazendo? “Estou assentando tijolos, respondeu-lhe o operário” Continuando sua caminhada pela obra, perguntou a um segundo operário que fazia a mesma tarefa que o primeiro: “o que você está fazendo: estou construindo paredes, respondeu-lhe o segundo operário”. Andando mais um pouco, repetiu a mesma pergunta a um terceiro operário que fazia a mesma tarefa e ele respondeu: “estou construindo uma Catedral”. (Autor desconhecido) Visão sem ação é um passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo. (Joel Becker)

Idéia  de Oportunidade Estudo de Mercado  de Oportunidade IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Idéia  de Oportunidade Estudo de Mercado  de Oportunidade “Descobrir oportunidade de negócio é o cerne da atividade empreendedora” (Filion, 1999).

A oportunidade Busca, formatação, criação A janela: tempo Requisitos de implementação Análise e avaliação Retorno econômico Recompensa X Risco Perspectiva de retorno Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais. Eles apenas tiveram uma idéia, mas não identificaram uma necessidade de mercado!

Sempre haverá um momento em que a porta se abrirá e deixará o futuro entrar! (Graham Greene)

Oportunidade Reconhecendo uma oportunidade A importância de se reconhecer uma oportunidade A oportunidade não precisa nascer de uma inovação radical, às vezes é simplesmente uma maneira mais simples, mais barata de fazer as coisas, um processo de trabalho aprimorado, um produto com mais qualidade ou adaptado a um segmento específico de mercado. Gente importante em negócios muitas vezes não enxerga ou não quer ver uma oportunidade. Eles estão muito envolvidos com o dia-a-dia da empresa, e por isso não conseguem enxergar possibilidades de mudança, ou melhorias, ou uma nova forma de trabalhar e fazer as coisas. Oportunidade para atender uma necessidade. Para detectar essas oportunidades, é importante estar atento ao ambiente externo, verificando o que poderia melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir custos, agilizar processos. Olhar para o ambiente externo com espírito crítico e capacidade de análise é a melhor maneira de estimular a criatividade para gerar oportunidades de negócios. 3 3

Oportunidade Fonte: Salim (2006) Oportunidade inovadora – as pessoas não haviam pensado que precisavam O empreendedor e sua capacidade de capturar as oportunidades No entanto, uma oportunidade não é um bom negócio por si só. Você sabia que no Japão foi desenvolvida uma lata de refrigerante que tem um espiral interno com gás, e quando a lata é aberta o líquido se gela automaticamente? Você deve achar que o produto é campeão de vendas. Não, isso não acontece porque o custo do produto ainda é muito alto. Uma oportunidade de negócio não é por si só um bom negócio. Precisamos descobrir se essa oportunidade tem mercado, se ela pode ser vendida a um preço atrativo, se temos como promovê-la distribuí-la, produzir com qualidade e escala suficientes, e se o negócio será lucrativo dado determinado potencial de vendas. Fonte: Salim (2006) 3 3

Fatores situacionais Oportunidades alternativas de carreira Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores de sucesso) Educação Redes sociais de relacionamento (network) Necessidades financeiras pessoais Economia local, regional e nacional

Fatores pessoais Auto-controle e auto-confiança Motivação para fazer acontecer Auto-controle e auto-confiança Tolerância à ambiguidade Aceitar riscos Atenção às oportunidades Determinação Paixão

Fontes de idéias para novos negócios Experiência prévia no ramo 43% Aperfeiçoamento de negócio atual 15% Identif. de oport. de negócios /nec. mercado 11% Busca sistemática 7% Brainstorming ou hobby 5% Fonte: Inc. magazine

Fontes de idéias de start-ups de tecnologia Experiência prévia no ramo 90% Fonte: Inc. magazine

Sorte? Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

Idéias x Oportunidades de Negócios Exercício de Reflexão Idéia  Oportunidade de negócio

Processo empreendedor (modelo de Timmons) Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

Equipe UM LIDER EMPREENDEDOR Aprende e ensina melhor e mais rapidamente Lida com adversidade e é resiliente Demonstra integridade, confiabilidade e honestidade Implementa cultura e organização empreendedoras Tem as qualidades identificadas na estrela do sucesso de Zach

Equipe QUALIDADE DA EQUIPE Experiência e carreira relevantes Motivação para a excelência Empenho, determinação e persistência Tolerância ao risco, à ambigüidade e à incerteza Criatividade Adaptabilidade Obsessão pela oportunidade Liderança Comunicação

Processo empreendedor (modelo de Timmons) Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade Plano de negócio Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

Recursos Gerenciar o crescimento da equipe Business Plan e estratégia corporativa $$ Infra-estrutura Recursos profissionais externos Minimizar e controlar Vs. Maximizar e lucrar

Evento de “disparo” vs. Decisão sistemática Insatisfação com o trabalho Desemprego/perda do trabalho Crise na carreira Oportunidade bate à porta! Escolha deliberada da carreira a seguir

Encontrando oportunidades de alto potencial Ganhe experiência relevante no ramo Construa seus contatos profissionais (network) Saiba onde detectar oportunidades Leia tudo e de tudo, Converse com todos Boas oportunidades são difíceis de encontrar, seja paciente!

Refletindo... A jornada empreendedora passa por uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (oportunidades) Prof. Dr. José Dornelas

O processo empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais situação dos competidores Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos Determinar e Captar os recursos necessários recursos pessoais recursos de amigos e parentes angels capitalistas de risco bancos governo incubadoras Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle profissionalizar a gestão entrar em novos mercados

Avaliando oportunidades 3M’s Tamanho e estrutura do mercado Demanda de mercado Análise de margem

Avaliando oportunidades Demanda de Mercado Qual é a audiência alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? (clico de vida) Os clientes estão acessíveis? (canais) Como os clientes vêem o relacionamento com a empresa? O potencial de crescimento é alto (>10, 15, 20% anual)? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

Avaliando oportunidades TAMANHO E ESTRUTURA DO MERCADO O mercado está crescendo, é emergente? É fragmentado? Existem barreiras proprietárias de entrada? Ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Quantos competidores/empresas chaves estão no mercado? Eles controlam a propriedade intelectual? Em que estágio do ciclo de vida está o produto? (risco depende também do ciclo de vida e maturidade do produto) Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share?

Avaliando oportunidades TAMANHO E ESTRUTURA DO MERCADO E o setor, como está estruturado? poder dos fornecedores poder dos compradores poder dos competidores e os substitutos Como a indústria está segmentada, quais são as tendências, que eventos influenciam os cenários etc.?

Avaliando oportunidades ANÁLISE DE MARGEM Determine as forças do negócio Identifique as possibilidades de lucros (margem bruta > 20, 30, 40%?!) Analise os custos (necessidades de capital), breakeven, retornos... Mapeie a cadeia de valor do negócio Para isso você deverá saber como seu produto/serviço chega até o cliente final Isto ajudará você a entender a sua cadeia de valor e de seus competidores cortar custos remodelar os processos internos atingir maiores margens

Check-list de oportunidades Questões críticas Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exeqüível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

O mandamento da análise de oportunidades de negócio PENSE “Resolva um problema” Fonte: E.Parizeau 2002, Babson College

Selecionando as melhores oportunidades E depois... Não se esqueça de selecionar as melhores oportunidades, usando critérios baseados nos 3M’s, nas vantagens competitivas da empresa, na criação de valor, e nos fatores corporativos

Dez armadilhas FALTA CLAREZA DE QUAL É O NEGÓCIO BENEFICIOS QUE O CONSUMIDOR VAI TER NÃO ESTÃO CLAROS FALTA FOCO AO NEGOCIO ANALISE DE MERCADO NÃO CONFIÁVEL OU SUPERFICIAL FALTA DE MÉTRICA PARA MEDIR O GRAU DE SUCESSO DO NEGOCIO MODELO DE NEGÓCIOS OBSCURO POUCO CONHECIMENTO A RESPEITO DOS COMPETIDORES POUCO CONHECIMENTO DE SUAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS INDEFINIÇÃO DO QUE SERÁ FEITO COM O RECURSO A SER INVESTIDO AUSÊNCIA DE CONTROLES INTERNOS