Direito Civil III – Contratos Formação dos Contratos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contrato eletrônico internacional
Advertisements

DIREITO CIVIL – CONTRATOS Prof. Ms Carlos Annechino
Direito Civil III – Contratos Relatividade dos Contratos
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
Aula 3 Direito dos contratos Formação e classificação dos contratos
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
Cláusulas contratuais abusivas nas relações de consumo
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
DIREITO CIVIL II.
Teoria Geral dos Contratos Mercantis Direito Empresarial II
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
30/03/2017.
30/03/2017.
30/03/2017.
31/03/2017.
Prof. Andrei Brettas Grunwald
Direito Civil III – Contratos
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
CONTRATOS DE CONSUMO Direito do Consumidor.
01/04/2017.
Unidade 3- Contratos Mercantis
02/04/2017.
Direito Civil III – Contratos Princípios
02/04/2017.
02/04/2017.
CONTRATO COM PESSOA A DECLARAR
Novo Contrato Lojista Afiliação e Credenciamento ao cartão Tricard
Direito Civil III – Contratos
Contratos e Código de Defesa do Consumidor
Unidade 4- Contratos Mercantis
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
1.
O NOVO CPC E SUAS REPERCUSSÕES PARA O DIREITO CIVIL.
Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino
Retirada ou desconsideração da proposta na CISG
Formação contratual.
Seminário – Grupo III Teoria Geral dos Contratos III
Lei de Parcerias - Lei nº /14
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
Princípios da autonomia
ESCOLA PAULISTA DE DIREITO – EPD PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONTRATUAL
Nova Teoria Contratual
CONTRATOS MERCANTIS.
Princípios Gerais do Direito Contratual
Formação dos contratos
CONVENÇÃO DE Arbitragem
EMPRESARIAL I Aula 9- Capital Social.
Proteção contratual no CDC
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
cláusula compromissória e o compromisso Arbitral
DIREITO CIVIL II CONTRATOS.
Direito Civil III – Contratos
Proteção contratual. Controle na execução do contrato Deveres anexos Controle do conteúdo: abusividade Revisão judicial.
Gestão de Contratos Aula 1
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
FORMAÇÃO DO VÍNCULO CONTRATUAL
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS Prof. M.Sc. Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
FAN - Faculdade Nobre Fontes das Obrigações Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
DIREITO CIVIL Prof. Wiverson de Oliveira. Contratos Código Civil: Lei de Artigos Contratos Código Civil: Lei de
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
Formação do Contrato Internacional. Introdução: O contrato é um acordo entre duas ou mais partes com fim de : adquirir, resguardar, modificar ou extinguir.
Contrato Preliminar Conceito e institutos similares  é um acordo de vontades que visa a produção de efeitos jurídicos futuros, onde uma ou mais partes.
CONTRATOS PROF. HENRIQUE SCHUH.
Transcrição da apresentação:

Direito Civil III – Contratos Formação dos Contratos Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1

I – Formação do Contrato - Negociações Preliminares - Proposta ou Oblação - Contrato Preliminar - Contrato Definitivo

1 – Fase da Negociação Preliminar É a fase que antecede a formalização da proposta, não havendo previsão no Código Civil de 2002. Na primeira análise não existe responsabilização das partes, porém, ela poderá existir se analisada a luz da violação da boa-fé objetiva.

No ensinamento de Flávio Tartuce (Direito Civil Vol No ensinamento de Flávio Tartuce (Direito Civil Vol. 3, Método, p 151) boa-fé objetiva é aquela que está relacionada com a conduta dos contratantes e com deveres anexos (responsabilidade pré-contratual) Deveres anexos: de cuidado, de colaboração ou cooperação, de informar, de respeito a confiança, de lealdade ou probidade, de agir conforme a razoabilidade, equidade e boa razão.

2 – Fase da Proposta ou Oblação (art. 427 a 435 Código Civil) É a manifestação de uma das partes em contratar, solicitando a outra sua concordância. Nos comentários de Silvio Venosa (código civil interpretado), na proposta existe uma declaração de vontade pela qual uma pessoa propõe a outra os termos para a conclusão de um contrato.

Denominações - Policitação: oferta ou proposta Partes: - Proponente, policitante ou solicitante: pessoa que efetua a oferta; - Oblato, policitado ou solicitado: pessoa que recebe e poderá aceitar a oferta;

Formas básicas para sua formação Contrato entre presentes: quando presente a facilidade de comunicação; aceitação ocorre diretamente entre os contratantes; Contrato entre ausentes: quando inexiste a facilidade de comunicação; a aceitação ocorre quando as partes se manifestam indiretamente (correspondência).

Teoria da Cognição Teoria na qual o contrato é considerado formado quando o proponente toma conhecimento da aceitação. Esta teoria é conhecida também como da Informação.

Teoria da Agnição Teoria na qual o contrato é aperfeiçoado pela declaração do oblato. - Declaração: oblato declara sua aceitação, momento da exteriorização da vontade; - Recepção: proponente recebe a aceitação do oblato; - Expedição: oblato expede sua aceitação ao policitante.

3 – Fase do Contrato Preliminar O contrato preliminar é de igual conteúdo ao definitivo, com exceção de sua forma (art. 462 CC) não sendo obrigatória a sua existência. No pré-contrato está presente a responsabilidade civil dos contratantes.

Celebração do Contrato – Compromisso* - Compromisso unilateral: firma-se instrumento, onde apenas uma assume o compromisso de celebrar o contrato definitivo (art. 466 CC). - Compromisso bilateral: firma-se instrumento, onde ambas as partes assumem o compromisso de celebrar o contrato definitivo. *TARTUCE, Flávio. Direito Civil vol 3. São Paulo, Método, 2010,p 156/157.

Responsabilidade Civil - Recusa de Contratar: injustificadamente. Responsabilidade aquiliana. Princípios do artigo 186 e 187 do CC. Ver artigo 35 do CDC. - Rompimento das negociações preliminares: frustração da contratação.

4 – Fase do Contrato Definitivo Em estando os contratantes de acordo com todas as condições estabelecidas, firma-se o contrato definitivo. O contrato definitivo gera a responsabilidade civil plena (art. 389 a 391 do CC)

II – Formação do Contrato - Local O artigo 435 do Código Civil estabelece que o contrato é considerado celebrado no local em que foi proposto. Em virtude do princípio da autonomia das partes contratantes, podem elas escolher o foro competente e a lei aplicável ao instrumento.

III – Contrato Eletrônico Nos contratos eletrônicos aplicam-se as regras previstas no Código Civil e Código de Defesa do Consumidor. Neste contrato, admite-se a sua formação como previsto anteriormente (presentes e ausentes), sendo aplicado a teoria da recepção para o último.