G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Advertisements

TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Qualidade Total.
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Administração Estratégica
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
Administração Financeira III
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Fundamentos de Administração
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Métodos Quantitativos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
Gerenciamento de Processos - PNQ
5. Abordagem como um sistema de gestão
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e estratégia
Práticas de gestão da inovação na empresa
Capacidade produtiva unidades da rede de operações
Planejamento Organizacional Integrado
Estruturas Organizacionais
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Função Planejamento GUI I
Técnico Contabilidade
Delegação, Centralização e Descentralização
MANUTENÇÃO.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
Perspectiva estratégica da qualidade
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
4.4 Implementação e Operação
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Orçamento.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

G ESTÃO DA Q UALIDADE T OTAL Do projeto ao produto

R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Qualidade total não é uma expressão ou conceito novo; Decorrência a “adequação ao uso”. Qualidade é total se suas atividades envolverem TODOS os requisitos que produtos e serviços devem ter para realizar o que deseja o cliente: _ Necessidades; _ Preferências _ Conveniências _ Gostos

R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Indicativos do êxito da gestão da qualidade: Grau de fidelidade do consumidor Possibilidade de transformar clientes em consumidores CLIENTE: Aquele que decide pela compra do produto ou serviço. CONSUMIDOR: Aquele que usufrui do produto ou do serviço comprado. Ex.: ração de cachorro; Lanche; Compra no atacado!

R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Acompanhar tendências do mercado – alterações nas características do processo de qualidade; Ação evolutiva, porém constante e permanente; Melhoria continuada – maior proximidade com o cliente; Se se deseja adequar um produto ou serviço inteiramente ao uso TODOS os setores, áreas, pessoas ou, enfim, elementos que tiverem alguma participação, direta ou indireta, em sua produção serão igualmente responsáveis pela qualidade.

R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL Como juntar envolvimento total e atendimento total? Otimização do processo : esforços para minimizar custos, reduzir defeitos, eliminar perdas ou falhas – RACIONALIZAR A ATIVIDADE PRODUTIVA Generalização da noção de perda : Mecanismo complexo. “toda a ação que não agregar valor ao produto acabado é uma perda”...ou seja É toda ação que não contribui ao ajusto do produto a demanda (consumidor)

R EFERENCIAL DE Q UALIDADE T OTAL EX.: Produtos que poluem o meio ambiente (agrotóxico em excesso) são perda à medida que afetam negativamente pessoas que poderiam ser nossos consumidores no futuro. Produtos que afetam terceiros também são perdas: brinquedos que, parecem aos pais, inadequados.

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Processo destinado a investir, continuamente, em mecanismos de melhoria, ou seja, de AUMENTO de adequação de produtos e serviços ao fim que se destinam. Qual a diferença entre gestão da qualidade e gestão da qualidade total????

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A qualidade nem sempre foi total (era da inspeção) então...Gestão da qualidade total é para lembrar que existe um novo modelo de gestão, baseado em um novo conceito de qualidade (abrangência total da qualidade); Gestão da qualidade total = TQM (Juran) TQM: extensão do planejamento dos negócios da empresa que inclui o planejamento da qualidade.

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Atividades usuais da TQM: 1. Estabelecer objetivos abrangentes; 2. Determinar ações para alcançá-los; 3. Atribuir responsabilidades pelo cumprimento das ações; 4. Fornecer recursos necessários; 5. Viabilizar treinamento para cada ação prevista; 6. Estabelecer meios para avaliar o desempenho; 7. Processo de análise periódico dos objetivos; 8. Sistema de reconhecimento que análise o confronto entre objetivos fixados e o desempenho das pessoas em face a ele.

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Planejamento dos objetivos da organização envolve os altos escalões das organizações....planejar a estratégia envolve a interação desses departamento no processo de qualidade

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Desvantagens naturais da TQM: 1. Gera aumento de trabalho da administração superior; 2. Determina a possibilidade de gerar conflitos nos vários níveis organizacionais; 3. Não garante resultados imediatos; 4. Utiliza uma abordagem que, se otimiza a ação de setores da empresa, não otimiza o funcionamento da empresa em sua totalidade;

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Mecanismos para minimizar essas desvantagens: 1. Os processos de trabalho em grupo criam novas divisões das atividades relativas à Gestão da Qualidade que pulverizam a caga de trabalho sem sobrecarregar ninguém; 2. Processos de gestão baseados em políticas gerais da qualidade unificam objetivos e diminuem conflitos; 3. Divisão dos objetivos em médio, longo e curto prazo.

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Comitê da qualidade total; Administração da qualidade total; Brasil não aceita a formulação do comitê - formado por pessoas com pouco poder de decisão.

G ESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NO PROCESSO PRODUTIVO A qualidade deve ser gerada a partir exatamente das operações do processo produtivo; Etapa 1: Eliminação de perdas Atividades características: Eliminação de defeitos, refugos e retrabalhos; Programas de redução de erro de mão-de- obra; Minimizar custos; Eliminação de esforços inuteis;

E TAPA 1: E LIMINAÇÃO DE PERDAS ( CONT...) Natureza das ações: Corretivas; Ações direcionadas para elementos específicos do processo; Alvo: limitado, bem definido; Resultados imediatos; Prioridade: minimizar desvios de produção Observações : não se acrescenta nada ao processo; Eliminam-se desperdícios;

E TAPA 2: E LIMINAÇÃO DAS CAUSAS DE PERDAS Atividades características: Estudo das caudas das ocorrências de defeito; Controle estatístico de defeito; Desenvolvimento de projetos causa/efeito; Estruturação de sistemas de informação para monitorar a produção e avaliar reflexos; Natureza da ação: Preventiva Ênfase: eliminar causas das falhas Meta: corrigir mau uso dos recursos Ações: direcionadas a etapas do processo; Resultado: médio prazo

E TAPA 2: E LIMINAÇÃO DAS CAUSAS DE PERDAS ( CONT...) Prioridade: Evitar situações que possam conduzir a desvios da produção, eliminando-se elementos que a prejudiquem e gerando-se condições mais adequadas para seu funcionamento normal. Observações: Considera-se a perda toda e qualquer ação que não agrega valor ao produto; Esta etapa requer atividades de difícil implementação e de avaliação mais complexa, mas aqui pode-se visualizar se estão ocorrendo melhorias em termos de qualidade.

E TAPA 3: O TIMIZAÇÃO DO PROCESSO Característica das atividades : Eliminação da ideia de qualidade = não defeitos; Aumento da produtividade e capacidade operacional; Melhor alocação do RH na empresa; Otimização dos recursos da empresa; Adequação entre: produto, processo e projeto; Sistemas de informação para a qualidade;

E TAPA 3: O TIMIZAÇÃO DO PROCESSO Natureza das ações: Busca benefícios permanentes; Resultados a longo prazo; Ações abrangentes (todos o processo) Atuação em resultados individuais de áreas, grupos, pessoas, como na INTERFACE entre eles – resultado global do processo. Prioridade: definir potencialidades da produção ( o melhor hoje – melhorar ainda mais) Observações: esta é a única etapa que agrega efetivamente valor ao produto

Q UESTÕES Questões que a experiência prática formulou