Renato Vairo Belhot – USP -SC

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Transcrição da apresentação:

Renato Vairo Belhot – USP -SC O QUE PRECISAMOS (NO MOMENTO ATUAL) Renato Vairo Belhot – USP -SC

Todo professor é um pesquisador em duas áreas distintas: 1. A PRIMÁRIA: a de sua especialidade. 2. A SECUNDÁRIA: ligada às questões do processo de ensino e aprendizagem. Essas áreas acabam tendo inter-relações e interfaces. Professor Secundária (pedagógica) Primária (técnica)

As questões em pauta são: Qual delas é a dominante? O estudante por sua vez recebe a influência dessas duas fontes de conhecimento: As questões em pauta são: Qual delas é a dominante? O que o professor tem feito pela secundária? Primária (técnica) ESTUDANTE Secundária (pedagógica)

JUNTO VEM A DIFICULDADE DE MUDAR INCORPORAR O “NOVO” EM UM “MODELO CRISTALIZADO” ÊNFASE NA APRENDIZAGEM PROFESSOR/ALUNO VISÃO SISTÊMICA MODELO MENTAL JUNTO VEM A DIFICULDADE DE MUDAR

MODELO MENTAL MODELOS MENTAIS REAÇÕES EXPERIÊNCIA SITUAÇÕES PASSADA VISÃO QUE TEMOS DAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS  HABITUAL  CÔMODO MODELOS MENTAIS GOVERNAM NOSSO MODO DE AGIR: VALORES •IDÉIAS EXPERIÊNCIAS EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIA PASSADA REAÇÕES SITUAÇÕES FUTURAS INTERPRETAÇÕES EVENTO MODELO AÇÕES

Estilos de Aprendizagem   Estilos de Aprendizagem INFLUÊNCIAS SOCIAIS EXPERIÊNCIA MODELO MENTAL APRENDIZADO FORMAL INTERPRETAÇÃO SUBJETIVA AÇÕES PROCESSO FÍSICO

Assim, será capaz de me fazer aprender quem souber: O que eu quero? Como prefiro? O que preciso? O que já sei? E me surpreender com estratégias de aprendizagem novas, participativas, motivadoras, respeitando valores individuais e contribuindo para o conhecimento coletivo.

Estilos de Aprendizagem O que são estilos de aprendizagem? Por que estudar estilos de aprendizagem? Como identificar os estilos de aprendizagem?

“NOSSAS PREFERÊNCIAS POR APRENDER”. O que são estilos de aprendizagem? CONSTRUTOS QUE NÃO PODEM SER OBSERVADOS DIRETAMENTE, MAS SÃO ÚTEIS PARA EXPLICAR COMPORTAMENTOS (Ex. Inteligência). Significa conhecer as maneiras pelas quais Percebemos e Processamos as Informações É UM PROCESSO ÚNICO E INDIVIDUAL “NOSSAS PREFERÊNCIAS POR APRENDER”.

Por que estudar estilos de aprendizagem? CONHECER OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DOS INDIVÚDUOS: Para fins individuais ou coletivos (auto-conhecimento). Dos Professores. Dos Estudantes. REVERTER ESSE CONHECIMENTO PARA GERAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL (presencial e/ou EaD). PROPOR NOVAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE ENSINO.

Como identificar os estilos de aprendizagem? Dentre os vários modelos disponíveis, três são utilizados por motivos diferentes: Felder & Soloman Keirsey Kolb

Dimensões analisadas (todas bipolares): DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN Dimensões analisadas (todas bipolares): ATIVO • REFLEXIVO VISUAL • VERBAL SENSORIAL • INTUITIVO SEQUENCIAL • GLOBAL

DIMENSÕES DO MODELO DE FELDER & SOLOMAN SÃO ORIENTADAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TEM COMO OBJETIVOS: Indicar como é feita a PERCEPÇÃO da informação Sensorial / Intuitivo. Identificar o modo de RETENÇÃO da informação Visual / Verbal. Revelar o modo de PROCESSAMENTO da informação Ativo / Reflexivo. Mostrar a forma de ORGANIZAÇÃO da informação Sequencial / Global.

ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA

Estilos de Aprendizagem Vantagens do conhecimento de Estilos de Aprendizagem: Não se privilegiar um certo estilo de aprendizagem; inconscientemente aplicamos UM SÓ, o nosso. Professor tem a disposição técnicas que atendem aos diferentes estilos; É possível combinar Estilos de Aprendizagem com diferentes Estratégias de Ensino. Exemplo: 4MAT um ciclo de de Ensino - Aprendizagem baseado no modelo de Kolb.

Resultados Esperados Para os alunos Identificar as dimensões que caracterizam sua preferência por aprender. Fornecer informações sobre os pontos fortes e fracos, habilidades e interesses de cada Estilo de Aprendizagem. Potencializar o desempenho dos alunos, a partir do autoconhecimento dos seus Estilos de Aprendizagem. Para os Professores Propiciar um entendimento das preferências por aprender dos estudantes. Identificar suas Preferências por Ensinar. Fornecer material informacional sobre as características de cada preferência. Para a Direção Avaliar as correlações entre: sucesso dos alunos no vestibular e estilos de aprendizagem. Estilos de aprendizagem dos alunos e material didático utilizado. Identificar possibilidades de melhoria do desempenho no vestibular.