VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Etapas de uma sequência didática
Cristiane Jonas Francisconi
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Tecnologias / Produção de texto
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
VIII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - dezembro/2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
“Um país se faz de homens e livros”
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
2º ENCONTRO UCA - UNICAMP DA REGIÃO NORTE: ACRE – PARÁ – RONDÔNIA AÇÕES DO ACRE Porto Velho, Nov/2010.
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE
Escola Santiago Dantas 7º Vídeoconferência Formadora: Sandra Lima.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

VII SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: UCA-UNICAMP / REGIÃO NORTE (AC, PA, RO) Acre - novembro/2012

Equipe UCA Acre UFAC: Salete Chalub, Simone Chalub e Lindinalva Messias; SEE/NTE: Naderge Nascimento, Gleice Moreira, Ana Cristina Farias, Eliete Lima, Lucilene Feitoza, Maria do Carmo Lira, Rosilene Onofre, Sandra Lima e Rarismar Bezerra.

Disciplina: Ciências Turmas envolvidas: 6º e 7º ano Professora: Regineide Gouveia Escola: Santo Izidoro Senador Guiomard-AC PROJETO ÁGUA: FONTE DE VIDA

Água para vida; Abundância e escassez dos recursos hídricos; Desperdício do recurso. Temas Abordados

 Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;  Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade;  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção;  Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;  Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar;  Apropriar-se de conhecimentos da ciência para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. Capacidades Interdisciplinares

Desenho animado mostrando os caminhos da água até chegar na casa das pessoas, estações de tratamento de água e esgoto Caru (desenho animado) conta história sobre a viagem da água entre o céu e a terra (ciclo da água) Exibição e reflexão de vídeos, com a temática, para os alunos

Percurso que a água faz da empresa de abastecimento de água até chegar a torneira de casa para o consumo humano. Empresa responsável Tb pela coleta e tratamento de esgoto. Explicação do estado físico da água. Vídeo produzido pela professora Maria Emília.

Neste gênero textual os alunos realizaram as atividades com enfoques de desenvolver as capacidades abaixo: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição. Tratamento da Informação

Análise do solo...Procurando seres vivos!!!! Aula de campo Hora da limpeza do terreno Análise dos húmusOs anelídeos na mão!!!

Galerias de minhocas Realizando comparações Hora de mostrar o que consegui!!!!!

Comparações Raízes Os tipos de caule Descendo a ladeira para encontrar o manancial....

Explorando as relações ecológicas: mutualismo, parasitismo e iniquilismo Preparados para medir Apresentação da música “Terra Planeta Água Produzindo relatório da aula de campo

Leitura das produções em duplas... Revisão e correção das produções Mais dramatizações Análise de fatura de água e rótulo de garrafa Pet

Nesse gênero textual, os alunos realizaram as atividades com enfoques nos descritores de língua portuguesa, contemplando os seguintes conteúdos: Interpretação textualEstratégias de leitura Produção textualRevisões das produções Correções das produções Reescrita

Análises de Charges

Utilização do laptop Pesquisa sobre o tema; Produção de texto; Elaboração de roteiro da aula de campo.

Percurso reflexivo da intervenção pela formadora: -A professora é novata na escola: -Apropriação tecnológica (laptop UCA); -Orientações: -Participar das oficinas de formação; -Pedir ajuda da equipe da escola para superação de dificuldades no uso do Metasys; -Dialogar com a formadora e com os alunos da sua turma; -Sugestões para refinamento do projeto: -Adoção dos gêneros textuais digitais (blog); -Uso otimizado do motor de busca do Google (critérios de seleção de conteúdos, imagens).

Efeitos da intervenção - A professora se mostrou entusiasmada com os recursos das TICs e aceitou as sugestões da formadora; -Repercussão do trabalho da professora além da comunidade escolar - publicação em jornal local-; - O movimento desse projeto ajudou outros professores e a gestão a enxergar novas possibilidades com o laptop; - Os alunos mais envolvidos nas aulas – trabalho colaborativo; - Aulas de campo (novidade para os alunos); -Os resultados mostram que é possível ampliar as possibilidades para aprender com as TICs: vídeos, laptop (pesquisa, produção de textos, etc); - Pesquisa apresentada no Simpósio da UFAC;

Pintar um caminho novo Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM Obrigada! UCA – ACRE UNICAMP – UFAC – SEE/NTE – UNDIME/NTEM