NP EN ISO/IEC Amostragem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
INSPEÇÃO EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
Gerenciamento do escopo
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
Instrutor: Objetivos:.
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
CALIBRAÇÃO.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
UMC – Universidade Mogi das Cruzes Campus Vila Lobos Disciplina: Tópicos Avançados em Qualidade Prof. Dr. Ricardo Di Bartolomeo
COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO IEC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos NBR ISO/IEC 17025:
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Ministério da Saúde SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC CONTROLE DOS TRABALHOS.
Acreditação de Laboratórios NP EN ISO 17025
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Estruturada de Sistemas
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Desmistificando o ABNT/ISO Estudo de Caso do INCQS
4º Estudo de Caso (Dquim – Inmetro) Isabel Cristina Serta Fraga
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Tipos de Programas para Ensaio de Proficiência:  Programas de comparação de medição: O artefato.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Apresentação de Resultados NBR ISO/IEC 17025: SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO.
ISO 17025: Garantir a qualidade dos resultados de ensaios e de calibrações 5.10 Apresentação dos resultados.
Ana Gramaça nº ; Cátia Costa nº ; Lúcia Bernardo nº
Ana Martins e Bruno Santos
MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistema da Qualidade NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Acomodações e Condições Ambientais NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Homologação Suplementar de Tipo São José dos Campos 23 Setembro 2003.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Escolha do método/procedimento:  A metodologia poderá ser escolhida pelos laboratórios participantes;
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

NP EN ISO/IEC 17025 5.7 Amostragem Recolha da amostra de forma representativa (ver Nota 1 de §5.7.1 da NP EN ISO/IEC 17025 – tratamento estatístico da amostra recolhida). Abrangência: Atividades de conceção do plano de amostragem; Recolha de amostras ou itens (incluindo preservação e conservação, se aplicável); Transporte até ao(s) laboratório(s) que efetua(m) a(s) determinação(ões).

NP EN ISO/IEC 17025 5.7 Amostragem Apenas serão auditados os requisitos associados a esta atividade se ela estiver especificamente incluída no âmbito da acreditação (ver §1.2 da NP EN ISO/IEC 17025). Os interessados DEVEM consultar o documento DRC005 – Procedimento para Acreditação de Laboratórios (seção 5.3 – Acreditação para Amostragem) que estabelece os requisitos aplicáveis.

NP EN ISO/IEC 17025 5.7 Amostragem Considera-se razoável utilizar métodos estatísticos quando não for feita amostragem a 100% ou quando exista influência da homogeneidade do produto sobre os resultados. Nos restantes casos DEVE justificar quando não usa métodos estatísticos. É apropriado registar os métodos estatísticos sempre que sejam usados.

NP EN ISO/IEC 17025 5.8 Manuseamento dos Itens a ensaiar ou calibrar Itens - Produtos, amostras, materiais a ensaiar ou equipamentos a calibrar, consoante aplicável. Sistema de identificação de itens - Pode ser feito através de etiquetas, marcação, código do equipamento, referência do cliente.

NP EN ISO/IEC 17025 5.8 Manuseamento dos Itens a ensaiar ou calibrar Considera-se implícita a existência de um sistema para registo de entrada dos itens a serem ensaiados/calibrados. Considera-se apropriado fazer subdivisão de amostras, por exemplo, quando a amostra tem de seguir para diferentes locais de ensaio/calibração simultaneamente (química e microbiologia). Nota: Caso o laboratório faça amostragem, a recolha pode já ser feita separada.

NP EN ISO/IEC 17025 5.8 Manuseamento dos Itens a ensaiar ou calibrar O ensaio/calibração de itens que indiciem ter sido rececionados em condições “anormais” apenas deverá ser efetuado após aceitação do cliente (ver também G5.10.2.f) deste guia).

NP EN ISO/IEC 17025 Amostragem CVRVV – Não aplicável METROVAC - Não aplicável Não se ignora este requisito, porém é indicada sua não aplicabilidade.

NP EN ISO/IEC 17025 Manuseamento dos Itens a ensaiar ou calibrar CVRVV O Laboratório entende como itens a ensaiar as amostras dos produtos (vinho, vinho espumante, aguardente bagaceira, aguardente vínica e vinagre de vinho) que analisa.

NP EN ISO/IEC 17025 CVRVV A atividade “CONTROLAR PEDIDOS” do sub-processo “PRESTAR SERVIÇOS DE CERTIFICAÇÃO” do processo “GERIR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS” complementada pela IT_QUAL_08/YY, assegura a existência de critérios: - Receção; - Identificação; - Anonimato; Garante a preservação da integridade - Manuseamento; e confidencialidade das amostras - Conservação; - Arquivo das amostras. .

NP EN ISO/IEC 17025 METROVAC Transporte do equipamento até às instalações - É da responsabilidade do cliente (fornecida, se necessário, indicação quanto ao correto acondicionamento e transporte do referido equipamento). Receção do equipamento – É inspecionado e é preenchida a Guia de Entrada. O seu estado geral é registado na guia.

NP EN ISO/IEC 17025 METROVAC Realização do serviço – É preenchida uma Guia de Saída. Esta guia fará referência respetivamente à guia de entrada e ao certificado. Transporte do equipamento para as instalações do cliente - É da responsabilidade do cliente.

NP EN ISO/IEC 17025 Manuseamento dos itens a ensaiar CVRVV - Começa por definir o que se entende por itens a ensaiar, remetendo depois todo o processo para as suas políticas e instruções de trabalho internas, mencionando no final condições de aceitação das amostras. METROVAC - Faz uma apresentação de informação mais descritiva, referindo as condições e responsabilidade do transporte dos equipamentos até às suas instalações e daí até às instalações do cliente, a inspeção dos equipamentos à chegada com registo em “guia de entrada”, o registo em “guia de saída” após realização do serviço e os procedimentos em caso de amostras ensaiadas.